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Dualidade da educação e da organização social.. XVI- XVIII XVIII Aulas Avulsas 1ª. Letras Gramática, Retórica Filosofia, Colégio Casa-escola (1827), Grupo.

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1 Dualidade da educação e da organização social.

2 XVI- XVIII XVIII Aulas Avulsas 1ª. Letras Gramática, Retórica Filosofia, Colégio Casa-escola (1827), Grupo escolar (1893) Preparatório (1831), Pedro II (1837), Ginásio do Estado (1894) Casa de meninos, Colégio 1931- II Ciclo (1942 - Científico e Clássico) 1971 – I Grau (Primário +Ginásio) 1996, Fundamental 1971 – II Grau 1996 - Médio 1931-I Ciclo (1942 – Ginasial) 1961- Equivalência (pós-primário- Ginasial e Colegial XIX XX

3 1ª. Lei Geral: 1827 – curriculum, método e gratuidade Descentralização: 1834 Obrigatoriedade escolar: Rio de Janeiro (1854), São Paulo (1874). 2ª. Lei Geral: 1946 1ª. Lei que integra todos os níveis e modalidades: 1961 Extensão da obrigatoriedade para 8 anos (1971), 9 anos (2010) e 14 anos (meta para 2016). Ensino Fundamental (1996).

4 Propedêutico: Anexo à Faculdade de Direito (1831); Ateneu do Rio Grande do Norte (1835); Colégio Pedro II (1837); Ginásio do Estado (1894); Divisão em Ciclo I e Ciclo II (1931); Leis Orgânicas do Ensino Secundário, 1942 (Ginásio e Científico e Clássico).

5 Profissionalizante: Escola Normal-RJ (1835), Casa de Educando Artífices-RJ(1840), Escolas Profissionais-SP (1911); Ensino Comercial (1931); Escolas Técnicas do Distrito Federal (1932-1937); Leis Orgânicas do ensino comercial e industrial e SENAI(1942)- escolas técnicas; Leis Orgânicas do ensino agrícola, normal e SENAC (1946).

6 Equivalência entre os dois ramos (1961) Ciclos Ginasial e Colegial; Ensino técnico (Comercial, industrial, agrícola e normal em nível ginasial e colegial); -permitida a transferência com complementação. Equiparação entre os dois ramos (1971): primarização do secundário? I Grau: 8 anos de escolaridade obrigatória II Grau (técnico-profissionalizante). Ensino Fundamental e Médio (1996).

7 Criação das Faculdades de Direito (1827), Medicina (1832) e Engenharia (1874). Criação da Universidade do Rio de Janeiro (1920), de Minas Gerais (1927), do Rio Grande do Sul (1934), de São Paulo (1934) e do Distrito Federal (1935). Formação de Professores primários em nível universitário (1934-39) (1969). Formação de Professores secundários em nível universitário (1939).

8 População brasileira187218901900192019401950 Sabem ler e escrever % sobre o total de hab. considerados 1.564.481 16 % 2.120.559 15 % 4.448.681 25 % 7.493.357 24 % 18.143.978 44 % 25.452.754 49 % Não sabem ler e escrever 8.365.99712.213.35612.989.75323.142.24823.092.33726.491.642 Total de habitantes 9.930.47814.333.91517.438.43430.635.60541.236.31551.944.397

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10 AnoTaxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade 194054,50 195050,30 196039,50 197032,94 198025,41 199120,07 200013,63 IBGE

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12 AnoSecundárioComercialIndustrialAgrícolaNormal 1945237.69556.57016.53165919.533 1950406.92076.45519.4362.09933.436 1960991.391194.12426.8506.85093.600

13 AnoPopulação de 10 a 19 anos Matrícula de população de 10 a 19 anos no fund2/ médio % 19409.772.003260.2022,16 195011.810.882557.4344,71 196015.716.3201.177.4277,49 197021.665.7244.007.47518,49

14 AnosP1P2P3P4G1G2G3G4C1C2C3S 1942 1953 1.0004042741557154443534272010 1950 1961 1.0003852671608770554544322610 1961 1972 1.0004463282391521241069196746456 P= Primário; G= Ginásio; C= Colegial; S= Superior (Romanelli, p. 91)

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19 Regiões (1999) IBGE Média de anos de estudo da população de 7 anos ou mais de idade 7 a 10 anos 11 a 14 anos 15 a 17 anos 18 a 19 anos 20 a 24 anos 25 anos e mais Brasil1,24,06,27,37,55,7 Norte1,03,65,87,17,56,0 Nordeste0,93,14,85,75,94,2 Sudeste1,34,57,08,28,36,4 Sul1,54,77,18,2 6,1 CO1,34,26,47,47,65,9

