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Prof. Fernando Penteado Kaizen significa melhoria contínua. Para se tornar uma ferramenta efetiva, o Kaizen deve envolver todos os empregados da empresa.

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2 Prof. Fernando Penteado

3 Kaizen significa melhoria contínua. Para se tornar uma ferramenta efetiva, o Kaizen deve envolver todos os empregados da empresa. A melhoria continua pode ser implementada como um programa, mas os melhores resultados são alcançados nas empresas que adotam o Kaizen como uma filosofia de trabalho. KAIZEN : DEFINIÇÃO

4 Prof. Fernando Penteado BENEFÍCIOS DO KAIZEN Os times de Kaizen melhoram a qualidade, reduzem o custo e a movimentação, através da eliminação dos trabalhos que não agregam valor ao produto e da sua padronização. A padronização do processo (preparação de máquina, procedimentos e padrões de qualidade) tornam a aplicação efetiva e consistente. Essa documentação do processo é de grande valia para as empresas que querem se certificar pela ISO e será a base para os esforços que se seguirão para obtenção de melhorias no processo. Podemos dizer que, além dos benefícios diretos e facilmente mensuráveis, existem os relacionados à mudança da cultura da empresa, que na maioria das vezes, são de muito maior vulto.

5 Prof. Fernando Penteado PRINCÍPIOS BÁSICOS DO KAIZEN O Processo cria Resultados Sem melhoria do processo não há melhoria dos resultados, Procure por melhorias em um ou mais das seis entradas do processo: mão-de-obra, máquinas, métodos, materiais, medidas e meio ambiente. Foco no Sistema x Foco no Departamento Um centavo economizado em um Departamento de nada valerá, se estiver adicionando um real de custo em outro Departamento. Sem reclamações e sem julgamentos Determine o que está errado e não quem está errado. Ache a causa do problema e corrija, mas não mate o mensageiro.

6 Prof. Fernando Penteado KAIZEN X KAIKAKU FATORKAIZENKAIKAKU Tamanho do Investimento PequenoGrande Base da MelhoriaConhecimento Convencional Tecnologia de ponta ou Equipamento Principal RecursoEnvolvimento do Pessoal Investimento de dinheiro Pessoas envolvidasMuitasAlguns escolhidos OrientaçãoMelhorar o processoMelhorar o resultado Situação da economia Mesmo em época de recessão Em época de crescimento

7 Prof. Fernando Penteado 1.De Plan-DO-Check-Act (PDCA) para Standardize-Do-Check-Act (SDCA)– Siga o ciclo de Shewhart. 2.O próximo processo é o cliente – Pergunte o que você pode fazer para melhorar o produto ou o serviço que será passado adiante para o próximo processo. 3.Qualidade em primeiro lugar – Melhora da qualidade automaticamente reduz custos, enquanto que manter o foco nos custos costuma resultar em deterioração da qualidade. 4.Market-in x product out – No lugar de empurrar produtos para o Mercado e esperar que os clientes os comprem, perguntem aos clientes o que eles precisam e produza produtos que atendam suas necessidades e desejos. OS SETE CONCEITOS CHAVES DO KAIZEN

8 Prof. Fernando Penteado Tabela 3 – OS SETE CONCEITOS CHAVES DO KAIZEN 5.Gerenciamento desde o início – Quanto mais rápido for detectado um problema (No desenho/no teste piloto/na produção inicial), menos tempo e dinheiro será perdido. 6.Fale com dados – As ferramentas estatísticas da Tabela 4 fornecerão dados para argumentos convincentes. 7.Controle da variabilidade e prevenção de recorrências – Pergunte por que? Cinco vezes para achar a real causa do problema e evitar apenas tratar o efeito. OS SETE CONCEITOS CHAVES DO KAIZEN

