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Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS

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Apresentação em tema: "Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS"— Transcrição da apresentação:

1 Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS
Acolhimento Uma diretriz da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (PNH) Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS

2 Concepções, entendimentos, significados, experimentações
Acolhimento Concepções, entendimentos, significados, experimentações Recepção administrativa nos serviços; Ambiente confortável; Atividade desempenhada por um determinado profissional e num espaço especifico; Triagem administrativa com encaminhamentos; Organização das filas por tipo de atendimento e ordem de chegada.

3 ACO - Em análise Ação administrativa, pontual, isolada;
Descomprometida com a responsabilização e produção de vínculo; Privilegia o aspecto da produção de procedimento; Sem avaliação do potencial de risco, agravo ou grau de sofrimento; Não fomenta rede do cuidado.

4 Uma diretriz ético-estético-política, que implica:
ACO e a PNH Uma diretriz ético-estético-política, que implica: escuta ampliada/qualificada das necessidades, abertura à diversidade cultural, racial e étnica, compartilhamento de saberes (usuário participante), respostas mais adequadas aos usuários e à sua rede sócio-familiar, qualificação e garantia do acesso, encaminhamento responsável.

5 Quem acolhe? Em qual lugar? Em qual horário?
ACO e a PNH Quem acolhe? Em qual lugar? Em qual horário?

6 ACO e a PNH Um modo de operar e reorganizar os processos de trabalho - em saúde - de forma a atender todos os que procuram os serviços. Uma ação que deve ocorrer em todos os locais e momentos dos serviços, na produção de saúde e produção de sujeitos. É postura atribuição de todos.

7 ACO e a PNH Permite construção de vínculo, garantia do acesso com responsabilização, avaliação de risco e resolutividade nos serviços. Possibilita analisar/reestruturar: processos de trabalho, área física, ofertas de serviço. Fomenta a construção de redes e a tecnologia do encontro.

8 Acolhimento no glossário da PNH Recepção do usuário, desde sua chegada, responsabilizando-se integralmente por ele, ouvindo sua queixa, permitindo que ele expresse suas angústias e ao mesmo tempo, colocando os limites necessários, garantindo atenção resolutiva e a articulação com os outros serviços de saúde, para a continuidade da assistência, quando necessário.

9 Acolhimento na cartilha da PNH
“O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários. Ou seja, requer prestar um atendimento com resolutividade e responsabilização, orientando, quando for o caso, o paciente e a família em relação a outros serviços de saúde, para a continuidade da assistência, e estabelecendo articulações com esses serviços, para garantir a eficácia desses encaminhamentos.” Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2. ed. 5. reimpressão Pg. 21

10 Acolhimento segundo Dr. Antônio Gabriel Cândido Moreira
Psiquiatra - CERSAM Pampulha/BH-MG “Acolher uma demanda significa, antes de qualquer coisa, reconhecer como legítima esta interpelação - e, responder, portanto! O enunciado desta resposta pode ser sim ou não, agora ou depois, aqui ou noutro lugar, comigo ou com outra pessoa. Trata-se de um sim que surge de uma postura de responsabilização. Sim, você está dirigindo a mim (trabalhador deste serviço), a respeito de algo que você considera um problema de saúde. Seu endereçamento a mim não me aborrece nem me assusta: pelo contrário, conta com minha atenção. Isto não significa que eu vou automaticamente atender ao conteúdo do que você pede, mas com certeza, vou considerar o que você diz ao avaliar o que fazer, ou seja: vou atender a sua demanda de ser escutado. Diante de seu apelo, há várias saídas a pensar e discutir: o que não se discute é o seu direito de interpelar e o meu compromisso em responder”. 10

11 Como interagir com a PNH: 03- Biblioteca Virtual em Saúde/MS
01- Fale Conosco 02- Site Humanizasus 03- Biblioteca Virtual em Saúde/MS

12 04- Rede HumanizaSUS (RHS) 05- Mostra Interativa - O SUS que dá certo
05- Mostra Interativa - O SUS que dá certo OBRIGADA!


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