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PublicouStella de Barros Azeredo Alterado mais de 8 anos atrás
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Direção Fundamentos de direção Bases do comportamento individual nas organizações Bases do comportamento em grupo nas organizações Motivação Liderança 2
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Definir os conceitos de direção e de comportamento organizacional. Identificar as principais dimensões do comportamento individual nas organizações. Explicar como os papéis, as normas, o status e a coesão do grupo influenciam o comportamento dos membros organizacionais. Descrever as principais perspectivas teóricas acerca da motivação. Descrever as principais perspectivas teóricas acerca da liderança. 3
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Direção é a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional. A direção é um processo interpessoal e está relacionada com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização. A função direção envolve a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança dos trabalhadores, buscando compatibilizar os objetivos destes com o desempenho da organização. 4
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O comportamento organizacional é uma área de conhecimentos multidisciplinar cujo principal foco de análise são as ações e os comportamentos das pessoas nas organizações. A compreensão do comportamento organizacional é uma condição necessária para que os administradores possam explicar e prever o comportamento das pessoas nas organizações. 6
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A personalidade de um indivíduo refere-se ao conjunto de características psicológicas relativamente estáveis que o caracteriza e diferencia de outras pessoas, e que se reflete no seu comportamento. Entre os modelos que buscam identificar quais os traços de personalidade que mais influenciam o desempenho organizacional estão: Modelo dos cinco fatores. Inteligência emocional. Lócus de controle. Maquiavelismo. Automonitoramento. 9
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 10 Principais distorções perceptuais : Percepção seletiva. Projeção. Efeito de halo. Estereótipos.
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall A aprendizagem se refere à mudança no comportamento como conseqüência da experiência. A importância da aprendizagem no comportamento individual baseia-se no pressuposto de que todos os comportamentos são aprendidos. Existem duas teorias que explicam o processo de aprendizagem individual: Teoria do condicionamento operante. Teoria de aprendizagem social. 11
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Perspectivas de conteúdo acerca da motivação: Teoria da hierarquia das necessidades. Teoria ERC. Teoria dos dois fatores. Teoria das três necessidades. Perspectivas de processo acerca da motivação: Teoria da expectativa. Teoria da eqüidade. Teoria do estabelecimento de objetivos. Perspectivas de reforço acerca da motivação. 14
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Teoria que analisa a relação entre o comportamento e as suas conseqüências, baseada na concepção de uma aprendizagem cíclica. Segundo esta teoria, existem quatro métodos de reforço ou de modificação do comportamento: Reforço positivo. Aprendizado da abstenção (ou reforço negativo). Punição. Extinção. 18
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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Perspectiva de liderança baseada nos traços: Foca na identificação desses traços individuais dos líderes que os diferenciam de outras pessoas. Perspectiva comportamental da liderança: Foca não o que os líderes eram, mas o que eles faziam, tentando isolar as características comportamentais dos líderes eficazes. Perspectiva contingencial da liderança: A essência das teorias da liderança contingencial é a idéia de que, para ser eficaz, o estilo tem de ser apropriado à situação. 21
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