A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Avançada com Foco na Qualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Avançada com Foco na Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Avançada com Foco na Qualidade
Aula 1 Prof. Fabiano Sabha

2 Gestão Avançada com Foco na Qualidade
Apresentação da Disciplina Introdução à Gestão da Qualidade Evolução Histórica da Qualidade Visão dos Clássicos Princípios do Gerenciamento da Qualidade Total Ferramentas para Gerenciamento da Qualidade Total Metodologias da Qualidade Tópicos Especiais de Gestão da Qualidade Critérios de Excelência Qualidade em Serviços Gestão de Projetos

3 Apresentação da Disciplina
. Prof. Fabiano Sabha

4 Definição de Qualidade
Propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou coisa Grau negativo ou positivo de excelência Atributo / predicado

5 Evolução da Qualidade Dec. 80 Gestão da Qualidade Dec. 50 Dec. 40
Normatizações Gestão da Qualidade Dec. 50 Ishikawa e Juran (Japão) Análise de Processos Filosofia Gerencial Dec. 40 Segunda Guerra Mundial Demming populariza PDCA Controle Estatísticos Dec. 20 Walter A. Shewart (CEP e PDCA) Produção em Massa Técnicas de Amostragem Inspeção Dec. 20 Inspecionar os produtos em busca de defeitos 5

6 O início A história da Qualidade iniciou na Revolução Industrial e com a produção em série. II Guerra Mundial: Marco para Qualidade

7 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
O início 7 Após a Segunda Guerra, os japoneses iniciaram trabalhos na qualidade, motivados pela sua reconstrução e também pela forma de composição de preço. Americanos: Preço $$= Custo + Margem Japoneses: Custo $$= Preço - Margem Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

8 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Qualidade Hoje 8 Diversas ferramentas e métodos para garantir a Qualidade Metrologia Normas ISO/NBR Gestão de Documentos - Gedoc 5 S PDCA CEP SGQ Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

9 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Debate O que é Qualidade? Dois Aspectos: De quem consome É a adequação ao uso De quem produz É a conformidade às exigências Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

10 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Debate O que é Qualidade? Para os administradores qualidade é a ausência de defeitos no produto final, é a resposta dada pelo público aos seus produtos, é a qualidade empresarial, é um produto ou serviço que atende de forma confiável as perspectivas dos clientes. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

11 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Debate O que é Qualidade? Então podemos concluir que qualidade nada mais é do que um procedimento por meio do qual verifica-se a eficiência e a eficácia da execução de um projeto. Segundo Peter Drucker, eficiência consiste em fazer certo as coisas; e eficácia em se fazer as coisas certas. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

12 Os Gurus da Qualidade

13 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 13 Walter A. Shewhart (1891) Doutor em Física , conhecido como o pai do controle estatístico da qualidade. Fundiu conceitos estatísticos em um método de gráfico de fácil utilização. Criador do ciclo PDCA. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

14 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 14 William Edwards Deming (1900) Doutor em matemática, seguidor de Shewhart, estudioso do ciclo PDCA. Foi enviado ao Japão no pós-guerra. Ficou conhecido como pai do controle da qualidade no japão, seu nome tornou-se o Premio Japonês da Qualidade. Maior contribuição: 14 pontos de Deming Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

15 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 15 Joseph M. Juran (1904) Advogado e Engenheiro, também atuou no Japão no pós-guerra. Primeiro a abordar custos da qualidade, classificando-os em três categorias: falhas, prevenção e avaliação. Propôs ainda a trilogia da Qualidade: Planejamento, controle e melhoria. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

16 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 16 Armand Feigenbaum (1922) Doutor em ciências. Primeiro a tratar a qualidade de forma sistêmica, criando então o Sistema de Controle Total da Qualidade – TQC. Propunha a observação de todo o ciclo produtivo, para obter qualidade. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

17 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 17 Philip B. Corsby Lançou o programa Zero Defeito. Aproveitava as noções de custos da qualidade proposta por Juran, mas com apelo gerencial e emocional. A ideia era: Faça certo da primeira vez. Também publicou seus 14 pontos. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

