A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 2 Avaliar o Ambiente: Conceitos 1º Draft.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 2 Avaliar o Ambiente: Conceitos 1º Draft."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 2 Avaliar o Ambiente: Conceitos 1º Draft

2 Copyright © 2006 Fernando Lopes Slide 2 O Ambiente como um activo A teoria económica vê o ambiente como um activo provendo uma multiplicidade de serviços; As relações entre o ambiente e o sistema económico podem ser consideradas como um sistema fechado; Por sistema fechado entenda-se um sistema que não recebe fluxos do exterior nem transfere produtos para o exterior. Um sistema aberto caracteriza-se por receber ou emitir matéria ou energia para o exterior.

3 Copyright © 2006 Fernando Lopes Slide 3 Figura 2.1 O Sistema Económico e o Ambiente

4 Copyright © 2006 Fernando Lopes Slide 4 Sistema fechados e Leis de Termodinâmica Energia e Matéria não podem ser criadas ou destruidas(1ª Lei); A Energia que não está disponível no sistema tende a aumentar. Aplicada aos processos de conversão de energia isto implica que há perda de energia nos processos de conversão. A energia disponível para sustentar a vida tende a esgotar-se na ausência de fluxos externos de energia (2ª Lei)

5 Copyright © 2006 Fernando Lopes Slide 5 Economia do Ambiente Economia Positiva: questões de facto; –Qual o efeito das alterações climáticas? Economia Normativa: envolve preceitos éticos e normas de equidade ou seja questões de juízo de valor; –Como controlar as emissões de gases de estufa?

6 Copyright © 2006 Fernando Lopes Slide 6 Figura 2.2 A curva de procura individual

7 Copyright © 2006 Fernando Lopes Slide 7 Figure 2.3 A relação entre procura e Willingness to Pay

8 Copyright © 2006 Fernando Lopes Slide 8 Figure 2.4 A relação entre Custo Marginal e Custo Total

9 Copyright © 2006 Fernando Lopes Slide 9 Figura 2.5 Benefício Líquido

10 Copyright © 2006 Fernando Lopes Slide 10 Eficiência O critério económico para determinar qual é a melhor utilização no momento t é o da eficiência estática ou meramente eficiência: –O benefício líquido é maximizado quando o benefício marginal é igual ao custo marginal; –Este critério também é justo de acordo com a regra do óptimo de Pareto se não existir outra solução viável que beneficie pelo menos mais uma pessoa tudo o resto constante.

11 Copyright © 2006 Fernando Lopes Slide 11 Eficiência Dinâmica O critério tradicional para determinar uma solução óptima para um período de n anos é uma generalização do conceito de eficiência estática; A solução é óptima se maximiza o valor actualizado dos benefícios recebidos durante n anos.

12 Copyright © 2006 Fernando Lopes Slide 12 Valor Actual Descontado Para avaliar os benefícios ao longo dum período de tempo recorremos ao calculo do valor actual ou presente da série de benefícios:

13 Copyright © 2006 Fernando Lopes Slide 13 Quadro 2.1-Exemplo


Carregar ppt "Capítulo 2 Avaliar o Ambiente: Conceitos 1º Draft."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google