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Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.

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Apresentação em tema: "Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura."— Transcrição da apresentação:

1 Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura

2 2 Objetivo Nortear, orientar, integrar e induzir o Planejamento Estratégico da Infra- Estrutura Aeroportuária Pública de Interesse Nacional.

3 3 Justificativa Atender a necessidade de retomada do processo sistemático de planejamento aeroportuário nacional.

4 4 Princípios Orientadores Resolução do Conselho de Aviação Civil – CONAC, de 06 de Junho de 2007 Principais Diretrizes Ordenar os investimentos na Infra-Estrutura Aeroportuária Estimular a construção, exploração e operação de aeródromos pela iniciativa privada; Avaliar investimentos e situação operacional dos aeródromos antes de autorização de sua construção e/ou ampliação; Considerar a existência de investimentos em execução de modais complementares e o equilíbrio de investimentos em áreas operacionais dos aeródromos; Analisar a segurança operacional, conforto e bem-estar dos usuários e ocupação ou preservação do entorno para investimentos em infra-estrutura aeroportuária.

5 5 Princípios Orientadores (Cont.) Principais Diretrizes Contribuir para o incremento da Integração Nacional; Assegurar a defesa do território nacional; Apoiar a localidades definidas como de importância turística; Zelar pela questões relacionadas com meio-ambiente e relacionamento urbano no entorno dos aeródromos brasileiros.

6 6 Competência - ANAC Elaboração, revisão e acompanhamento da implementação.

7 7 Horizonte de Planejamento 1º Plano Aeroviário Nacional – período de 2 anos Próximos – período de 5 anos

8 8 OperaçãoMercado Taxas de Crescimento Anual (%) 2004/20052005/20062007/2008 Movimento de Passageiros Doméstico18,56,88,7 Internacional12,4-3,43,6 Movimento de Aeronaves Doméstico8,94,86,7 Internacional4,4-5,014,1 Fontes: INFRAERO – Superintendência de Planejamento de Operações e ANAC Demanda por Transporte Aéreo

9 9 Infra-Estrutura Aeroportuária Aeroportos Públicos Fonte: Superintendência de Infra-Estrutura Aeroportuária / ANAC

10 10 Infra-Estrutura Aeroportuária Aeroportos – Tráfego Regular Fonte: Hotran (2008)

11 11 Infra-Estrutura Aeroportuária Aeroportos – Tráfego Internacional Fonte: Superintendência de Infra-Estrutura Aeroportuária / ANAC

12 12 Nova Rede Aeroportuária Análises Sócio-Econômica Potencial Turístico Restrição de Acessibilidade Infra-Estrutura

13 13 Abordagem Sócio-Econômica Objetivo Identificar grupos de municípios que apresentam características semelhantes e classificá-los segundo potencial sócio-econômico. Metodologia Análise Multivariada Análise Fatorial Análise de Cluster Análise Hierárquica Ferramentas de Geoprocessamento

14 14 Turismo Objetivo Selecionar municípios e identificar clusters com potencial de demanda turística para o transporte aéreo. Metodologias Utilizadas Critérios de Seleção Critérios de Clusterização

15 15 Restrições de Acessibilidade Objetivo Identificar localidades precariamente servidas pelos modais de transporte; Avaliar a necessidade de implantação/manutenção da infra- estrutura aeroportuária nessas localidades. Justificativa Dotar as localidades selecionadas de melhores condições de acessibilidade; Contribuir para o processo de integração nacional. Metodologia Ferramenta de geoprocessamento; Estatística espacial.

16 16 Infra-Estrutura Objetivo Complementar a análise sócio-econômico, turismo e de acessibilidade Propiciar a transferência de foco do estudo de unidade municipal para unidade aeroportuária (rede) Metodologia Avaliação preliminar da infra-estrutura existente, a partir de imagens de satélite Levantamento da capacidade instalada dos aeródromos que apresentavam operação regular constantes no ROTAER Levantamento das redes propostas pelos PAEs Avaliação quanto à capacidade de crescimento da infra-estrutura instalada.

17 17 Principais Resultados Definição da Nova Rede Aeroportuária de Interesse Federal Função dos Aeroportos Internacional Nacional Turístico Regional Sub-regional Local / Complementar Auxiliar Metropolitano

18 18 Programas e Projetos Complementares Instrumentos de suporte para atender às diretrizes do CONAC, de 20 de Julho de 2007 Programa Integrado de Investimento; Programa para reavaliação das previsões de demanda; Programa de avaliação da capacidade dos aeroportos; Adequação da infra-estrutura aeroportuária à segurança da aviação civil; Programa de identificação das esferas administrativas; Programa de avaliação da capacidade de tráfego.

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