A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇAO – PROGRAD DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VIII CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Paulo Afonso, Bahia 2012

2 PROBLEMÁTICA DA PESQUISA A insegurança do professor em trabalhar pedagogicamente com as NTIC’s. O DESEJO 1.Telecentros BR 2. TIC’s e Educação 3. Antes da Academia....

3 OBJETO DE PESQUISA Desse modo, o objeto de estudo dessa pesquisa é a formação de professores para utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a inclusão sociodigital no âmbito das experiências desenvolvidas no Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros BR em Paulo Afonso – Bahia.

4 PERGUNTAS DE PESQUISA 1.Quais foram as principais dificuldades apresentadas pelos professores para utilização das TIC’s nas suas atividades pedagógicas? 2.Quais os sentidos expressos pelos professores sobre a utilização das tecnologias no processo ensino-aprendizagem? 3.Qual a contribuição do programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros BR no processo de formação de professores para utilização das tecnologias no ensino?

5 QUADRO CONCEITUAL Capítulo I Cibercultura, Emergência e Interação Social: Cibercultura: um fenômeno sociocultural? - Dimensões históricas de sua emergência - O surgimento de novas formas de interação social (CASTELLS, LEVY) Capítulo II Formação de Professores e Inclusão Digital na Sociedade do Conhecimento: A construção da (In) formação na Sociedade do Conhecimento - A educação contemporânea e as Tecnologias da Informação e da Comunicação – Os infocentros: acesso, etarreciclagem e inclusão - O professor contemporâneo: entre redes, fluxos e coletivos de aprendizagens (CASTELLS, LEVY, SILVEIRA, MOURAES, TRISTÃO, GADOTTI, SAVIANI, HARGREAVES)

6 HORIZONTES METODOLÓGICOS Pesquisa de abordagem qualitativa Método de Pesquisa: investigação-ação Tipo de Pesquisa: Descritivo Contexto Formal da Pesquisa: Cidade de Paulo Afonso-BA onde há condições favoráveis de nascer uma sociedade do conhecimento

7 Local de Pesquisa: A pesquisa desenvolveu-se no Centro Digital de Cidadania (CDC) alocado no 20º batalhão de polícia militar na Bahia (20º BPM). Centro vinculado ao Programa Telecentro.Br Principais Instrumentos de Coleta de Informações: O grupo focal.

8 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA Processo de análise Definição de categorias conceituais, tipologias, que interpretam os dados para o leitor “conceitos indicados pelos dados!” “Fomulação de questões ligada aos objetivos” Análise de categorias a) estabelecimento de categorias; b) codificações; c) tabulações; d) análise estatística dos dados; e) avaliação das generalizações obtidas com os dados; f) inferência de relações causais; e g) interpretação de dados. (Gil.1999)

9 As Categorias Categoria I - Principais dificuldades apresentadas pelos professores e alunos para utilização das TIC’s nas suas atividades pedagógicas. Categoria II - Os sentidos expressos pelos professores sobre a utilização das tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Categoria III - Contribuição do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros BR no processo de formação de professores para an utilização das tecnologias no ensino.

10 Categoria I Principais dificuldades apresentadas pelos professores e alunos para utilização das TIC’s nas suas atividades pedagógicas.

11 O caráter do acesso

12 Onde é o acesso?

13 O que eles dizem sobre isso ? A maior parte do tempo o laboratório da escola fica fechado, pois não um funcionário responsável por ele nem alguém especifica que possa ajudar o professor na parte técnica, e quase sempre os computadores estão sem manutenção o que frustra o meu trabalho planejado (PROFESSORA DE BIOLOGIA). E constrangedor quando nos pegamos com problemas no laboratório de informática e aparece um aluno e resolve o problema, daí sempre temos que recorrer a alguns alunos para “desenrolar” os problemas, com isso eu fico meio constrangido em levar, ou arriscar em atividades que tenha como cunho uso de tais recursos. (PROFESSOR DE PSICOLOGIA). “O desafio organizacional é criar os grupos e as culturas nos quais essa aprendizagem mutua espontânea possam florescer” Hargreaves 2003 Inteligência Emocional

14 II Categoria Categoria II - Os sentidos expressos pelos professores sobre a utilização das tecnologias no processo ensino-aprendizagem.


Carregar ppt "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google