18 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 18 Kaoru Ishikawa (1915) Graduado em Química e Doutor. Contribuiu na formulação do Controle da Qualidade por toda empresa, que apresentava alguns elementos do TQC Criou sete ferramentas e técnicas de análise e solução, as duas mais famosas: Diagrama de causa-efeito e análise de Pareto Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

19 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 19 Genichi Taguchi (1924) Doutor, engenheiro e estatístico. Focou a área de projetos e não de produção. Propôs tecnicas de projeto e experimento e a função da perda da qualidade. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

20 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
20 É entender os requisitos e expectativa dos clientes e satisfazê-los ou superá-los,a um custo menor ou igual ao valor por eles designados. Significa fazer as coisas acordo com as especificações, ja sendo explícitas ou implícitas. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

21 Qualidade não esta associada ao preço ou ao lucro.
IMPORTANTE 21 Qualidade não esta associada ao preço ou ao lucro. Qualidade de um produto pode ser algo muito perceptível e objetivo, pode ser subjetivo e emocional. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

22 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Impacto da Qualidade 22 Satisfação ao cliente em: Produtos e Serviços Cumprimento de Requisitos Documentação em tempo e forma Cumprimento de prazos de entrega Notificação de Trocas Assistência Técnica pós vendas Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

23 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Impacto da Qualidade 23 Melhora da produtividade Interna Melhores resultados quantitativos Continuidade Operativa Uso “ótimo” dos recursos Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

24 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Qualidade de Serviços 24 Cumprimento de datas de entrega. Assistência técnica ao cliente – visitas Faturamento / Envios Adequados Transporte adequado e em tempo Notificação adiantada ante descumprimento Certificados de qualidade Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

25 Perceptível e Imperceptível
25 Menor tempo de paradas não programadas Pro-atividade e trabalho em equipe Maior quantidade de peças produzidas/Hora Atenção nas tarefas que realizo Menores custos de produção, descarte e reprocessos Credibilidade Limpeza e ordem no local de trabalho Comportamento adequado no local de trabalho Indices de defeitos Fazer as coisas bem feito Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

26 Evolução do conceito da Qualidade
26 Evolução do conceito da Qualidade 1960 Eliminação dos Defeitos 1970 Cumprir com as especificações e necessidades 1980 Cumprir com as expectativas do cliente Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

27 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
27 Evolução do conceito da Qualidade 1990 Melhoria Contínua 2000 Enfoque em processos 2013 ???? Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

28 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Enfoque em processos 28 01 Identificar os processos e sub-processos 02 Relacionar e inter-relacionar os processos 03 Definir responsáveis 04 Garantir o funcionamento efetivo 05 Medir, analisar e realizar ações corretivas Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

29 Sistema de Gestão da Qualidade
29 Requisitos do Cliente Satisfação do Cliente Responsabilidade da direção Gestão dos Recursos Medição Análise e Melhoria Realização Produto ou serviço P / S Entrada Saída Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

30 Principais Padrões de Qualidade
30 ISO – Organização Internacional para Padronização ASTM – Sociedade Americana de Teste e Materiais InMetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

31 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Auditorias 31 O que são? Documentação, sistêmica e independente para obtenção de evidências do correto funcionamento dos processos. Para que se realizam? O objetivo principal é determinar se o SGQ é funcional. Diferentes Tipos 1) Internas 2) Externas (Clientes) 3) Externas ( Entidades de Certificação) Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

32 Perceptível e Imperceptível
32 Menor tempo de paradas não programadas Pro-atividade e trabalho em equipe Maior quantidade de peças produzidas/Hora Atenção nas tarefas que realizo Menores custos de produção, descarte e reprocessos Credibilidade Limpeza e ordem no local de trabalho Comportamento adequado no local de trabalho Indices de defeitos Fazer as coisas bem feito Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

33 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Pesquisa Escolher 3 clássicos e pesquisar suas visões sobre qualidade. Deming Ishikawa Juran Feigenbaum Falconi Taguchi Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha


Carregar ppt "Gestão Avançada com Foco na Qualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google