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Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins

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Apresentação em tema: "Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins edimilsonmartins@terra.com.br

2 2 Apresentações  Por que é importante que eu pense em emprego / empregabilidade agora ? ( enquanto sou aluno da graduação)  Em que área eu estou hoje? Já pensei onde quero estar amanhã?

3 3 Emprego X Empregabilidade  Qual a diferença? Emprego = diz respeito ao posto de trabalho remunerado, com carteira assinada, ocupado pelo profissional em uma dada organização. Empregabilidade = conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam o executivo ou um profissional efetivamente importante para uma empresa.

4 4 Empregabilidade: o que é?  De forma simples: conjunto de pré-requisitos necessários para se obter e conservar um emprego. Bueno (1996, p.45): “conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um executivo ou um profissional importante para a sua organização e para toda e qualquer outra”. Bridges (1995, p.59): “administração de sua própria carreira de modo que essa se assemelhe mais à de um vendedor externo, um vendedor de si próprio, do que à de um empregado tradicional”. Case et al., (1997): “capacidade de obter trabalho e remuneração sem que isto implique, necessariamente, o trabalho com vínculo empregatício ou carteira assinada”.

5 5 Empregabilidade: o que é?  O conceito de empregabilidade passa, impreterivelmente, pelo eixo do aprendizado, no qual os conhecimentos e habilidades interdisciplinares da mão-de-obra passam a ser o maior ativo da empresa.  Atualmente, criar e gerir os conhecimentos e competências humanas representa para as organizações uma questão estratégica, que deve ser direcionada para o alcance dos objetivos da própria organização, em sua gestão do conhecimento.

6 6 Desafios  globalização econômica, evolução dos meios de comunicações, desenvolvimento tecnológico, competitividade acirrada, mudanças em ritmo acelerado, etc.  Conseqüências: experiências como a reengenharia, a terceirização ou o downsizing, que impactaram de forma intensa e dramática o contexto que envolve a mão-de-obra e seus papéis nas organizações.  Como superá-los (na perspectiva do índividuo) ?

7 7 Fatores de Empregabilidade  Ser capaz de adaptar-se a mudanças é a característica essencial de quem deseja manter sua empregabilidade.  Entre tantos fatores, destacam-se: perfil adequado à profissão; rede de relacionamentos; adaptação a mudanças; educação continuada; conhecimento interdisciplinar e planejamento.

8 8 Conhecimento interdisciplinar  Era Industrial X Era do Conhecimento  Drucker (1993, p.56): “nenhuma sociedade, ao longo dos tempos, enfrentou tantos desafios. No entanto, igualmente novas são as oportunidades da sociedade do conhecimento, na qual, pela primeira vez na história, a possibilidade de liderança estará aberta a todos”.  A possibilidade de adquirir conhecimentos não mais depende da obtenção de educação prescrita em determinada idade. O aprendizado torna-se uma ferramenta do indivíduo (e depende de sua dedicação) auxiliado por meio de novas tecnologias de aprendizado.

9 9 Conhecimento interdisciplinar  Em um mundo repleto de mudanças rápidas é necessário estar pronto para o novo, analisar o mercado e preparar-se para as mudanças.  Diferentes conhecimentos, quando aliados, aumentam sua possibilidade de utilização e, conseqüentemente, o nível de empregabilidade do indivíduo.  Que conhecimentos fazem diferença nos currículos hoje? O que já não é mais diferencial (passou a ser obrigatório)?

10 10 O que eu preciso fazer...  definir propósitos e objetivos, pessoais e profissionais, para direcionar as ações, desenvolvendo os conhecimentos e habilidades que melhor irão contribuir no alcance dessas metas (que devem ser reavaliadas periodicamente).  Estar atento a dois aspectos: o ambiente organizacional instável, que exige uma constante necessidade de adaptação e o estabelecimento de um novo perfil profissional, capaz de superar a competitividade humana e tecnológica que se apresenta atualmente.

11 11 Partindo para a ação...  O que eu preciso fazer na prática ?  PLANEJAR!!! Como eu pretendo estar daqui a 10 anos? 5 anos? 3 anos? Onde ? Fazendo o que ? Para isso, preciso começar meu planejamento hoje, agora...

12 Planejamento e gestão de carreira  Greenhaus (1999): a gestão de carreira é como um “processo pelo qual indivíduos desenvolvem, implementam e monitoram metas e estratégias de carreira”.  Martins (2001): “necessário coletar informações sobre si mesmo e sobre o mundo do trabalho; traçar um perfil detalhado de suas características de personalidade, interesses e aptidões, bem como das possibilidades de atuação no mercado de trabalho e ocupações alternativas; estabelecer metas realistas, baseadas nessas informações; e implementar uma estratégia para o alcance das metas”.  O planejamento e gestão de carreira podem ser trabalhados a partir da necessidade do desenvolvimento de competências, habilidades e comportamentos apropriados, levando o indivíduo a atender as necessidades impostas pelo mercado de trabalho. 12

13 Resumindo as ações...  Defina seus objetivos – a partir deles, estabeleça suas metas, e trace seu plano de ação (o que eu quero fazer, como fazer, o que fazer)  Identifique que conhecimento(s) você precisa ter para alcançá- los e os recursos necessários (tempo, dinheiro, apoio familiar, etc.)  Não esqueça de considerar: ambiente organizacional instável e a necessidade de estabelecer um novo perfil profissional.  Mãos a obra! É sempre possível! 13

14 14 Referências Bibliográficas  BRIDGES, W. Mudanças nas relações de trabalho: como ser bem sucedido em um mundo sem empregos. São Paulo: Makron Books, 1995.  BUENO, J. H. Autodesenvolvimento para a empregabilidade: sobrevivendo e prosperando numa sociedade sem empregos. São Paulo: LTr, 1996.  CASE, T. A. et al. Empregabilidade: de executivo a consultor bem- sucedido. São Paulo: Makron Books, 1997.  DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1993.  GREENHAUS, J.H. et al. Career management. 3 ed. Orlando: Harcourt, 1999.  MARTINS, H.T. Gestão de carreiras na era do conhecimento: abordagem conceitual e resultados de pesquisa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

15 15 Segundo a teoria evolucionista de Darwin, o animal que sobreviveu e melhor evoluiu não foi O mais rápido... O mais forte... O mais inteligente... Foi o que melhor se adaptou às mudanças!


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