20 AnoMédia de anos de estudo das pessoas de 10 anos ou mais de idade 19955,2 19965,3 19975,4 19985,6 19995,8 20016,1 20026,2 20036,4 20046,6 20056,7 20066,9 20077,0 IBGE

21 MATRÍCULAS (INEP) 29/3/2006 UFTotal Etapas e Modalidade de Ensino InfantilFundamental Ensino Médio EspecialEJAProfissional BR 55.942.047 7.016.095 33.282.663 8.906.820 375.488 5.616.291 744.690 N 5.374.166 570.580 3.356.716 755.773 22.780 638.955 29.362 NE 18.079.266 2.242.166 10.887.853 2.692.512 70.028 2.092.227 94.480 SE 21.389.348 2.925.118 12.344.341 3.597.691 159.028 1.931.690 431.480 Sul 7.184.746 867.371 4.256.747 1.213.531 94.540 592.123 160.434 CO 3.914.521 410.860 2.437.006 647.313 29.112 361.296 28.934

22 MATRÍCULAS (INEP) 1.2 - Número de Matrículas de Educação Básica, por Dependência Administrativa, segundo a Região Geográfica e a Unidade da Federação, em 29/3/2006 RegiãoTotal Dependência Administrativa FederalEstadualMunicipalPrivado Brasil 55.942.047 177.121 23.175.567 25.243.156 7.346.203 Norte 5.374.166 16.855 2.256.902 2.746.274 354.135 Nordeste 18.079.266 52.163 5.546.013 10.416.636 2.064.454 Sudeste 21.389.348 68.076 9.754.494 8.148.031 3.418.747 Sul 7.184.746 27.229 3.576.215 2.649.031 932.271 Centro-Oeste 3.914.521 12.798 2.041.943 1.283.184 576.596

23 Educação Básica 1.4 - Número de Alunos da Educação Básica por Faixa Etária, segundo a Região Geográfica e a Unidade da Federação, em 30/5/2007 Unidade da Federação Alunos da Educação Básica Total Faixa Etária 0 a 3 anos4 e 5 anos6 a 14 anos 15 a 17 anos 18 a 24 anos 25 a 29 anos Mais de 29 anos Brasil 52.179.530 1.194.928 3.392.198 29.138.319 8.759.754 5.779.802 1.212.264 2.702.265 Norte 5.048.808 42.278 290.066 2.866.496 792.081 651.263 147.289 259.335 Nordeste 16.371.709 275.630 1.132.857 8.671.936 2.596.110 2.237.694 457.136 1.000.346 Sudeste 20.337.171 581.693 1.414.001 11.518.314 3.514.434 1.912.028 402.090 994.611 Sul 6.814.525 221.953 360.408 4.009.158 1.226.580 595.691 124.554 276.181 Centro- Oeste 3.607.317 73.374 194.866 2.072.415 630.549 383.126 81.195 171.792

24 AnoNão estudantes na população de 15 a 17 anos de idade (Percentual) 199240,3 199338,1 199533,4 199630,5 199726,7 199823,5 199921,5 200118,9 200218,5 200317,6 200417,8 200518,0 200617,5 200717,7 IBGE

25 Fonte: MEC/Inep/Censo escolar Brasil - matrículas totais – educação básica

26 Fonte: MEC/Inep/Censo escolar Brasil - matrículas totais – ensino fundamental

27 (Acesso) Crianças de 4 e 5 anos na escola:. área urbana  83%. área rural  67,6% (Fluxo) Taxa de distorção idade-série no 5º ano do EF:. área urbana – 20,6%. área rural – 41,3% Raça/fora da escola:. 6 a 10 anos = 439,6 mil. 269,4 mil  negras. 11 a 14 anos = 526,7 mil. 331 mil  negros. 15 a 17 anos = 1,7 milhão. 1 milhão  negros (Doc. Semana de ação mundial – SAM/14)

28 Taxas de rendimento são compostas pelas taxas de aprovação, reprovação e abandono. Todas elas calculadas em cada escola sobre o total de alunos que consta no final do ano. A soma das taxas de rendimento sempre será 100%.

29 Quase o dobro 4 x maior

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34 Década de 1980: alta taxa de repetência Década de 1990: regularização fluxo (ciclos, promoção automática, programas de aceleração da aprendizagem) – diminuição taxa repetência e evasão e da distorção idade série Cria novo problema: como aferir qualidade? (OLIVEIRA; ARAUJO, 2005) Permanência

35 Falta universalizar acesso Má distribuição nas diferentes regiões do Brasil Alta relação de número de alunos por professor Distorção idade/série Acesso ao ensino fundamental


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