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Sistema de Gerenciamento Administrativo Financeiro

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Apresentação em tema: "Sistema de Gerenciamento Administrativo Financeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Gerenciamento Administrativo Financeiro
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Capítulo 6 Sistema de Gerenciamento Administrativo Financeiro Hilário Ângelo Pelizzer

2 Sistema de Gerenciamento Administrativo-Financeiro
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Sistema de Gerenciamento Administrativo-Financeiro Agência de turismo quanto à forma jurídica : . Empresários individuais: - Nome do titular . Empresas coletivas: - Sociedade limitada (Ltda) - Sociedade anônima (S/A  ou Cias.)

3 Sistema de Gerenciamento Administrativo-Financeiro
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Sistema de Gerenciamento Administrativo-Financeiro Tributação da Agência de Turismo : .Tributação com base no lucro real - LR .Tributação com base no lucro presumido - LP .Tributação com base no lucro arbitrado - LA .Tributação com base no Simples

4 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Lucro Real Lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações estabelecidas em nossa legislação. Mais complexo de todos, entretanto, dependendo de uma série de fatores pode ser a melhor opção para a sua empresa.

5 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Lucro Real Calculo: aplicar a alíquota de 15% sobre a base de cálculo (o lucro líquido). Haverá um adicional de 10% para a parcela do lucro que exceder o valor de R$ ,00 multiplicado pelo número de meses do período. O imposto poderá ser determinado trimestralmente ou anualmente. Neste último caso, o imposto deverá ser recolhido mensalmente sobre a base de cálculo estimada.

6 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Lucro Presumido Lucro que se presume através da receita bruta de vendas de mercadorias e/ou prestação de serviços. Forma de tributação simplificada utilizada para determinar a base de cálculo do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL) das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas à apuração do lucro real. Apuração do imposto será feita trimestralmente.

7 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Lucro Presumido A base de cálculo corresponde a 1,6%, 8%, 16% ou 32% da receita bruta conforme a atividade principal desenvolvida pela pessoa jurídica. A alíquota é determinada em 15% a ser aplicada sobre a base de cálculo encontrada. Haverá um adicional de 10% para a parcela do lucro que exceder o valor de R$ ,00 multiplicado pelo número de meses do período.

8 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Lucro Arbitrado O lucro arbitrado é um mecanismo adotado pela autoridade tributária que arbitra a base de cálculo do imposto das pessoas jurídicas, sempre que estas deixam de cumprir suas obrigações acessórias (escrituração, por exemplo).

9 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Simples Federal Sistema que confere tratamento tributário diferenciado, simplificado e favorecido, aplicável às microempresas e as empresas de pequeno porte, assim definidas pela Lei nº 9.317/96 (Lei do Simples). As alíquotas do Simples variam entre 3% a 8,6% e serão aplicadas sobre a receita bruta auferida mês a mês pela empresa (base de cálculo).

10 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Simples Federal A alíquota será acrescida de 50% caso a receita proveniente de prestação de serviços corresponda a mais de 30% do total da receita bruta da empresa. O Simples tem se apresentado como a melhor opção para as micro e pequenas empresas, tanto na economia tributária como na simplificação para recolhimento dos tributos.

11 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Simples Federal A possibilidade de enquadramento da empresa no Simples irá depender de uma série de fatores estabelecidos na lei, especialmente quanto aos tipos de serviços prestados pela empresa, volume da receita bruta, condições dos sócios etc. ME – Microempresa (receita bruta igual ou inferior a R$ ,00) EPP – Empresa de pequeno porte - receita bruta superior a R$ ,00 e igual ou inferior a R$ ,00.

12 Tributos Mensais da Agência de Turismo
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Tributos Mensais da Agência de Turismo Federal: IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica, PIS/PASEP – Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público, CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, FGTS – Contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, INSS – Imposto de Contribuição à Previdência Social.

13 Agência de turismo é isenta
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Estadual: ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (transporte e comunicação) Agência de turismo é isenta

14 ISS – Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (mensal),
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Municipal: ISS – Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (mensal), TLIF – Taxa de Localização, Instalação e Funcionamento (anual – depende do número de funcionários), CADAN – Cadastro de Anúncios, IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano (anual parcelado).

15 OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS a) Escrituração e Registro dos Livros Fiscais e Contábeis; b) Levantar Balanços Patrimonial e de Resultado Econômico; c) Escriturar os Livros Empresariais; d) Emissão de Notas Fiscais; e) Emissor de Cupom Fiscal; f) Entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica; g) Entrega da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);

16 h) Entrega do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado h) Entrega do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED); i) Instituir o Programa de Prevenção a Acidentes (CIPA); j) Realizar Exames Médicos nos empregados (PCMSO), análise do Meio Ambiente do Trabalho (PPRA), e elaborar relatório final (PPP); k) Livro de Inspeção do Trabalho; l) Adotar Livro, Fichas ou Sistema Eletrônico para controle da jornada de trabalho.

17 Sistema Gestor Beck-office
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Sistema Gestor Beck-office w/stur/descri.asp tm

18 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Voucher

19 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Fatura

20 Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado
Recibo para o Cliente

21 Nota Fiscal serie A (IRRF 1,5%)
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado Nota Fiscal serie A (IRRF 1,5%)

22 CRM – Customer Relationship Manager
Agência de Viagens e Turismo: práticas de mercado CRM – Customer Relationship Manager Banco de dados com informações dos clientes Fidelizar clientes, Recuperar clientes, Descobrir novos clientes, Atender às necessidades dos clientes, Ampliar negócios.


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