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PublicouLorenzo Borges Fernandes Alterado mais de 8 anos atrás
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A natureza das linguagens documentárias HUTCHINS (1975)
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John Hutchins William John Hutchins Nascimento: 27/01/1939 É um linguística e cientista da informação inglês, especialista em tradução automática. Publica principalmente nas áreas de linguística, recuperação da informação, biblioteconomia e tradução automática. Home Page: http://www.hutchinsweb.me.uk/http://www.hutchinsweb.me.uk/
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Linguagens de indexação e classificação: conteúdo Sumário Introdução: estudo exploratório dos aspectos linguísticos da Indexação (voc. controls. e tesauros) e classificação (sistemas decimais). (Já vimos um pouco em aulas anteriores) Aspectos linguísticos do tagueamento de recursos informacionais. Recursos informacionais - fontes e recursos orais, impressos, digitais e multimídia. Cada qual apresenta sua função, diferencia-se pelo seu conteúdo e pelo público-alvo a qual é direcionado.
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Linguagens de indexação e classificação: conteúdo Sumário Cap.2-Natureza das linguagens documentárias (LDs) Cap.3-Aspectos formais das LDs: (estrutura, forma dos descritores, aspectos sintático-semânticos, simbolização) Cap.4-Aspectos semânticos das LDs: organização paradigmática Cap.5-Aspectos semânticos das LDs: eixo sintagmático Cap.6- Aspectos pragmáticos(usabilidade) Cap.7-Indexação Cap.8- Busca (estratégias de busca) Cap.9- Universais da linguagem (aspectos lógicos )
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Natureza das linguagens documentárias Preocupação das LDs: comunicação de informações sobre documentos para usuários potenciais LDs: meios de comunicação (terminologia) entre sistemas de informação e usuários Linguagens documentárias são LINGUAGENS CONSTRUÍDAS Não são (APENAS) nomenclaturas ou listas de termos Referências teóricas da abordagem: Charles S. Peirce (TEORIA GERAL DOS SIGNOS - SEMIÓTICA) / Ferdinand de Saussurre - Semiótica e Semiologia – Ciência geral dos signos.
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Semiose S(s, i, e, d, c) s = veículo sígnico (SIGNO) i = emissores e receptores (intérpretes) e = efeitos de sentido d = designate (SIGNIFICADO) c = contexto Veículo sígnico: remete ao referente, identifica o referente (OBJETO / COISA) por meio de um SIGNO.
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O signo é entendido como alguma coisa que está em lugar de outra coisa para substituí-lo, em certos contextos (PEIRCE). Signo: não representa a totalidade do objeto, Por abstração, representa-o de um certo ponto de vista (LETRAS, FIGURAS, DESENHOS, COR, ETC.) SIGNO
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Signo: forma física da linguagem documentária (TERMO); Intérpretes são os indexadores e/ou usuários; Efeitos: Reações dos usuários (os documentos recuperados estão de acordo com a necessidade de informação?) Relevância O Signo em sistemas de indexação ou classificação
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Distinções linguísticas fundamentais: 1.Língua (Saussurre) – língua é código (sistema). 2. Fala é uso da língua. NOAM CHOMSKY (PAI DA LINGUÍSTICA MODERNA): Competência linguística (INATA) Cognição - linguagem é conceituada como uma propriedade inata (que nasce com o indivíduo) do cérebro/mente humanos Performance - ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA LINGUÍSTICO PELOS FALANTES (flexibilização e aperfeiçoamento com o uso da Lgg) Para saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Noam_Chomsk/https://pt.wikipedia.org/wiki/Noam_Chomsk/ Linguística
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1.Fonética (som) – better / bedder (mesmo som). 2.Unidade lexical = lexema (próximo à palavra). Lexemas combinam-se para formar frases. 3.Um lexema é a noção mais resumida de palavras gramaticais. Linguística
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Sintagma e Paradigma As unidades da língua dependem de 2 planos: Sintagmático (relações de sucessão no seio da cadeia falada) (IN PRAESENTIA) Paradigmático (eixo da substituição, podendo cada elemento ser substituído no seu nível e dentro de uma classe formal) (IN AUSENTIA) Art. Subs. Verbo Adj. Ex: A menina está bem Eixo Os rapazes parecem alegres Parad. Uma mulher foi sequestrada Eixo Sintagmático Sujeito Predicado
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Linguagem documentária: Relação significante/significado estabelecida por – DESCRITORES (monossemia – um termo possui apenas um significado) Linguagem natural: Relação significante/significado estabelecida por – PALAVRAS (polissemia – um termo pode possuir diversos significados) Linguagem Documentária / Linguagem Natural
