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Prof. Glauco Carvalho Tipos de Decisão.  Intuição gerencial (experiência empírica)  Racionalidade (processo de modelagem do problema) Tomada de Decisão.

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1 Prof. Glauco Carvalho Tipos de Decisão

2  Intuição gerencial (experiência empírica)  Racionalidade (processo de modelagem do problema) Tomada de Decisão Tomada de decisão: um conjunto de técnicas qualitativas e quantitativas para apoio à decisão em situações onde existe a incerteza. Padrão de Decisão

3 Tempo disponível para a tomada de decisão; A importância da decisão; O ambiente de decisão; Certeza/incerteza e risco; Os tomadores de decisão; Conflito de interesses; Outros? Fatores que afetam o PD

4 TIPOS DE DECISÕES Decisões Programadas Baixa incerteza, planejamento pré-estabelecido. Não Programadas (conhecidas) Média incerteza, experiência empírica, modelo de atividade. Alta incerteza, baseada em intuição ou informação. Não Programadas (inéditas)

5 Decisões Programadas  Estruturada;  Resolução de problemas que já foram enfrentados antes;  Dados adequados e repetitivos;  Condições estáticas;  Variáveis mensuráveis;  Alto grau de certeza;  Baseado em regras e métodos estabelecidos. Exemplo: concessão de limite de crédito para cheque especial.

6 Decisões Não Programadas  Conhecidas ou inéditas;  Não estruturada;  Pouco freqüentes;  Situações novas para a organização;  Variáveis ainda não mensuráveis;  Dados inadequados ou novos;  Alto grau de incerteza;  Requerem análises sucessivas;  Dependem da habilidade gerencial. Exemplo: Fusão de duas empresas

7 Roteiro: Esquema de Decisão 1. Determinação do problema; 2. Estruturar o problema (diagnóstico); 3. Desenvolver alternativas (modelo); 4. Testar as possíveis soluções (simulação); 5. Seleção e implementação; 6. Feedback e controle.

8 Exercício: Cenário de Decisão Notícia: 12/01/2010 A Honda declarou oficialmente, após perícia, que foram registrados três casos de incêndio, em seu modelo Honda Fit, sendo dois nos EUA e um na África do Sul, sendo que este resultou na morte de uma criança de dois anos. A perícia apontou como causa, supostamente, um problema numa nova proteção do sistema elétrico no vidro traseiro.

9 Decisão Oficial da Honda A Honda Automóveis do Brasil está convocando os proprietários do modelo Honda Fit para comparecerem a partir do dia 10 de fevereiro a qualquer concessionária da marca espalhadas pelo país para a aplicação gratuita de uma proteção adicional no interruptor principal de comando dos vidros elétricos. De acordo com o comunicado da fabricante, em algumas unidades pode ocorrer à penetração de umidade no interruptor, comprometendo o seu funcionamento e, em casos extremos, gerar curto-circuito. Podendo ocasionar risco de incêndio. A campanha envolve 646 mil veículos em todo mundo. A convocação ocorreu depois que uma criança de dois anos morreu quando o carro em que estava pegou fogo no ano passado, na Cidade do Cabo, África do Sul. A Honda recomenda o agendamento prévio em qualquer uma das concessionárias da montadora. Informações adicionais poderão ser obtidas no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) pelo telefone 0800-701-3432 ou no site da Honda – www.honda.com.br

10 Tipos de Decisões por Níveis Administrativos

11 TIPO DE DECISÃO QUANTO À PARTICIPAÇÃO  Decisões Autocráticas (sem consenso, agiliza o processo decisório)  Decisões Compartilhadas (consenso da equipe, consultiva ou participativa)  Decisões Delegadas (com ou sem consenso)

12 CERTEZA, RISCO E INCERTEZA

13 CERTEZA E INCERTEZA Podemos chamar de incerteza aquela situação que, muitas vezes, se configura por existirem informações insuficientes e dúbias para os tomadores de decisão. A incerteza inviabiliza a clareza das alternativas e traz consigo riscos inerentes, fazendo com que a decisão tomada se torne mais difícil de ser operacionalizada.

14 RISCO Dizemos que risco é uma condição em que os resultados de uma decisão que se possa tomar não são 100% conhecidos. Descrevemos o risco em termos de probabilidade, isto é, a probabilidade de um resultado específico é uma fração entre 0 e 1. Neste sentido a informação ótima é fundamental para ó sucesso do processo decisório.

15 PROBABILIDADE DE RISCO Quando a probabilidade de um resultado for 1, significa que ele é 100% conhecido; caso essa probabilidade seja de 0, então quer dizer que esse resultado é totalmente desconhecido. Podemos dizer que essa probabilidade se situa entre os dois extremos. Se a probabilidade de um jogador de futebol fazer um gol for de 0,3 (três décimos), significa que ele fará 3 gols em cada 10 chutes. A probabilidade dele fazer um gol é de 3/10, ou seja, um índice de 30% de acertos.

16 CIRCUNSTÂNCIAS DA DECISÃO  Decisão em condições de certeza: quando há total conhecimento de todas as variáveis significativas na natureza do processo decisório.  Decisão em condições de incerteza (ignorância): quando não se obtiveram informações (falta de conhecimento) e dados sobre as circunstâncias do processo decisório. Recorre-se a à intuição e criatividade.

17 CIRCUNSTÂNCIAS DA DECISÃO  Decisão em condições de risco: quando não são conhecidas as probabilidades associadas à circunstância de decisão, geralmente, pela situação ser pouco conhecida.  Decisão em condições de competição ou conflito: ocorre quando a estratégia e a situação em si do processo de tomada de decisão são determinadas pela ação de competidores.

18 CASO MICROVLAR

19 Nível Estratégico Nível Estratégico Nível Tático Nível Tático Nível Operacional Nível Operacional Decisões Estratégicas Decisões Estratégicas Decisões Táticas Decisões Táticas Decisões Operacionais Decisões Operacionais Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Tático Planejamento Operacional Planejamento Operacional Informação Estratégico Informação Estratégico Informação Tática Informação Tática Informação Operacional Informação Operacional Não programadas inéditas Não programadas inéditas Não programadas conhecidas Não programadas conhecidas Programadas RELAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO

20 Exercício Proposto: Classifique as áreas de decisões abaixo novos produtos planos de produção: quais métodos e tecnologias usar arranjo físico do trabalho ampliação da empresa recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho novas estratégias de marketing planos financeiros, que envolvam captação e aplicação financeiras ampliação do mix de produtos planos de marketing: direcionamentos para atender bem o cliente exportação procedimentos de trabalho a serem adotados acordo de prazos estabelecidos parcerias empresariais atuação no comércio eletrônico (www) planos de recursos humanos, recrutamento, seleção e treinamento das pessoas redução do tamanho da empresa mudança no nome/marca fusão com outra organização responsáveis pela execução e implantação pós-fusão alteração em método de trabalho


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