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PublicouYago Chaves Neves Alterado mais de 8 anos atrás
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Documentação Audiovisual UM MUNDO MÁGICO
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Algumas questões Usuário procura imagem de um pescador na beira do rio. Encontra 30 ou 40 mas nenhuma se adequa às suas necessidades. Por que? A descrição de uma imagem nunca é completa Como descrever um “sorriso meio triste” ou “cabelos meio ralos”? É possível analisar imagens? QUEM TRABALHA COM IMAGENS TRABALHA COM MAIS DETALHES, MAIS INFORMAÇÕES, E COM INFORMAÇÕES MENOS EVIDENTES!
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Algumas questões Duas considerações: A análise da imagem não tem nada de específico e as técnicas de AD resolvem o problema. AS técnicas de AD para documentos escritos não são apropriadas para analisar imagens.
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Algumas questões Imagem = Real? Qualquer objeto pode ser fotografado de inúmeras formas diferentes... Sob que ponto de vista você “enxerga” a imagem? Documentação como técnica -> quadro mais amplo da produção e do consumo da informação. Ciclo Social da Informação (desenvolvimento social, cultural, humano, científico e tecnológico). Espiral do conhecimento – Carlos Vogt
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Algumas questões A trilha sonora do Documentário sobre Getúlio Vargas faz crer numa plateia não vista, porém ouvida (aplausos). Para bem analisar uma imagem necessitamos saber das condições de produção e consumo das mesmas. TRANSCODIFICAÇÃO = tradução de um código para outro. Traduzir certos elementos de uma imagem (código icônico) para um código verbal. Imagem = + termos concretos Palavra = + termos abstratos Por este motivo os tesauros são muito pouco utilizados para analisar códigos icônicos.
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Algumas questões Informações técnicas Opacidade ou Brilho de uma foto pode influenciar a escolha do usuário. INTERPRETAÇÃO DA IMAGEM “Uma imagem dificilmente significa, de forma unívoca um termo abstrato”. O termo abstrato limita a polissemia da imagem.
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Algumas questões A análise da imagem Como bibliotecário de referência, não oferecemos apenas uma única “imagem” para o usuário, mas preferimos entregar um grupo de imagens para que ele as adeque à sua necessidade. “A escolha da imagem boa sempre se faz por comparação”. Certeiro: 30 imagens
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Algumas questões A análise da imagem É importante conhecer o acervo e o perfil do usuário da Instituição. Evitar a omissão de informações seguindo um roteiro: Questões técnicas da produção da imagem (vista aérea, alto- contraste, etc.) Localização das imagens no espaço e no tempo Quando a imagem focaliza seres vivos, estes devem ser descritos com precisão
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Algumas questões A análise da imagem Descrever também as ações destes seres vivos na imagem Descrever o local onde o ser vivo se encontra QUEM (seres vivos) ONDE (ambiente) QUANDO (tempo) ONDE (espaço) O QUE (ação) COMO (técnica)
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Algumas questões A análise da imagem Como evitar o excesso de informações: Dica: Descrever o primeiro plano, citando-se o segundo plano somente quando este modifica integralmente a imagem.
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Documentos Audiovisuais
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Congrega diferentes gêneros documentais e suportes: Documento Sonoro (Fitas rolo, discos vinil, CDs, mp3-pen-drive) Documento Iconográfico (fotografia, pintura, gravura, desenho) Documento cinematográfico (Filmes, vídeos, DVDs) Documento multimídia (CD-ROMs, DVDs, Blue Ray, etc.) Documentos Audiovisuais
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Problemas ocasionados pela falta de integração dos setores: arquivo, museu e biblioteca para documentos audiovisuais: (CADA UM USA O SEU E DIFERENTE) Dispersão bibliográfica Dispersão terminológica Dispersão de recursos informacionais Pouca preocupação com a normalização Documentos Audiovisuais
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Por que as instituições produzem documentos audiovisuais e os arquivam? (testemunho sob forma de sons/imagens) Com que finalidade os documentos audiovisuais são utilizados posteriormente? Documento fotográfico – verídico e autêntico? Linguagem (verbal) significa por convenção Imagens/Sons (audiovisual) significam por projeção Documentos Audiovisuais
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O acesso ao Documento Audiovisual depende de: Assegurar o próprio suporte (disco, fita, disquete) Assegurar o suporte que permite a projeção destes documentos DOCUMENTO AUDIOVISUAL = FORMA + CONTEÚDO INFORMACIONAL Documentos Audiovisuais Como ele se mostra? Som, vídeo, fotografia? O que foi dito? Sobre o que fala?
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Documentos Audiovisuais Informação Sonora estocada em arquivos pode ser: a) Informação sonora musical ou ficcional b) Informação sonora “documental” A recuperação e tratamento dos documentos se dá, em boa parte, a partir dos dados descritivos do documento (título, compositor, autor da peça, intérprete, ano, etc.) independente da sonoridade do documento. Um CD apresenta um título geral, além das ou faixas de músicas. Vale a pena descrever, representar todas as informações? Documentos Audiovisuais
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Informação Sonora estocada em arquivos pode ser: a) Informação sonora musical ou ficcional b) Informação sonora “documental” Ainda sobre a “Informação sonora musical” a questão do gênero abarca uma série de dificuldades como: Podem ser classificados sob várias perspectivas: ritmos (samba), escolas (música barroca), finalidades, momentos ou públicos preferenciais (música infantil); Dificuldades com gêneros novos, como foi o caso da “lambada”; Delimitação de gêneros: aonde termina a música clássica e começa a popular? O que caracteriza a música religiosa? Variações terminológicas: Musica Clássica ou Erudita? Documentos Audiovisuais
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Informação Sonora estocada em arquivos pode ser: b). Informação sonora “documental” Depoimentos gravados -> valor de testemunho Em alguns arquivos = transcrição integral das fitas. Para arquivamento: resumo ou sinopse do conteúdo e uma indexação, remetendo ao documento sonoro. Documentos Audiovisuais
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Informação Iconográfica IMAGEM = poder testemunhal + informações que permitam entender a imagem + flexibilidade de usos O documento iconográfico pressupõe dados textuais (local, data, nomes de pessoas, etc.) para poder ser adequadamente descrito. O problema da LEGENDA – leitura apressada. Documentos Audiovisuais
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Especificidade na descrição da imagem Além de dados de conteúdo também mencionar dados “técnicos” como enquadramento, luminosidade, etc. Documentos Audiovisuais
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Informação Cinematográfica, divide-se em: Ficcional – descompromisso com a realidade (filmes). Equipe técnica / funções desenvolvidas; e elenco. Sinopse com os principais elementos da trama. Problemas de gênero (terror/suspense, melodrama/filme de amor). Documentária – compromisso com a realidade (documentários, reportagens, entrevistas). Relacionar plano a plano as imagens e respectivos sons. Documentos Audiovisuais
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MULTIMÍDIA Não se adequam a elaboração do resumo Cabe somente descrição dos objetivos, gêneros envolvidos, recursos permitidos e recursos informáticos para “ler” o documento. Documentos Audiovisuais
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ARRANJO DOS DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS Geralmente guardados na ordem sequencial por série. Ex: filme 16 mm. Evita-se o manuseio desnecessário pela fragilidade dos materiais A descrição, indexação e elaboração de resumos passa a assumir uma dupla funcionalidade: 1. Operar o acesso à informação estocada; 2. Preservar os suportes. Documentos Audiovisuais
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