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FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA-FACCAT

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Apresentação em tema: "FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA-FACCAT"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA-FACCAT
IMOGENE M. KING TEORIA DE ALCANCE DE METAS EDSON DANIEL KERSCHNER MARINA CORTELETTI SMANIOTTO CLAUCIELE MULLER CAROLINE DOS SANTOS

2 HISTÓRIA DE KING Nasceu no ano de 1923; Formou-se em 1946; Recebeu titulo de Bacharel em Enfermagem em 1948; Mestrado em Enfermagem 1957; Doutorado em 1961; Realizou estudos pós-doutoramento em desenho de pesquisa, estatística e computadores; Atou na área da enfermagem médico-cirúrgica de adultos; Ocupou cargos de alta relevância profissional na área gerencial e atuação política; Faleceu em 24 de dezembro de 2007 aos 84 anos.

3 Imogene King e seus conceitos
O modelo conceitual utilizado por King é a estrutura conceitual a qual repousa sua Teoria de Alcance de Metas. Ela é uma figura marcante na enfermagem mundial pela estruturação de seu modelo de sistemas abertos. A saúde é definida como ajuste contínuo a estressores no ambiente interno e externo. São determinados três sistemas interativos:

4 Sistema pessoal: é o tipo de sistema compreendido por um indivíduo em um ambiente. Esse sistema engloba os conceitos de percepção, ego, imagem corporal, crescimento, desenvolvimento, tempo e espaço.

5 Sistema interpessoal: é formado pelo agrupamento de indivíduos entre duplas, trios e ainda em pequenos e grandes grupos. Neste sistema os conceitos envolvidos são papel, interação, comunicação, transação e estresse.

6 Sistema social: é um sistema de limite organizado de papéis sociais, comportamentos e práticas desenvolvidas para manter valores e mecanismos de regulação dessas reações. É também reunião de grupos com interesses e necessidades especiais, formando organizações e compondo sociedade. Os conceitos relacionados neste sistema são: organização, autoridade, poder, status, tomada de decisão e papel.

7 O Processo de Enfermagem de King
Imogene King não detém sua preocupação apenas sobre o paciente hospitalizado, mas também sobre indivíduos com doenças crônicas e sobre os que precisam de reabilitação.

8 PRINCÍPIOS ESSENCIAIS
Interação inicial: que é um contato inicial que induz uma reação entre a enfermeira e o paciente. É extremamente influenciada pela percepção que um tem do outro e pela comunicação estabelecida entre eles.

9 Diagnóstico: que é a detecção das necessidades de cuidado dos seres humanos com vistas a alcançar a saúde, devendo ser confirmado com os pacientes.

10 -> Estabelecimento de metas comuns entre enfermeira-paciente, com base nos diagnósticos detectados e em comum acordo das partes. -> Exploração e viabilização de meios para alcançar as metas traçadas, devendo haver concordância entre ambas as partes sobre estes meios. -> Evolução que é a avaliação contínua do alcance de metas, ressaltando fatores intervenientes nos três sistemas, para desenvolver a capacidade do paciente de enfrentar problemas.

11 PAPEL DA ENFERMAGEM PARA KING
- Promover a saúde; - Prevenir doenças; - Preocupar-se com os doentes; - Dar ênfase as metas a serem alcançadas na situação dos pacientes e precisão aos dados levantados; - Serve como guia para identificar um diagnóstico de enfermagem; - Planejar o cuidado imediato ao paciente; - Sua teoria regulamenta uma base teórica para o processo de enfermagem.

12 AVALIAÇÃO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM PARA KING
Registro de Enfermagem; 2. Determinação dos Problemas; 3. Definição das Metas; 4. Viabilização de meios para seu alcance; 5. Implementação, em comum acordo com o paciente, das ações definidas; 6. Julgamento da evolução do paciente em termos do alcance das metas 7. Redefinição do plano, quando necessário.

13 REFLEXÃO DO CUIDAR A PARTIR DE KING
Trabalhar com metas, encoraja-os a prosseguir; Com o apoio familiar, pode-se atingir o controle da doença; Prevenir complicações; É importante oferecer um atendimento humanizado, no qual a família esteja inserida como agente de cuidado; A família precisa ser ouvida, ter sua opinião considerada e sua participação incentivada em todo processo de cuidar/curar.

14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Barnum BJS. Nursing Theory: Analysis, Application, Evaluation. 5.ed. New York: Lippincott; George JB, organizador. Teorias de enfermagem: fundamentos para a prática profissional. Porto Alegre: Artes Médicas; Garcia TR, Pagliuca LMF. A construção do conhecimento em enfermagem: coletânea de trabalhos. Fortaleza.


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