A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÁUDE PÚBLICA EM CUBA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA MARINGÁ 2010 ADRIANA P. DE SOUZA AMANDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÁUDE PÚBLICA EM CUBA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA MARINGÁ 2010 ADRIANA P. DE SOUZA AMANDA."— Transcrição da apresentação:

1 SÁUDE PÚBLICA EM CUBA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA MARINGÁ 2010 ADRIANA P. DE SOUZA AMANDA FONTEQUE GIOZET CAMILA IEMBO DE OLIVEIRA FERNANDA CHIGUTI YAMASHITA ISABELA SILVA ROCHA PROFª CYNTHIA RIGOLON

2 SITUAÇÃO DA SAÚDE EM CUBA ANTES DE 1959 Mortalidade infantil maior que 60 a cada 1000 nascidos vivos; Quadro higiênico sanitário dominado por enfermidades infectocontagiosas e parasitárias; Índice muito alto de diarréias e doenças respiratórias; Deficiente número de instituições de saúde; Atendimento médico só a um terço da população; Desnutrição e baixas condições de moradia; Tratamento apenas curativo.

3 Década de 60 Implantação do Sistema Nacional de Saúde (SNS); Serviço Médico Rural; Luta contra as moléstias infecto- contagiosas; Programa de vacinação; Participação da comunidade.

4 Década de 70 Modelo de atenção comunitária; Descentralização dos serviços da saúde aos governos locais; Programas para a Infância e a Maternidade.

5 Década de 80 Médico da Familia; Desenvolvimento das especialidades médicas; Tecnologia avançada; Industria médico- farmacêutica; Nova visão do profissional da saúde: assistência mais humana.

6 ORGANIZAÇÃO Nível Central; Nível Providencial; Nível Municipal.

7 FUNÇÕES DO SNS Atenção médico hospitalar e domiciliar; Controle epidemiológico; Assistência aos idosos; Assistências aos inválidos; Educação sanitária; Produção e/ou importação de medicamentos; Informação estatística.

8 FINANCIAMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE Orçamento Estadual; Organismos Internacionais; Doações Populares; Colaboração das Instituições Estrangeiras.

9 PRINCÍPIOS DO SNS Acessibilidade e gratuidade dos serviços; Participação da comunidade; Descentralização O internacionalismo como princípio essencial para a prestação de ajuda médica; Atenção integral. Orientação profilática; Aplicação adequada dos avanços da ciência e da técnica;

10 NÍVEIS DE ASSISTÊNCIA Assistência médica primária; Assistência médica secundária; Assistência médica terciária.

11 Desenvolvimento da área odontológica em Cuba 1958 Predomínio da consulta privada; Casas de socorro (serviço público); Tratamento curativo; 70% concentravam-se em Havana; Havia 1 dentista para cada 4.286 hab. 1959 Estabilização da Revolução Cubana; Resgate de equipamentos e materiais para o atendimento público; Reabertura da Faculdade de havana – Curso de Odontologia; Formação de THD´s; Programa de Saúde Bucal de Cuba.

12 RESULTADOS CPO-D médio aos 12 anos: -1984: 4,37 -1999: 1,62 Percentual de pessoas com 18 anos sem nenhuma perda dental: -1984: 36% -1999: 76% Investimento na àrea da saúde: -1958: U$ 3,04/hab. -1980: U$ 46,01/hab -1999: U$ 153,52/hab * anualmente

13 A expectativa de vida realmente aumentou? É uma estatística oficial, sem comprovação, que não resistiria a um questionamento mínimo feito por uma imprensa livre. Pelo que vejo nas ruas, é difícil acreditar que os cubanos possam sobreviver tantos anos. Os idosos estão em estado deplorável. Há uma avalanche de dados que poderiam ilustrar o que digo, mas estes nunca são divulgados. Jamais fomos informados sobre o número de pessoas que fogem da ilha a cada ano. Ninguém sabe qual é o índice de abortos, talvez o mais alto da América Latina. Os divórcios são inúmeros, motivados pelas carências habitacionais. Como há cinquenta anos quase não se constroem casas, é normal que três gerações de cubanos dividam uma mesma residência, o que acaba com a privacidade de qualquer casal. Também nunca se falou do número de suicídios, um dos mais altos do mundo. Entrevista com Yoani Sánchez para a Revista Veja do dia 7 de outubro de 2009.

14 Cuba tem mesmo uma medicina avançada? O país construiu hospitais e formou médicos de boa qualidade na época em que recebia petróleo e subsídios soviéticos. Com o fim da União Soviética, tudo isso acabou. O salário mensal de um cirurgião não passa de 60 reais. A profissão de médico é hoje a que menos pode garantir uma vida decente e cômoda. A carência nos hospitais é trágica. Quando um doente é internado, todos os seus familiares migram para o hospital. Precisam levar tudo: roupa de cama, ventilador, balde para dar banho no paciente e descarregar a privada, travesseiro, toalha, desinfetante para limpar o banheiro e inseticida para as baratas. Eles não devem esquecer também os remédios, a gaze, o algodão e, dependendo do caso, a agulha e o fio de sutura. Por que o modelo cubano continua sendo admirado na América Latina? Cuba só é reverenciada por quem nunca morou aqui. Eu já conheci um montão de gente que idolatrava Fidel e, depois de um mês vivendo conosco, mudou de opinião. Quando as pessoas descobrem como é receber em moeda sem valor, enfrentar as filas de racionamento ou depender do precário transporte público, começam a pensar de modo mais realista. Não estou falando dos turistas que ficam uma semana, dormem em hotéis cinco-estrelas e andam em carros alugados. Convido quem vê Cuba como um exemplo a vir para cá, sentir na pele como vivemos.

15 “ Proclamemos nossas vitórias sobre montanhas de vidas salvas, de sofrimentos aliviados e erradicados.”

16 BIBLIOGRAFIA Disponível em: http://embacuba.cubaminrex.cu/Default.aspx?tabid=4906 Acesso em: 25 abril 2010 http://embacuba.cubaminrex.cu/Default.aspx?tabid=4906 Disponível em: http://www.apropucsp.org.br/revista/r22_r04.htm Acesso em: 22 abril 2010http://www.apropucsp.org.br/revista/r22_r04.htm Disponível em: http://www.projetoradix.com.br/arq_artigo/cs/II_13.pdf Acesso em: 22 abril 2010http://www.projetoradix.com.br/arq_artigo/cs/II_13.pdf Disponível em: http://www.netsaber.com.br/apostilas/ver_apostila_c_880.html Acesso em: 25 abril 2010 http://www.netsaber.com.br/apostilas/ver_apostila_c_880.html Disponível em: http://www.docstoc.com/docs/13460140/Sistema-de- saude-em-Cuba/ Acesso em: 20 abril 2010http://www.docstoc.com/docs/13460140/Sistema-de- saude-em-Cuba/


Carregar ppt "SÁUDE PÚBLICA EM CUBA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA MARINGÁ 2010 ADRIANA P. DE SOUZA AMANDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google