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COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz
“A vida é um palco de teatro, nós somos personagens, porém personagens com voz de ação que podem e devem escolher o seu próprio papel.” (William Shakespeare)

2 Conteúdo Comportamento Organizacional Percepção Comunicação
Relacionamento Interpessoal Cultura Organizacional e Mudança Motivação Grupos e Equipes Conflitos, Estresse e Bem-estar no ambiente de trabalho

3 1. Comportamento Organizacional
O que é comportamento organizacional Comportamento micro, meso e macroorganizacional

4 2. Percepção Definição Fatores que interferem na percepção
Sentido prático da percepção nas organizações A importância da percepção na tomada de decisão A Auto percepção e heteropercepção

5 3. Comunicação O processo de Comunicação
Comunicação e tecnologia da informação Comunicação não-verbal Canais organizacionais de comunicação Barreiras no processo de comunicação

6 4. Relacionamento Interpessoal
Fatores impeditivos e facilitadores Assertividade e feedback Construindo relações interpessoais saudáveis

7 5. Cultura Organizacional e Mudança
Gerenciamento de mudança Resistência à mudança Desenvolvimento organizacional como estratégia de mudança Gerenciamento da própria mudança

8 6. Motivação Conceitos básicos de motivação
Motivação intrínseca x Motivação extrínseca Principais teorias motivacionais – Maslow, MCcClelland, Hertzberg, Teoria do estabelecimento de metas, teoria da expectação e teoria de qualidade

9 7. Grupos e Equipes Definições Tipos de grupos equipes
Formação de grupos Estágios de desenvolvimento dos grupos Construção do trabalho em equipe Vantagens e desvantagens do trabalho em equipe

10 8. Conflitos, Estresse e Bem-estar no ambiente de trabalho
O conflito nas organizações Conflitos funcionais e disfuncionais Estresse no trabalho. Caracterização dos agentes estressores no trabalho O bem-estar nas organizações

11 Bibliografia ROBBINS, Allan R. FINK, Stephen L. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 7. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004 SOTO, Eduardo. Comportamento Organizacional. O impacto das emoções. São Paulo: Yhomson,2002

12 Atividades durante o Semestre
Atividades em sala (dinâmicas, vivências e jogos) Trabalho em equipe (seminário) e individual Avaliação bimestral

13 COMPORTAMENTO Procedimento Conduta
Comportar: dar condições para possibilitar Proceder socialmente Portar-se bem Conter ou Poder – Conter em si

14 HUMANO Próprio Homem Mostra piedade, indulgência (disposição desculpar-se, reconhecer seus erros; serenidade) e compreensão Ausência de rigor Desalmado (maus sentimentos, cruel; bondoso)

15 Comportamento das Pessoas apresenta as seguintes características:
O Homem é Pró-Ativo – Necessidades, objetivos e aspirações. O Homem é SOCIAL – Conduz o envolvimento com outras pessoas para obter mais informações de si mesmo. Relações sociais – idéias, concepções e autocompreensão. Determinação e AUTOCONCEITO

16 Continua as características...
O Homem possui necessidades diferentes – comportamento das pessoas é influenciado por grande número de necessidades O Homem percebe e avalia – a pessoa percebe, avalia e redefine estímulos que recebe do ambiente.

17 Continua... O Homem pensa e escolhe – PROPOSITAL. Desenvolve e executa para lidar com os estímulos para atingir os objetivos pessoais. O Homem possui limitada capacidade de resposta – A capacidade de resposta é função de aptidões (características inatas) e da aprendizagem (características adquiridas) – LIMITADA – de acordo com o que pretende ou ambiciona.

18 Proposta de Atividade Organização – em duplas
Atividade para ser entregue Objetivo: Trabalhar as expectativas e desenvolver o AUTOCONHECIMENTO e AUTOCONCEITO

19 Tarefa... Responder de forma espontânea e sincera as seguintes perguntas:
1. O que queremos obter neste semestre... 2. Qual e como será nossa contribuição... 3. Esperamos que NÃO aconteça... 4. Esperamos que aconteça... 5. O que meu trabalho-família-amigos...esperam da nossa Formação Acadêmica... 6.Algo que queremos saber ao final... 7.Algo novo que esperamos sair daqui praticando (habilidades).

20 Objetivos do Comportamento Organizacional
Ajudar os administradores explicar, prever e controlar o comportamento humano As características desses objetivos: Explicação Previsão Controle

21 Perspectiva do Ponto de Vista da Gestão
Aumentar a qualidade e a produtividade *Gestão de qualidade: Foco intenso sobre o cliente 2. Melhoria de tudo que a organização faz 3.Preocupação com a melhoria constante 4. Mensurações acuradas 5. Autonomia dos funcionários

22 Continua... Melhorando as habilidades humanas Fortalecendo Pessoas
Estimulando a inovação e a mudança Lidando com a “temporariedade” Ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

23 Continua... Declínio da lealdade dos funcionários
Melhorando o comportamento ÉTICO. Desafio: Valores e PERSONALIDADE

24 Níveis do Comportamento Organizacional
1. Nível individual 2. Nível do grupo 3. Nível do sistema organizacional

25 PERCEPÇÃO Processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao ambiente em que vivem.

26 Curiosidade... As pesquisas sobre percepção demonstram que as pessoas diferentes podem perceber uma mesma coisa de maneira diferentes. O fato é que nenhum de nós enxerga a REALIDADE. O que fazemos é interpretar o que vemos e chamar isso de REALIDADE.

27 Implicações aos Administradores
Conhecer o funcionário: Valores 2. Atitudes 3. Percepção 4. Aprendizagem

28 Personalidade A personalidade exerce influência “marcante” sobre o comportamento no trabalho. Traços de personalidade, exemplos: calma, passivo, agitado, ambicioso, leal, agressivo ou sociável. Usamos esses termos para definir as pessoas.

29 Atributos fundamentais da Personalidade
Centro do Controle – as pessoas que acreditam controlar o próprio destino é interno ou crêem que a vida é controlada por fatores alheios à sua vontade é externo. As pessoas “externas” mostram-se mais alienadas, insatisfeitas com as suas tarefas e menos envolvidas com o trabalho.

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