A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário dlima@fundap.sp.gov.br

2 “Estamos viajando por um território desconhecido, onde os velhos mapas e bússolas são inadequados e possivelmente perigosos” Peter Drucker

3 NOVAS RELAÇÕES FRENTE AO MERCADO Prof.Ms. Delmário UNINOVE/05

4 TRANSFORMAÇÕES De sociedade industrial PARA sociedade de informação, conhecimento, serviço; De tendências para o futuro mais previsíveis PARA incerteza e velocidade maior das mudanças;

5 TRANSFORMAÇÕES De valores materiais PARA valores internos, nobreza das missões; De mercados fechados, PARA globalização

6 COMO SOBREVIVEU A EMPRESA BRASILEIRA ? Monopólio Subsídios Reserva de Mercado Reza

7 QUALIDADE PRODUTIVIDADE COMPETITIVIDADE SOBREVIVÊNCIA QUEM SOBREVIVEU ?

8 SOBREVIVEU QUEM MUDOU ! O princípio da insanidade é fazer as coisas sempre da mesma maneira e esperar obter resultados diferentes. O CONSUMIDOR MUDOU Mais exigente; Mais esclarecido; Menos fiel; Novos hábitos; Busca valor em todas as faixas de preço.

9 O QUE O CLIENTE DESEJA? AGILIDADE ATENÇÃO RESPEITO MELHOR PRODUTO SER ATENDIDO

10 Porque o cliente vai a empresa ? 1) É obrigado, não tem saída. 2) Sente valor superior na sua empresa, comparado com a outra: Qualidade, Marca, Serviço, Preço,Tempo.

11 Criar valor significa desenvolver a confiança dos clientes. QUE FATORES COMPÕEM UMA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL?

12 ESTRATÉGIA A palavra estratégia vem do grego antigo strategia, que significa escritório do general. No uso atual, a palavra mantém sua conotação militar. Assim, o dicionário define estratégia como a arte militar de escolher onde, quando e com que travar um combate ou batalha. Um uso mais coloquial diz que estratégia é a arte ou habilidade de usar estratagemas na política, negócios, conquistas amorosas e afins. E estratagema é definido como ardil empregado na guerra para burlar o inimigo.

13 O que é Planejamento Estratégico ? É o processo que ajuda a organização a definir a prioridade das oportunidades e alocar os recursos da Organização para que se alcance o Perfil Estratégico Futuro. Planejamento Estratégico “Função que determina um meio sistemático para a tomada de decisões, visando garantir o sucesso da empresa em seu ambiente atual e futuro”.

14 É o processo dinâmico através do qual são definidos caminhos que a empresa deverá trilhar por meio de um comportamento pró- ativo, levando em conta a análise do seu ambiente e em consonância com a sua razão de existir a fim de construir o seu futuro desejado. Planejamento Estratégico

15 Peter Drucker ressalta que: “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes.” Um dos problemas enfrentados pelo executivo que toma decisões não é o que a sua empresa deve fazer no futuro, mas sim o que deve fazer hoje para a empresa estar preparada para as incertezas do futuro. Planejamento Estratégico

16 O que é Raciocínio Estratégico ? É o raciocínio que o Presidente e seus principais Executivos fazem para dar forma e clareza ao Perfil Estratégico Futuro da Organização.

17 Fatores Críticos de Sucesso “Os Fatores Críticos de Sucesso são aquelas atividades chave do negócio que precisam ser muito bem feitas para que a empresa atinja seus objetivos.” David Lobato David Lobato “Os Fatores Críticos de Sucesso são aquelas atividades chave do negócio que precisam ser muito bem feitas para que a empresa atinja seus objetivos.” David Lobato David Lobato

18 Criatividade e Inovação são os ingredientes fundamentais para o planejamento estratégico

19 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Alta Administração bem comprometida; Visão compartilhada por todos; As Equipes - Confiantes e Motivadas; Boa imagem no mercado; Comunicação clara; Ética empresarial.

20 Estratégico Aquele que demanda o comprometimento da Alta Administração. É o Patrocínio. Tático Aquele que quer mais objetivos realizados, mais pessoas satisfeitas e mais market share. Operacional Realiza-se pelo trabalho em equipe. Baseia-se em confiança, liderança e motivação. Sendo a confiança um de seus principais aspectos, é sempre importante relembrar que este é um aspecto de lenta conquista e rápida ruptura. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

21 “O VERDADEIRO ATO DE DESCOBRIR NÃO CONSISTE EM ACHAR TERRAS NOVAS, MAS EM VÊ-LAS COM OUTROS OLHOS". Marcel Proust “O trabalho é uma das dimensões do ser humano, a outra é o amor. Só tem bom desempenho quem ama o que faz” Peter Drucker

22 E SE OS EMPREGADOS ESTIVEREM DESMOTIVADOS ?

23 NÃO É DA MINHA ÁREA NÃO VOU AJUDAR O FURO É DO OUTRO LADO

24 Percepção das Pessoas de uma Organização


Carregar ppt "ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google