A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro."— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro

2 Valorização de elementos do Aprendizado Flexibilidade Iniciativa Autonomia Capacidade de perceber Capacidade de mudança Capacidade de aprender 2

3 Evolução de Sistemas de Produção Revolução Agrícola > Revolução Industrial > Revolução Tecnologia da Informação Novo modelo organizacional: organizações que deem mais espaço ao desenvolvimento dos indivíduos e valorizem o conhecimento produzido por estes como fonte de criação de valor Novo modo de produção a fonte de produtividade é ligada à tecnologia de geração de conhecimentos, de processamento de informações e de comunicação simbólica. 3

4 Aprendizagem e o Modelo Industrial Aprendizado com ferramenta aplicada imediata! Funcionário deve desenvolver conhecimentos e habilidades apenas restritas ao cumprimento de suas tarefas descritas especificadas Aprender significa ser bom em uma função específica Superconformidade estrutural 4

5 Qualificação (acima de certo nível) em uma visão mecanicista era vista negativamente “Não nos surpreendamos que, ao observarmos o trabalho cotidiano na linha de montagem, encontremos inúmeros exemplos de fragmentação de tarefas e declínio da aprendizagem, mesmo considerando-se os diversos setores produtivos. Trata-se de uma política consciente de muitos gerentes, que agem assim com conhecimento de causa. Um deles, em uma grande fábrica inglesa de automóveis, nos disse: “nós tentamos reduzir as diversas habilidades e competências ao mínimo.” Muitos outros gerentes pensam assim, sem formular seu pensamento mas agem desta maneira.” (Friedman, 1964) 5 Visão Industrial

6 Contexto Social do Modelo Pós-Industrial Globalização e tecnologia de informação: mais informações processadas mais rapidamente aumentam a produtividade Sociedade multicultural: diferentes culturas com grupos de interesse interagindo Sobre as organizações: –Foco na mudança organizacional –Dimensão simbólica – valorização do tema de alinhamento cultural –Aprendizagem organizacional –Autonomia individual com equilíbrio de eficiência 6

7 Aprendizagem no Modelo Pós Industrial Capacidade de interpretar rapidamente as informações complexas, dar sentido a elas e agir passa a ser fonte de criação de valor Empresas tem um interesse real, de ordem financeira, no desenvolvimento da capacidade cognitiva dos seus membros Liberdade individual contrariamente à chamada “superconformidade estrutural”: dever de discordar. 7

8 Definição e Sujeito da Aprendizagem 8

9 Conteúdo Aprendido 9

10 “Homem que aprende” Destino é evoluir e buscar a autonomia de pensamento Autonomia de pensamento significa ser capaz de analisar as informações, dar sentido a elas, e encontrar soluções, aprendendo com suas experiências e sendo capaz de formular um pensamento próprio Responsabilização e Descentralização Estabilidade é um valor criticado Deve gerir a carreira buscando novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, mesmo que isso implique mudanças A organização não deve ser paternalista 10

11 Aprendizado Circuito Simples Curva de aprendizado do sistema operacional Não questiona os pressupostos básicos do sistema (valores e modo de funcionamento) Foca o aperfeiçoamento do sistema atual Circuito Duplo Percepção e exploração do ambiente e acesso a novas informações Comparação com o funcionamento do sistema atual Questionamento e reconfiguração do sistema Institucionalização da mudança 11

12 Conceito de Aprendizagem baseado em Sistemas “Baseado no Insight (instante de compreensão). O indivíduo reestrutura a sua percepção das relações lógicas que constitui o objeto que busca aprender. Dessa forma, seu esforço cognitivo concentrado gera uma tensão que leva o indivíduo a uma tomada de consciência brusca das relações entre as partes que compõem o sistema que busca conhecer” 12

13 Aprendizagem Organizacional Aprendizagem organizacional implica questionamento e mudança dos padrões de ação e formas de comportamento nas organizações, gerando inovação Como é possível a mudança do comportamento dos indivíduos nas organizações e a inovação? 13


Carregar ppt "Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google