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PublicouLucas Gabriel Jerónimo Soares Santana Alterado mais de 8 anos atrás
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Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins edimilsonmartins@terra.com.br
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2 Apresentações Por que é importante que eu pense em emprego / empregabilidade agora ? ( enquanto sou aluno da graduação) Em que área eu estou hoje? Já pensei onde quero estar amanhã?
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3 Emprego X Empregabilidade Qual a diferença? Emprego = diz respeito ao posto de trabalho remunerado, com carteira assinada, ocupado pelo profissional em uma dada organização. Empregabilidade = conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam o executivo ou um profissional efetivamente importante para uma empresa.
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4 Empregabilidade: o que é? De forma simples: conjunto de pré-requisitos necessários para se obter e conservar um emprego. Bueno (1996, p.45): “conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um executivo ou um profissional importante para a sua organização e para toda e qualquer outra”. Bridges (1995, p.59): “administração de sua própria carreira de modo que essa se assemelhe mais à de um vendedor externo, um vendedor de si próprio, do que à de um empregado tradicional”. Case et al., (1997): “capacidade de obter trabalho e remuneração sem que isto implique, necessariamente, o trabalho com vínculo empregatício ou carteira assinada”.
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5 Empregabilidade: o que é? O conceito de empregabilidade passa, impreterivelmente, pelo eixo do aprendizado, no qual os conhecimentos e habilidades interdisciplinares da mão-de-obra passam a ser o maior ativo da empresa. Atualmente, criar e gerir os conhecimentos e competências humanas representa para as organizações uma questão estratégica, que deve ser direcionada para o alcance dos objetivos da própria organização, em sua gestão do conhecimento.
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6 Desafios globalização econômica, evolução dos meios de comunicações, desenvolvimento tecnológico, competitividade acirrada, mudanças em ritmo acelerado, etc. Conseqüências: experiências como a reengenharia, a terceirização ou o downsizing, que impactaram de forma intensa e dramática o contexto que envolve a mão-de-obra e seus papéis nas organizações. Como superá-los (na perspectiva do índividuo) ?
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7 Fatores de Empregabilidade Ser capaz de adaptar-se a mudanças é a característica essencial de quem deseja manter sua empregabilidade. Entre tantos fatores, destacam-se: perfil adequado à profissão; rede de relacionamentos; adaptação a mudanças; educação continuada; conhecimento interdisciplinar e planejamento.
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8 Conhecimento interdisciplinar Era Industrial X Era do Conhecimento Drucker (1993, p.56): “nenhuma sociedade, ao longo dos tempos, enfrentou tantos desafios. No entanto, igualmente novas são as oportunidades da sociedade do conhecimento, na qual, pela primeira vez na história, a possibilidade de liderança estará aberta a todos”. A possibilidade de adquirir conhecimentos não mais depende da obtenção de educação prescrita em determinada idade. O aprendizado torna-se uma ferramenta do indivíduo (e depende de sua dedicação) auxiliado por meio de novas tecnologias de aprendizado.
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9 Conhecimento interdisciplinar Em um mundo repleto de mudanças rápidas é necessário estar pronto para o novo, analisar o mercado e preparar-se para as mudanças. Diferentes conhecimentos, quando aliados, aumentam sua possibilidade de utilização e, conseqüentemente, o nível de empregabilidade do indivíduo. Que conhecimentos fazem diferença nos currículos hoje? O que já não é mais diferencial (passou a ser obrigatório)?
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10 O que eu preciso fazer... definir propósitos e objetivos, pessoais e profissionais, para direcionar as ações, desenvolvendo os conhecimentos e habilidades que melhor irão contribuir no alcance dessas metas (que devem ser reavaliadas periodicamente). Estar atento a dois aspectos: o ambiente organizacional instável, que exige uma constante necessidade de adaptação e o estabelecimento de um novo perfil profissional, capaz de superar a competitividade humana e tecnológica que se apresenta atualmente.
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11 Partindo para a ação... O que eu preciso fazer na prática ? PLANEJAR!!! Como eu pretendo estar daqui a 10 anos? 5 anos? 3 anos? Onde ? Fazendo o que ? Para isso, preciso começar meu planejamento hoje, agora...
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Planejamento e gestão de carreira Greenhaus (1999): a gestão de carreira é como um “processo pelo qual indivíduos desenvolvem, implementam e monitoram metas e estratégias de carreira”. Martins (2001): “necessário coletar informações sobre si mesmo e sobre o mundo do trabalho; traçar um perfil detalhado de suas características de personalidade, interesses e aptidões, bem como das possibilidades de atuação no mercado de trabalho e ocupações alternativas; estabelecer metas realistas, baseadas nessas informações; e implementar uma estratégia para o alcance das metas”. O planejamento e gestão de carreira podem ser trabalhados a partir da necessidade do desenvolvimento de competências, habilidades e comportamentos apropriados, levando o indivíduo a atender as necessidades impostas pelo mercado de trabalho. 12
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Resumindo as ações... Defina seus objetivos – a partir deles, estabeleça suas metas, e trace seu plano de ação (o que eu quero fazer, como fazer, o que fazer) Identifique que conhecimento(s) você precisa ter para alcançá- los e os recursos necessários (tempo, dinheiro, apoio familiar, etc.) Não esqueça de considerar: ambiente organizacional instável e a necessidade de estabelecer um novo perfil profissional. Mãos a obra! É sempre possível! 13
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14 Referências Bibliográficas BRIDGES, W. Mudanças nas relações de trabalho: como ser bem sucedido em um mundo sem empregos. São Paulo: Makron Books, 1995. BUENO, J. H. Autodesenvolvimento para a empregabilidade: sobrevivendo e prosperando numa sociedade sem empregos. São Paulo: LTr, 1996. CASE, T. A. et al. Empregabilidade: de executivo a consultor bem- sucedido. São Paulo: Makron Books, 1997. DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1993. GREENHAUS, J.H. et al. Career management. 3 ed. Orlando: Harcourt, 1999. MARTINS, H.T. Gestão de carreiras na era do conhecimento: abordagem conceitual e resultados de pesquisa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
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15 Segundo a teoria evolucionista de Darwin, o animal que sobreviveu e melhor evoluiu não foi O mais rápido... O mais forte... O mais inteligente... Foi o que melhor se adaptou às mudanças!
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