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Documentação Audiovisual UM MUNDO MÁGICO. Algumas questões  Usuário procura imagem de um pescador na beira do rio. Encontra 30 ou 40 mas nenhuma se adequa.

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1 Documentação Audiovisual UM MUNDO MÁGICO

2 Algumas questões  Usuário procura imagem de um pescador na beira do rio. Encontra 30 ou 40 mas nenhuma se adequa às suas necessidades. Por que?  A descrição de uma imagem nunca é completa  Como descrever um “sorriso meio triste” ou “cabelos meio ralos”?  É possível analisar imagens? QUEM TRABALHA COM IMAGENS TRABALHA COM MAIS DETALHES, MAIS INFORMAÇÕES, E COM INFORMAÇÕES MENOS EVIDENTES!

3 Algumas questões  Duas considerações:  A análise da imagem não tem nada de específico e as técnicas de AD resolvem o problema.  AS técnicas de AD para documentos escritos não são apropriadas para analisar imagens.

4 Algumas questões  Imagem = Real?  Qualquer objeto pode ser fotografado de inúmeras formas diferentes...  Sob que ponto de vista você “enxerga” a imagem?  Documentação como técnica -> quadro mais amplo da produção e do consumo da informação.  Ciclo Social da Informação (desenvolvimento social, cultural, humano, científico e tecnológico). Espiral do conhecimento – Carlos Vogt

5 Algumas questões  A trilha sonora do Documentário sobre Getúlio Vargas faz crer numa plateia não vista, porém ouvida (aplausos).  Para bem analisar uma imagem necessitamos saber das condições de produção e consumo das mesmas.  TRANSCODIFICAÇÃO = tradução de um código para outro. Traduzir certos elementos de uma imagem (código icônico) para um código verbal.  Imagem = + termos concretos  Palavra = + termos abstratos  Por este motivo os tesauros são muito pouco utilizados para analisar códigos icônicos.

6 Algumas questões  Informações técnicas  Opacidade ou Brilho de uma foto pode influenciar a escolha do usuário.  INTERPRETAÇÃO DA IMAGEM  “Uma imagem dificilmente significa, de forma unívoca um termo abstrato”.  O termo abstrato limita a polissemia da imagem.

7 Algumas questões  A análise da imagem Como bibliotecário de referência, não oferecemos apenas uma única “imagem” para o usuário, mas preferimos entregar um grupo de imagens para que ele as adeque à sua necessidade. “A escolha da imagem boa sempre se faz por comparação”. Certeiro: 30 imagens

8 Algumas questões  A análise da imagem É importante conhecer o acervo e o perfil do usuário da Instituição. Evitar a omissão de informações seguindo um roteiro:  Questões técnicas da produção da imagem (vista aérea, alto- contraste, etc.)  Localização das imagens no espaço e no tempo  Quando a imagem focaliza seres vivos, estes devem ser descritos com precisão

9 Algumas questões  A análise da imagem Descrever também as ações destes seres vivos na imagem Descrever o local onde o ser vivo se encontra QUEM (seres vivos) ONDE (ambiente) QUANDO (tempo) ONDE (espaço) O QUE (ação) COMO (técnica)

10 Algumas questões  A análise da imagem Como evitar o excesso de informações: Dica: Descrever o primeiro plano, citando-se o segundo plano somente quando este modifica integralmente a imagem.

11 Documentos Audiovisuais

12  Congrega diferentes gêneros documentais e suportes:  Documento Sonoro (Fitas rolo, discos vinil, CDs, mp3-pen-drive)  Documento Iconográfico (fotografia, pintura, gravura, desenho)  Documento cinematográfico (Filmes, vídeos, DVDs)  Documento multimídia (CD-ROMs, DVDs, Blue Ray, etc.) Documentos Audiovisuais