9 Prof. Fernando Penteado Siga o Ciclo de Shewhart (PDCA): P – Plan (Planejar): Escolha um projeto (Princípio de Pareto) Levante dados (Histograma e Gráficos de Controle) Ache as causas (Diagrama de Fluxo e Diagrama de Causa/Efeito) Escolha a causa mais importante (Princípio de Pareto e Diagrama de Dispersão) Tente uma Solução (Diagrama de Causa/Efeito e Plano de Ação 5W e 1 H: who, what, why, when, where, how) D – Do (Fazer): Implemente a solução C – Check (Monitorar/Medir): Monitore os resultados (Pareto, Histogramas e Gráficos de Controle) A – Act (Corrigir): Altere o plano de ação e atue até as metas serem alcançadas, então padronize o novo processo (Escreva o Procedimento Operacional Padrão (POP), Treine o pessoal, Crie dispositivos Pokaioke para garantir a qualidade)

10 Prof. Fernando Penteado IMPLEMENTE OS 5S

11 Prof. Fernando Penteado ELIMINE OS DESPERDÍCIOS Produção maior que a demanda Tempo de espera Transporte Processo: Passos desnecessários Grandes estoques MovimentaçãoDefeitos

12 Prof. Fernando Penteado KAIZEN: TRABALHO PADRONIZADO A padronização é a melhor, a mais fácil e a mais segura forma de se fazer o trabalho. Os componentes da padronização incluem: Tempo de ciclo (TAKT time) Dá o ritmo do processo. Divida os minutos disponíveis para o trabalho pela demanda, para determinar o tempo disponível para a execução de cada peça (isto é o tempo de ciclo). Elimine o desperdício e então balancei a linha para o tempo de ciclo. Seqüência de trabalho É a divisão do trabalho entre os empregados, na seqüência adequada. Padronização do trabalho em processo. (WIP) A quantidade de material em processo deve ser a menor possível. Use caixas pequenas para conter as peças, pois menos espaço será ocupado. Se o trabalho em processo é usado como estoque amortecedor para paradas de máquina, tome as providências para resolver esses problemas, de forma a reduzir ao máximo esse estoque.

13 Prof. Fernando Penteado 1.Qual é o tempo de ciclo necessário ? 2.Quantos estágios são necessários ? 3.Como lidar com variações no tempo para cada tarefa ? 4.Como fazer o balanceamento ? Procedimento a ser seguido:

14 Prof. Fernando Penteado Tempo de ciclo = Tempo disponível Quantidade a ser processada Tempo de ciclo (TAKT time)

15 Prof. Fernando Penteado Nº de estágios = Tempo de processamento Tempo de Ciclo A DIVISÃO DO TRABALHO

16 Prof. Fernando Penteado O arranjo dos estágios Peças p/ hora: 50 Cada um faz 1/4 da tarefa Cada um faz 1/2 da tarefa Peças p/ hora: 25

17 Prof. Fernando Penteado Vantagens: Serviço mais simples; Manuseio mais simples;. Maior flexibilidade; Maior robustez; O arranjo dos estágios

18 Prof. Fernando Penteado Vantagens: Menor custo; Trabalho mais motivante; Facilita o empowerment O arranjo dos estágios

19 Prof. Fernando Penteado Principais motivos: Pequenas diferenças de produto para produto; Pequenas diferenças de tratamento exigidas pelo produto; Variações entre as pessoas que executam a tarefa. VARIAÇÃO DO TEMPO DE TAREFA

20 Prof. Fernando Penteado Técnica de balanceamento: D CABHFE G 1,6 min 1,7 min 1,1 min 1,0 min 1,7 min 1,4 min 1,6 min 1234 Tempo de ciclo determinado = 3,0 min Estágios:

21 Prof. Fernando Penteado Eficiência do Balanceamento 3,0 Tempo de ciclo Estágios4 2,7 2,6 2,8 321 tempos reais Tempo de ciclo = 3,0 min Tempo ocioso: (3,0-2,8)+(3,0-2,6)+ +(3,0-2,7) = 0,9 min Eficiência do balanceamento: 12-0,9/12 = 0,925=92,5% Tempo total=3,0x4=12 min


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