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AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES

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Apresentação em tema: "AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
RECURSOS HUMANOS AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES Rosângela D´Amorim

2 Gestão de Pessoas Enfoque sistêmico e estratégico Visão tradicional
Nova visão Pessoas são recursos semelhantes ao demais Pessoas “aprendem” e fazem o diferencial competitivo entre as empresas Nova visão Enfoque sistêmico e estratégico

3 Conceito de Gestão de Pessoas
“Conjunto de políticas e práticas definidas para uma organização para orientar o comportamento humano e as relações inter-pessoais no ambiente de trabalho.” Fisher e Fleury (1998)

4 Tendências na área de Gestão de Pessoas
educação a distância remuneração por competências gestão de competências Gestão do conhecimento educação continuada

5 Era da Industrialização Era da Industrialização
A metamorfose na Gestão de Pessoas: A Administração de Recursos Humanos em cinco fases: Era da Industrialização Clássica Pessoas como mão-de-obra Era da Industrialização Neoclássica Pessoas como recursos Era da Informação Pessoas como parceiros Contábil Legal Tecnicista Administrativa Estratégica Antes de 1930 1930 a 1950 1950 a 1965 1965 a 1985 A partir de 1985

6 AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Criticaram a “Abordagem Molecular” e desumana desenvolvida pela administração cientifica de Taylor e seguidores; Abordagem Clássica – centrada na tarefa e no método; Abordagem Humanística; Ênfase dada à técnica e a tecnologia cedem lugar à ênfase às Relações Humanas

7 AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO E OBJETIVOS INDIVIDUAIS DAS PESSOAS O que a organização pretende alcançar: LUCRO, PRODUTIVIDADE, QUALIDADE, REDUÇÃO DE CUSTOS, PARTICIPAÇÃO NO MERCADO, SATISFAÇÃO DO CLIENTE, ETC. ORGANIZAÇÕES OBJETIVOS O que as pessoas pretendem alcançar: SALÁRIOS, BENEFÍCIOS SOCIAIS, SEGURANÇA E ESTABILIDADE NO EMPREGO, CONDIÇÕES ADEQUADAS DE TRABALHO, CRESCIMENTO PROFISSIONAL. INDIVIDUAIS

8 AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA SEGUNDO BARNARD Alcance de objetivos individuais: Promoção pessoal, prestigio, carreira, maior salário, segurança pessoal etc. Eficiência Participação da pessoa na organização Alcance dos objetivos organizacionais: Maior produtividade, redução de custos, lucros, crescimento da organização. Eficácia

9 AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Conceito de Equilíbrio da Organização Induzimento/Incentivos – são pagamentos feitos pela organização a seus participantes (salários, prêmios de produção, benefícios sociais, oportunidades, satisfação profissional); Contribuições – são pagamentos que cada participante efetua à organização a que esta ligado (trabalho, dedicação, pontualidade, assiduidade, esforço pessoal.

10 AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Conceito de Equilíbrio “Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionado, de numerosas pessoas, que são os participantes da organização; Cada participante e cada grupo de participantes recebem incentivos (recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;

11 AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
3 condições principais para que a recompensa funcione: Precisam ser percebidas claramente como suficientemente grandes a fim de justificarem o esforço adicional necessário para consegui-las; Precisam ser percebidas como diretamente relacionadas ao desempenho solicitado e ser concedidas imediatamente após o desempenho; Precisam ser percebidas como eqüitativas pela maioria dos membros do sistema, muito dos quais não as receberão.

12 AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Reciprocidade entre Indivíduos e Organização Interação Psicológica entre Empregado e Organização Reciprocidade: A organização realiza certas coisas para e pelo participante e inibe-se de fazer outras, remunera-o, da-lhe segurança e status Reciprocamente: o participante responde trabalhando e desempenhando suas tarefas.

13 AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Psicólogos chamam isso de contrato psicológico O contrato formal e escrito que é assinado com relação ao cargo a ser ocupado, ao conteúdo do trabalho, no horário, ao salário, etc. O contrato psicológico que a organização e o individuo esperam realizar e ganhar com o novo relacionamento.

14 AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Relações de Intercâmbio entre pessoas e organizações Oferecem contribuições Para servir as necessidades da organização, como: Esforço Cooperação Tempo Compromisso Habilidade Criatividade Pessoas Organização Para servir às necessidasdes as pessoas, como: Salários Oportunidades Treinamento Respeito Benefício Segurança Oferecem induzimentos

15 AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
O que as Pessoas Esperam da Organização Um excelente lugar para trabalhar Oportunidade de crescimento: educação e carreira Reconhecimento e recompensas: salários benefícios e incentivos. Liberdade e autonomia Apoio e Suporte: liderança renovadora. Empregabilidade e ocupabilidade. Camaradagem e coleguismo. Qualidade de vida no trabalho. Participação nas decisões. Divertimento,alegria e satisfação. O que a Organização Espera das Pessoas Foco na missão organizacional. Foco na visão de futuro da organização. Foco no cliente, seja ele interno ou externo. Foco em metas e resultados a alcançar. Foco em melhoria e desenvolvimento contínuo. Foco no trabalho participativo em equipe. Comprometimento e dedicação. Talento, habilidade e competências. Aprendizado constante e crescimento profissional. Ética e responsabilidade social.

16 “Goste do que faz para não precisar trabalhar”
Geraldo Oliveira


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