13  Problemas ocasionados pela falta de integração dos setores: arquivo, museu e biblioteca para documentos audiovisuais:  (CADA UM USA O SEU E DIFERENTE)  Dispersão bibliográfica  Dispersão terminológica  Dispersão de recursos informacionais  Pouca preocupação com a normalização Documentos Audiovisuais

14  Por que as instituições produzem documentos audiovisuais e os arquivam? (testemunho sob forma de sons/imagens)  Com que finalidade os documentos audiovisuais são utilizados posteriormente?  Documento fotográfico – verídico e autêntico?  Linguagem (verbal) significa por convenção  Imagens/Sons (audiovisual) significam por projeção Documentos Audiovisuais

15  O acesso ao Documento Audiovisual depende de:  Assegurar o próprio suporte (disco, fita, disquete)  Assegurar o suporte que permite a projeção destes documentos DOCUMENTO AUDIOVISUAL = FORMA + CONTEÚDO INFORMACIONAL Documentos Audiovisuais Como ele se mostra? Som, vídeo, fotografia? O que foi dito? Sobre o que fala?

16 Documentos Audiovisuais  Informação Sonora estocada em arquivos pode ser: a) Informação sonora musical ou ficcional b) Informação sonora “documental”  A recuperação e tratamento dos documentos se dá, em boa parte, a partir dos dados descritivos do documento (título, compositor, autor da peça, intérprete, ano, etc.) independente da sonoridade do documento.  Um CD apresenta um título geral, além das ou faixas de músicas. Vale a pena descrever, representar todas as informações? Documentos Audiovisuais

17  Informação Sonora estocada em arquivos pode ser: a) Informação sonora musical ou ficcional b) Informação sonora “documental”  Ainda sobre a “Informação sonora musical” a questão do gênero abarca uma série de dificuldades como:  Podem ser classificados sob várias perspectivas: ritmos (samba), escolas (música barroca), finalidades, momentos ou públicos preferenciais (música infantil);  Dificuldades com gêneros novos, como foi o caso da “lambada”;  Delimitação de gêneros: aonde termina a música clássica e começa a popular? O que caracteriza a música religiosa?  Variações terminológicas: Musica Clássica ou Erudita? Documentos Audiovisuais

18  Informação Sonora estocada em arquivos pode ser: b). Informação sonora “documental”  Depoimentos gravados -> valor de testemunho  Em alguns arquivos = transcrição integral das fitas.  Para arquivamento: resumo ou sinopse do conteúdo e uma indexação, remetendo ao documento sonoro. Documentos Audiovisuais

19  Informação Iconográfica  IMAGEM = poder testemunhal + informações que permitam entender a imagem + flexibilidade de usos  O documento iconográfico pressupõe dados textuais (local, data, nomes de pessoas, etc.) para poder ser adequadamente descrito.  O problema da LEGENDA – leitura apressada. Documentos Audiovisuais

20  Especificidade na descrição da imagem  Além de dados de conteúdo também mencionar dados “técnicos” como enquadramento, luminosidade, etc. Documentos Audiovisuais

21  Informação Cinematográfica, divide-se em:  Ficcional – descompromisso com a realidade (filmes). Equipe técnica / funções desenvolvidas; e elenco. Sinopse com os principais elementos da trama. Problemas de gênero (terror/suspense, melodrama/filme de amor).  Documentária – compromisso com a realidade (documentários, reportagens, entrevistas). Relacionar plano a plano as imagens e respectivos sons. Documentos Audiovisuais

22  MULTIMÍDIA Não se adequam a elaboração do resumo Cabe somente descrição dos objetivos, gêneros envolvidos, recursos permitidos e recursos informáticos para “ler” o documento. Documentos Audiovisuais

23  ARRANJO DOS DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS Geralmente guardados na ordem sequencial por série. Ex: filme 16 mm. Evita-se o manuseio desnecessário pela fragilidade dos materiais A descrição, indexação e elaboração de resumos passa a assumir uma dupla funcionalidade: 1. Operar o acesso à informação estocada; 2. Preservar os suportes. Documentos Audiovisuais


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