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COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.

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1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

2 É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade civil para conduzir a avaliação interna da instituição de ensino superior (IES).

3 O que é AVALIAÇÃO INTERNA? É um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

4 Quais os objetivos? A)Construir um planejamento baseado na gestão democrática e participativa; B) Direcionar as ações planejadas a partir do relatório de Auto Avaliação Institucional; C) Implementar o processo contínuo de Auto Avaliação Institucional. Quem são os Membros? Corpo Docente: Alcieros Martins, Rivaneide Nogueira, Rita Brandão, Fabiana Motta, Isabel Pinto, Patrícia Santillo, Juliana Godoy e Homero Neves. Corpo Discente: Rafaell Nicollau, Felipe Leonardo e Rodolfo Scavuzzi Corpo Técnico-Administrativo: Sônia Ferreira, Selma Drumond, Fernando Barros e Risalva Bezerra. Sociedade Civil: Márcia Valle

5 PRINCIPAIS RESULTADOS

6 PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA SEGMENTOPARTICIPANTES% Discentes113 79,5 Docentes22 61,2 Téc. Adm.28 100

7 PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS PESQUISAS DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

8 CONHECIMENTO SOBRE O PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)

9 CONHECIMENTO DA MISSÃO, METAS E OBJETIVOS DA FOR

10 CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES

11 ORDEM DO CONTEÚDO E SEQUÊNCIA DAS DISCIPLINAS PARA O ENTENDIMENTO DO ALUNO SOBRE O CURSO

12 FORMA DE APRESENTAÇÃO, CARGA HORÁRIA, ORIENTAÇÃO E COORDENAÇÃO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

13 RELAÇÃO DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DA FOR

14 AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DAS SALAS DE AULA

15 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

16 AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DOS LABORATÓRIOS DISCIPLINARES

17 AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA CLÍNICA

18 AVALIAÇÃO DAS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

19 INFRAESTRUTURA ATUALIZAÇÃO DO ACERVO INFRAESTRUTURA DA BIBLIOTECA

20 AVALIAÇÃO DA CANTINA AVALIAÇÃO DO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

21 CAPACITAÇÃO SUBSIDIADA PELA FOR

22 DESAFIO para 2014 Fragilidades Potencialidades Melhora na avaliação da infraestrutura física Boa relação entre docentes e discentes e proporcionalidade aluno/professor Quase todos docentes e discentes reconhecem a importância das atividades de extensão Maior participação e envolvimento na pesquisa por parte dos docentes e funcionários Cantina permanece sem atender às necessidades Pouca percepção dos discentes e funcionários das mudanças realizadas Pouco conhecimento dos órgãos colegiados da FOR e sobre os documentos institucionais

23 ... E A VISITA?

24

25 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Recredenciamento Comissão de 03 avaliadores Período de 9 a 11 de abril Visita às instalações  Avaliação da biblioteca  Avaliação da secretaria  Avaliação dos laboratórios  Avaliação da clínica ( Santo Amaro)  Avaliação dos espaços

26 Reuniões  Dirigentes  Docentes  Discentes  Funcionários AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

27 DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO 1.Missão e PDI 2.Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão 3.Responsabilidade social da IES 4.Comunicação com a sociedade 5.As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo 6.Organização de gestão da IES 7.Infraestrutura física 8.Planejamento e avaliação 9.Políticas de atendimento aos estudantes 10.Sustentabilidade financeira

28 Documentos Institucionais Compõem o conjunto de documentos institucionais que descrevem a instituição e são necessários ao conhecimento da mesma por parte de seu corpo docente: Regimento Interno Plano de Desenvolvimento Institucional Manual do Docente

29 FIQUE ATENTO: Todos esses documentos estão disponíveis no site institucional e na biblioteca. VOCÊ SABIA? Neste currículo é destinada carga horária para realização de Atividades Complementares (extensão, monitoria, iniciação científica, participações em congressos, apresentação e trabalhos). A disciplina de LIBRAS é oferecida como OPTATIVA.

30 Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI É o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da IES, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho; à missão a que se propõe; às estratégias para atingir suas metas e objetivos; à sua estrutura organizacional e ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) com as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações e as atividades acadêmicas e científicas que desenvolve ou que pretende desenvolver.

31 Metas do PDI (2010-2015) OBJETIVO: Melhorar a qualidade da gestão do ensino de graduação MetasCronogramaExecutadas  Aprimorar os instrumentos de autoavaliação do curso de graduação. 2011/2012/2013  Consolidar a participação discente nos órgãos colegiados. 2012  Reformular e implantar matriz curricular atendendo a todas as exigências da legislação atual. 20112012  Orientar a coordenação do curso de graduação para a oferta de 20% da carga horária, na modalidade à distância. -  Acompanhar as avaliações externas do curso. -  Inserir a língua brasileira dos sinais no currículo 20112012  Aprovar e implantar regulamento de Atividades Complementares 2012  Aprovar e implantar regime de dependência 20112012  Fortalecer as ações do Núcleo de Apoio Psico-pedagógico 2012  Criar o portal do docente e do discente para acesso às informações acadêmicas 2011-20132013  Implantar núcleo de supervisão de estágio curricular supervisionado 20122013  Aprimorar convênios para oferta de estágio curricular supervisionado 20112011/2013  Reformular o regulamento do Estágio Curricular Supervisionado 20112013  Incentivar a participação dos gestores acadêmicos, docentes e discentes nos encontros anuais da Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO 2011-20152012/2013  Promover a capacitação permanente da gestão acadêmica do curso 2011-20152012/2013

32 “O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” Anônimo


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