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CULTURA ORGANIZACIONAL
TÓPICOS A SEREM ABORDADOS Conceituação Impactos no modelo de Gestão Componentes da Cultura Organizacional O Iceberg da Cultura Organizacional Tipos de Cultura Entendendo a Cultura da Organização
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CULTURA ORGANIZACIONAL
CONCEITUAÇÃO Cultura Organizacional é o modelo dos pressupostos básicos, que determinado grupo tem descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem cotidiana, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que estes pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como a maneira correta para se pensar e agir dentro da organização. Schein (apud freitas, 1991, p.7).
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CONCEITUAÇÃO Percebe-se, então, que além de comportamentos considerados observáveis, existem pressupostos que são inconscientes e que retratam o sentir e o pensar dos membros de um determinado grupo. Compreende além das normas formais, um conjunto de regras não escritas que determinam os comportamentos adotados pelas pessoas dentro da organização.
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CONCEITUAÇÃO Portanto, podemos definir Cultura Organizacional ou Cultura Corporativa como o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.
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IMPACTOS NO MODELO DE GESTÃO A força da cultura organizacional é tão grande que passa a ser a mente da organização e se torna uma variável importante que atua nas suas próprias estratégias competitivas e, assim, está ligada diretamente à sua própria sobrevivência. É responsável pelo sucesso de uma organização, podendo ser criada, modificada e até destruída.
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IMPACTOS NO MODELO DE GESTÃO É importante observar que, como interage com o ambiente, a cultura organizacional pode e deve sofrer mutações. E se isto não acontecer, a empresa perde a força de sintonia com o ambiente externo e, assim como ocorreu com os dinossauros e outros seres extintos, pode vir a desaparecer.
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IMPACTOS NO MODELO DE GESTÃO No processo de condução de mudanças, a cultura da organização deve ser o primeiro elemento a ser observado, atentando-se para todos os seus componentes, sob a pena das mudanças não surtirem o efeito desejado ou não se realizarem por questões de resistência por parte dos componentes da organização. (Fonte: Flávio Martins da Costa-Consultor RH).
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COMPONENTES DA CULTURA ORGANIZACIONAL
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O ICEBERG DA CULTURA ORGANIZACIONAL
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TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL Cada organização tem a sua própria cultura interna, que constitui sua personalidade e características particulares.
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TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL Exemplos: Cultura do tipo “Equipe de Futebol”: é a cultura que valoriza o talento, a ação empreendedora e o desempenho pelo comprometimento, oferece grandes recompensas.
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TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL Exemplos: Cultura do tipo “Clube”: é uma cultura que enfatiza a lealdade, o trabalho para o bem do grupo e prestigia o direito das pessoas; aquela que acredita em generalistas e no progresso, degrau a degrau da carreira profissional.
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TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL . Exemplos: Cultura do tipo “Fortaleza”: é uma cultura que oferece pouca segurança no emprego, aquela que opera com uma mentalidade de sobrevivência,
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TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL Exemplos: Cultura do tipo “ Academia” É uma cultura que valoriza as relações a longo prazo, enfatiza desenvolvimento sistemático da carreira, treinamento regular e avanço profissional.
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ENTENDENDO A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO Há vários caminhos para entender a Cultura de uma Organização: O Histórico das Organizações: o momento de criação de uma organização e sua inserção no contexto político e econômico da época propiciam o pano de fundo necessário para compreensão da natureza da organização, suas metas e seus objetivos.
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CONCLUINDO: Os Incidentes Críticos: as crises, expansões, fracassos ou sucessos são formadores de sua história, logo contribuem para a formação da sua cultura.
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CONCLUINDO: O Processo de Socialização: através da estratégia de integração do indivíduo à organização é que os valores e comportamento vão sendo transmitidos e incorporados pelos novos membros.
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CONCLUINDO: As Políticas de Recursos Humanos: as políticas de recursos humanos têm papel relevante no processo de construção da identidade da organização por fazer o papel de mediação da relação capital e trabalho.
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CONCLUINDO: O Processo de Comunicação: a comunicação é um dos elementos essenciais no processo de criação, transmissão e cristalização do universo simbólico de uma organização.
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CONCLUINDO: A Organização do Processo de Trabalho: a análise da organização do processo de trabalho em sua componente tecnológia e em sua componente social, como forma de gestão da força de trabalho.
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PORTANTO: As organizações estão inseridas dentro de um ambiente e interagem com este ambiente recebendo influências e influenciando-o. As pessoas que atuam nas organizações são agentes que contribuem para esse intercâmbio constante. Os valores das pessoas por sua vez conduzem à formação da cultura da organização.
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PORTANTO: As características próprias de cada organização nascem das estratégias adotadas por seus dirigentes a fim de manter a empresa. As pessoas têm que estar de acordo com estas características, e estes pressupostos vão se internalizando, formando uma posição a respeito de "como as coisas são".
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PORTANTO: A partir de exigências para mudanças no ajustamento externo estas podem impulsionar desdobramentos internos de alteração nos sistemas de integração e coordenação.
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PORTANTO: As culturas mudam pelos mesmos processos pelos quais se formam, transformam sua interpretação em ação visível, através do exemplo vivido e inteligível para o grupo como um todo, permitindo uma orientação no agir e interagir do cotidiano da empresa.
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CONCLUINDO: A única maneira viável de mudar uma organização é mudar sua cultura, isto é, os sistemas dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham, para que as organizações possam sobreviver e se desenvolver, para que exista a renovação e a revitalização organizacional.
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CONCLUINDO: Não é fácil mudar a cultura de uma organização. Uma das dificuldades está em identificar a cultura atual, já que ela decorre dos atos dos membros da organização e dos relacionamentos que eles estabelecem com o decorrer do tempo.
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CONCLUINDO: É preciso que a cultura organizacional evolua em conjunto com o comportamento de seus usuários. O comprometimento dos funcionários é essencial para que a empresa atinja os seus objetivos, permitindo que a "era do conhecimento" traga efetivamente o progresso almejado.
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BIBLIOGRAFIA GUALAZZI, Ilacyr Luiz. Teoria do Desenvolvimento Organizacional. FLEURY, Maria Tereza Leme, FISCHER, Rosa Maria. Cultura e poder nas organizações. Rio de Janeiro: Atlas, 1991. MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996. TAVARES, Maria das Graças de Pinho. Cultura organizacional: uma abordagem antropológica da mudança. São Paulo: Qualitymark, 1991. WOOD JR., Thomaz. Mudança organizacional: uma abordagem preliminar. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 74, jul./ago
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