Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNelson Mendonça Garrido Alterado mais de 8 anos atrás
1
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
2
CONTEXTO: Pacto pela Saúde Novos desafios, Definição de metas e resultados a serem alcançados. Necessidade de informações com qualidade e disponíveis no tempo eficaz para: Identificação dos principais problemas a serem priorizados; Alcance do compromisso (meta) possível a ser pactuado; Acompanhamento de seus resultados.
3
INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO” Principais objetivos: Congregar esforços e recursos existentes e potenciais em cada UF, mobilizando sua capacidade, para a busca da melhoria da qualidade dos registros de dados desde o nível local de cada unidade de saúde. Contribuir para o fortalecimento e melhoria da gestão estadual da informação e informática em saúde. Contribuir para o exercício, em sua plenitude, da função gestora das SES e SMS da informação e informática em saúde, no contexto do Pacto pela Vida, Em Defesa do SUS e de Gestão. Subsidiar o processo decisório do SUS através da disseminação e da promoção do uso da Informação na gestão, regulação e análise da situação de saúde, propiciando a utilização intensiva da informação útil, oportuna e relevante para todos os atores envolvidos na construção do SUS. Apoiar o fortalecimento da capacidade técnica das equipes de informação e informática em saúde das SES e SMS, através de processos de educação permanente de seus profissionais.
4
INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO” AS EXPERIÊNCIAS PILOTO: BAHIA MATO GROSSO DO SUL MINAS GERAIS SANTA CATARINA TOCANTINS Demais estados interessados (Rondônia, Piauí, Ceará, Alagoas e Paraná) convidados a participar do processo como observadores nas oficinas de trabalho a serem realizadas com os estados piloto seriam priorizados assim que o projeto fosse ampliado
5
CÂMARA TÉCNICA DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE DO CONASS (reunião em 10 e 11/05/2010) (Discussão sobre os rumos da iniciativa, com vistas a subsidiar discussão a ser realizada pelos secretários de saúde) Avaliação: Reconhece a importância da iniciativa “RIPSA no Estado” para a qualificação das informações em saúde para a tomada de decisão e para a melhoria da qualidade dos indicadores de saúde.] As experiências piloto já implantadas já demonstram muitos avanços, relacionados especialmente ao seu próprio processo de implantação e incorporação da metodologia, com o envolvimento dos diversos setores da própria SES, municípios e demais instituições participantes.
6
CÂMARA TÉCNICA DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE DO CONASS (reunião em 10 e 11/05/2010) Avaliação: Considera fundamentais as iniciativas dos diversos estados em desenvolver a Análise da Situação de Saúde e a divulgação de análises e indicadores de dados selecionados, com desagregação e agregação que favoreça a responsabilização e tomada de decisão pelas diferentes esferas de gestão dos entes federados. Considera legítima a aspiração dos estados que na busca por uma maior qualificação da informação pretendem implantar a metodologia da Rede Interagencial de Informações para a Saúde – RIPSA.
7
CÂMARA TÉCNICA DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE DO CONASS (reunião em 10 e 11/05/2010) Sugere como encaminhamentos: Ampliação, a partir de 2011, da abrangência da iniciativa “RIPSA no Estado” a todos os estados que manifestarem este interesse, desde que assumam o compromisso para sua efetiva implementação e atendam aos critérios já estabelecidos para adesão. Institucionalizar o apoio aos estados que pretendem implantar a iniciativa, através do Ministério da Saúde (que deve definir mecanismos efetivos de apoio ao desenvolvimento da metodologia RIPSA nas unidades da federação), dos estados que participaram do projeto piloto e das demais instituições que compõem a Rede Interagencial de Informações para a Saúde.
8
CÂMARA TÉCNICA DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE DO CONASS (reunião em 10 e 11/05/2010) Sugere como encaminhamentos: Que o processo de implantação da iniciativa nos demais estados priorize aqueles mais avançados na qualificação da informação e análise de situação de saúde, bem como na articulação com as demais instituições e órgãos que produzem e utilizam as informações.
9
5ª ASSEMBLÉIA DO CONASS – 16 DE JUNHO DE 2010 Referendou a avaliação e encaminhamentos propostos pela Câmara Técnica de Informação e Informática para a iniciativa “RIPSA no Estado” (Nota Técnica CONASS 22 / 2010) Sugere que para todos os eventos relacionados à iniciativa sejam convidados como observadores representantes dos demais estados com vistas a estimular a adesão à iniciativa e divulgar a metodologia de trabalho da iniciativa.
10
OBRIGADO! nereu@conass.org.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.