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MARA CRISTINA MENDES VALDIRENE VAZ VANIA ESTEVAM LETRAS - 3º ANO.

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1 MARA CRISTINA MENDES VALDIRENE VAZ VANIA ESTEVAM LETRAS - 3º ANO

2 F AMÍLIA... O que esta acontecendo com ela?

3 Podemos afirmar que houve muitas mudanças na estrutura familiar até os dias atuais, inúmeros tipos de culturas e novos padrões de família estão aparecendo na nossa sociedade. A família consanguínea; que seria a junção de irmãos carnais ecolaterais no interior do grupo, A família Punaluana; casamentos de irmãs carnais e colaterais, com o marido das outras e os irmãos casava com as esposas de seus irmãos. E assim um grupo de homensera conjuntamente casado com o grupo de mulheres, A família Sindiásmica ou de casal; seria o casamento entre casais, mas sem a obrigação de morarem juntos, A família Patriarcal; casamentos de só um homem com varias mulheres, E por fim a Família monogâmica que é o casamento entre um homem e uma mulher com a existência da fidelidade, que garantia que o patrimônio familiar ficasse em família.

4 l Durante muito tempo o pai era o chefe da família, mas com as modernidades dos dias atuais várias mudanças vêm acontecendo e a concepção de família esta ampliando cada vez mais. Podemos citar como exemplos dessa nova configuração familiar a compreensão e inclusão a adoção, a monoparentalidade, e os casais homoafetivos. Primeiramente precisamos ver o interesse da criança sobre a adoção, analisar se o ambiente familiar pra onde ela esta indo é saudável. O objetivo da adoção é conseguir uma família para a criança e não uma criança para a família que esta sem filhos. A adoção garante a criança o direito a uma convivência familiar. A união homoafetiva é um fato na sociedade e não pode ser ignorada ou negada pelo Estado. Em muitos países a adoção por homoafetivos é permitida e em alguns outros, apenas o casamento é legalizado.

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6 ... A FAMÍLIA É FORTE TRANSMISSORA DE VALORES IDEOLÓGICOS. A função social atribuída à família é transmitir os valores e condutas que constituem a cultura, as ideias dominantes em determinado momento histórico, isto é, educar as novas gerações segundo os padrões aceitáveis pela sociedade. A família é responsável pela sobrevivência física e psíquica das crianças, constituindo-se o primeiro grupo de mediação do indivíduo – daquele bebê, que ali no berço – com a sociedade. É na família que ocorrem os primeiros aprendizados dos hábitos e costumes da cultura.

7 A PRIMEIRA EDUCAÇÃO O que é educação? A palavra educação pode assumir diferentes significados. Entre eles, implica falar em hábitos e valores de determinada sociedade, em determinado momento histórico, que é transmitida para gerações posteriores. Além de ser algo da vida em sociedade, a educação também compreende o aprendizado das experiências individuais.

8 A NTES DE NASCER A CRIANÇA VAI OCUPANDO UM LUGAR NA FAMÍLIA, NO CENÁRIO SOCIAL. E o que espera são os hábitos da cultura metabolizados pela família, já revelados no modo diferente de esperar a chegada do menino e da menina. Isto porque as diferenças biológicas são atribuídas representações sociais, expectativas de conduta para cada gênero....Podemos perguntar por que azul e não rosa para o menino? As crianças encontra nos pais os modelos de como os adultos comportam-se.

9 A REPRESSÃO DO DESEJO Ao nascer, a criança encontra-se numa fase de indiferenciação com o mundo-não existe mundo externo(o outro) nem interno (o eu )o mundo, Neste momento da vida, significa a mãe.

10 A diferenciação do ego — magistralmente descrita por Freud em A Psicologia de massa e a análise do ego — é um processo em que, ao princípio do prazer (que rege o funcionamento psíquico), interpola-se o princípio da realidade, isto é, surgem os limites impostos pela realidade. Assim, a satisfação, para ser obtida, deve ser postergada (esperar) e, às vezes, substituída por outro objeto de satisfação (ao invés do bico do seio, aparece uma [pg. 252] chupeta... que estranho!) ou (com freqüência) ocorrem as primeiras vivências de frustração, de não satisfação.

11 A frustração marca a experiência humana desde o nascimento e é algo constitutivo da humanidade de todos nós. Ao lado desse aspecto intrínseco à constituição psíquica, existe outro que vai construindo a subjetividade da criança e é fundante da vida psíquica: a interdição — lei social que se ancora na subjetividade ao marcar a repressão do desejo, seja dos impulsos agressivos, seja dos impulsos eróticos.

12 A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM A linguagem é a condição básica para que a criança “entre” no mundo, aproprie-se dele — do que significam as coisas, os objetos, as situações — e nele interfira. Isso é o que realiza a dimensão humana e social de cada pessoa. A linguagem é uma ferramenta necessária e imprescindível para a troca e comunicação com o mundo e, também, para a relação consigo mesma. Através da linguagem, a criança nomeia seus afetos e desejos, troca-os com o outro e os compreende, dando sentido ao que ocorre dentro de si. Na fase anterior à aquisição da linguagem, os impulsos estão livres e o inconsciente prepondera.

13 O VÍNCULO é condição para o crescimento e desenvolvimento global da criança. Não há possibilidade de sobrevivência física e psíquica no desamor. As doenças mentais e mesmo as físicas, em crianças pequenas, denunciam a fragilidade de vínculos familiares, a dificuldade dos adultos em criar um ambiente estável e seguro — isto é, amoroso —, a negligência, os maus-tratos. Abordar a importância deste elo de ligação, o vínculo, é dizer que sempre existe ou deve existir um outro significativo que lhe assegura as condições de vida, de crescimento e desenvolvimento (senão a criança adoece, morre). Nesta perspectiva, é necessário dizer que o vínculo tem mão dupla para ser significativo, ou seja, a criança também é importante para os pais. [pg. 254

14 3. A família, deveria ser um lugar de proteção e cuidados, é, em muitos casos é um mito. Muitas crianças e adolescentes sofrem ali suas primeiras experiências de violência: a negligência, os maus- tratos, a violência psicológica, a agressão física, o abuso sexual.

15 A violência doméstica não é um fenômeno atual, e internacionais, é que 90% dos agressores foram vítimas de algum tipo de violência na infância ou adolescência. Isto demonstra a necessidade do tratamento psicológico das crianças e dos adolescentes vítimas de violência, fazendo-se necessário também interromper este ciclo de violência que, em muitos casos, é encoberto pelo segredo familiar ao longo de várias gerações. e harmonioso de sua personalidade.

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17 . O direito a ter uma família e a importância dela para a criança estão colocados no artigo 6 da Declaração dos Direitos da Criança (20/11/1959).

18 . O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei 8.069, de 13/07/1990, regula os direitos da criança e do adolescente. Artigo 19: “Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e ducado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre de presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes”. A novidade dessa lei, é a inclusão da mãe, com os mesmos direitos do pai. A lei incorpora as mudanças culturais e históricas que repercutem na família.l.

19 R EFERENCIAS BOCK, Ana Mercês Bahia.; FURTADO, Odair.; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Evolução da Ciência Psicológica. In.: BOCK, Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Editora Saraiva, 1999. REIS, José Roberto Tozoni. Família, emoção e ideologia,p. 99-124 em LANE, S. T. M. e GODO, W. (orgs.) Psicologia social: o homem em movimento. 13ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. 221p.

20 OBRIGADA!!!!


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