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Linguagem Natural pode funcionar como metalinguagem, ou seja, pode “falar” de outra linguagem. (Exemplo: Utilizo o português para falar de biologia) Linguagem Documentária não funciona como metalinguagem de si própria (é uma estrutura, pressupõe controle) FALAS-SE DELA POR MEIO DA LINGUAGEM NATURAL e de outras linguagens (LINGUAGEM DE ESPECIALIDADE) Exemplo: Decs – descritores em saúde Linguagem Documentária / Linguagem Natural
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Linguagem Documentária: linguagem artificial, construída, para designar funções específicas de descrição e acesso à informação. Controle da significação (limitação da semiose) Monossemia: Um termo representa apenas um conceito e vice- versa. Exemplo: Em um tesauro sobre frutas, MANGA pode ser representada por FRUTA Exemplo: Em um tesauro sobre moda, manga pode ser parte de vestimenta. Linguagem Documentária / Linguagem Natural
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Linguagens Artificiais como a Linguagem Documentária são criadas para preencher funções particulares (em contextos documentários por exemplo – arquivo, biblioteca, museu, etc.). Linguagens documentárias devem ser “mais” eficientes que as linguagens naturais pois: Devem reduzir ou eliminar a redundância e a ambiguidade da linguagem natural; Buscam “normalizar/padronizar” termos CDD/CDU (sistemas de notações especiais) Link para WebDewey: http://dewey.org/webdewey/login/login.html;jsessionid=996AFA1844C072 74ACE5D771BF81F681 Linguagem Documentária / Linguagem Natural
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Função informativa ou referencial: comunicar informação (ciência) Função poética (estética) Função emotiva Função conativa (persuasão) – imperativo Função fática (contato/canal) Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. Ex: Alô? Está me ouvindo? Função metalinguística (explica a lgg por ela mesma) Características: Polissemia / Ambiguidade Funções da Linguagem Natural
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Canal de comunicação entre documentos e leitores – função informativa, referencial Representa informação. Funções das Linguagens Documentárias
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Propósito de um sistema de informação: fornecer aos usuários documentos que sejam interessantes para eles. Critérios de validação: relevância (importância), precisão (alvo), revocação (recuperação). - Avaliação: quantitativa, qualitativa. - quantitativa: capacidade de discriminar ( estabelecer diferenças, distinguir e diferenciar ) informação. - qualitativa: efeitos de sentido produzidos. Sistemas de Informação
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Sistemas pré-coordenados: compostos de assuntos (sintagmas: temas + lugar/tempo +idioma) Vários conceitos compõem um assunto - CABEÇALHOS DE ASSUNTOS, SÍMBOLOS DE SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO Exemplos em CDU: Cabeçalho de assunto da Library of Congress http://lcweb2.loc.gov/hlas/portugues/assuntos.html http://lcweb2.loc.gov/hlas/portugues/assuntos.html Sistemas Pré-Coordenados História da religião2(091) Religião no Brasil no século XXI2(81)”20” Religião na pré-história2”63”
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Unidades = descritores (termos de linguagens de especialidade + sintaxe) Exemplo: Sistema UNITERMO, tesauros. Tesauro da UNESCO http://databases.unesco.org/thessp/ Sistemas pós-coordenados
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Compatibilizam (conciliam): linguagem de especialidade, linguagem natural, linguagem do documento, linguagem do usuários). Linguagens documentárias: sistemas de significação complexos, construídos por regras de jure (lei, impostas), fundamentadas em critérios lógico-semânticos. (os demais capítulos da obra de Hutchins exploram esses fundamentos) -As normas de construção de vocabulários controlados: sistemas de classificação tesauros, taxonomias, ontologias operacionalizam os conceitos lógico-linguísticos e pragmáticos). Exemplos: relações de equivalência, associação, hierarquia. LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS
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Relacionar seu projeto de pesquisa com um possível tipo de linguagem documentária utilizada para representar os conteúdos dos documentos. Para isso, pesquisar na internet e tomar exemplos interessantes que se aplicam ao projeto, relacionando suas características particulares. (Você pode, neste momento, justificar o quadro comunicacional que será estabelecido para sua pesquisa em particular – individualizá-la). EXERCÍCIO SUGERIDO
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