A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Digestório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Digestório."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Digestório

2

3 FUNÇÕES: 1- Destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substâncias estranhas ditas alimentares, que asseguram a manutenção de seus processos vitais. 2- Transformação mecânica e química das macromoléculas alimentares ingeridas (proteínas, carboidratos, etc.) em moléculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino. 3- Transporte de alimentos digeridos, água e sais minerais da luz intestinal para os capilares sangüíneos da mucosa do intestino. 4- Eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos. Mastigação: Desintegração parcial dos alimentos, processo mecânico e químico (insalivação). Deglutição: Condução dos alimentos através da faringe para o esôfago. Digestão: Desdobramento do alimento em moléculas mais simples. Absorção: Processo realizado pelos intestinos. Defecação: Eliminação de substâncias não digeridas do trato gastrointestinal.

4 Digestive System (Vander, Sherman & Luciano, Human Physiology, Cap
Digestive System (Vander, Sherman & Luciano, Human Physiology, Cap. 17, 2002, McGraw Hill

5 O Processo Digestivo no Homem
Pela função vital digestão são obtidos os nutrientes necessários para o metabolismo. Tal processo é realizado pelo sistema gastrointestinal (GI). Este é composto por um longo tubo oco ao qual são ligadas glândulas anexas (glândulas salivares, fígado, pâncreas). O alimento ingerido é hidrolisado (degradado em moléculas pequenas) na luz (espaço interior) do tubo digestivo. Do ponto de vista fisiológico, é um caso de digestão extracelular. A musculatura lisa do sistema gastrointestinal mistura o alimento a sucos digestivos e o movimenta em direção à saída do tubo digestivo. Nos intestinos há absorção das moléculas que vieram do processo digestivo, e os restos não digeridos são eliminados como fezes. É interessante notar que as fezes não são um produto do metabolismo intracelular, portanto não são consideradas como um tipo de excreção. As proteínas são decompostas em aminoácidos, as gorduras em ácidos graxos e glicerol, os carboidratos em açúcares simples monossacarídeos como a glicose. O trabalho do sistema gastrointestinal é ao mesmo tempo auxiliado e prejudicado pelo ato de prepararmos os alimentos pelas artes culinárias. O cozimento ajuda a romper a estrutura dos alimentos, mas o aquecimento pode causar a perda de alguns nutrientes importantes, como vitaminas.

6 Importância de uma alimentação variada
A alimentação é a fonte de nutrientes que servem para a síntese de protoplasma (matéria viva) e para a obtenção de energia para as funções vitais. Como há uma enorme variedade de nutrientes, devemos nos alimentar com uma dieta mais variada e completa possível, principalmente em períodos de crescimento, gestação e convalescença. Deve-se ingerir alimentos ricos em proteínas (carnes, leite e derivados, soja), carboidratos (farinhas, féculas, banana), lipídios (óleos, gorduras), vitaminas (cereais, vegetais variados, óleos). A atividade física e a exposição à luz solar também são importantes itens no crescimento das crianças. É bom lembrar que qualquer dieta especial deve ser orientada por médico endocrinologista ou clínico geral ou um nutricionista.

7 OS ÓRGÃOS ENVOLVIDOS COM A DIGESTÃO

8 Boca A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços e a língua atua movimentando o alimento, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.

9 A boca e esôfago A língua apresenta grande mobilidade de sua forma para movimentar o alimento. Esta grande capacidade de movimentação da língua é resultado desta possuir musculatura em três planos. Na superfície da língua existem cerca de dez mil brotamentos gustativos; estes possuem células sensoriais (gustativas) que, em contacto com as moléculas constituintes do alimento, são estimuladas e promovem a sensação do gosto no cérebro.

10 Língua: - Função de deglutição (engolir o alimento).
        Glândulas salivares:  - Glândulas exócrinas que possuem função de produzir a saliva que atua na digestão química dos alimentos (amido). - 3 glândulas: submaxilar, submandibular (ou sublingual ) e parótida;

11 Composição da Saliva: - Água: umidifica o alimento;
- Muco: (glicoproteína) - torna o alimento deslizável, ajudando no peristaltismo;  - Enzima ptialina ou amilase salivar - age sobre os carboidratos de reserva (amido) , fazendo a primeira quebra, e transformando-os em maltose (dissacarídeo); Obs: As enzimas digestivas são todas hidrolíticas, ou seja, realizam a reação na presença de água. Após a deglutição, o alimento passa para o esôfago, que através do peristaltismo (fortes contrações da musculatura do tubo digestivo) empurra-o para a abertura do estômago.

12 Faringe É um órgão comum ao sistemas digestório e respiratório.
Epiglote- durante a deglutição, uma cartilagem (epiglote) se curva e a laringe se eleva. Isso fecha a entrada para a laringe e permite a passagem do alimento só para o esôfago.

13 Para alcançar o interior do estômago, o bolo alimentar sofre o processo de deglutição: após a mistura do alimento com a saliva, a língua, por ação voluntária, move a mistura de saliva e alimento em direção à faringe. Ocorre então a deglutição, a respiração é inibida, a laringe é elevada e a glote se fecha. Chegando ao esôfago, ocorre uma onda de contração muscular, em direção ao estômago, até o alimento chegar ao estômago.

14 Esôfago Abaixo e a partir da faringe, os movimentos e a mistura do alimento no tubo digestivo são causados por contrações e relaxamentos rítmicos lentos dos músculos involuntários da parede do tubo. Esse mecanismo é denominado peristalse.

15 Estômago O estômago é uma porção dilatada do tubo digestivo onde o alimento sofre ação química (enzimática) e física, passando, após, pouco a pouco, para o intestino delgado. O armazenamento de alimento ocorre principalmente na parte superior (região fúndica) do estômago e a ação muscular se dá principalmente nas regiões do meio (corpo) e inferior (pilórica).

16 Estômago

17 No estômago, os movimentos de peristalse misturam o alimento com as secreções gástricas. Nos intestinos, esse movimento divide e redivide continuamente o bolo alimentar, misturando-o de modo completo e o fazendo deslocar-se lentamente para diante.

18 ESTÔMAGO O suco gástrico (de pH ácido) tem um efeito antisséptico sobre as bactérias que vêm com a comida, e também digere parcialmente as proteínas. Entretanto, a remoção cirúrgica do estômago não é fatal para o organismo, pois o alimento pode ser totalmente hidrolisado no intestino delgado. A parede do estômago possui glândulas gástricas que secretam o suco gástrico. Este apresenta enzimas que foram sintetizadas, nas células gástricas, pelo retículo endoplasmático e exportadas pelo complexo golgiense. O suco gástrico é rico em enzimas do tipo proteases e por isso as proteínas são os nutrientes transformados nesse órgão. Uma pessoa produz, em média, dois a três litros de suco gástrico por dia. A mistura de partículas alimentares parcialmente digeridas e das secreções líquidas , que se acumula no estômago, é denominada quimo.

19 INTESTINO DELGADO Os primeiros 25 centímetros, aproximadamente, constituem o duodeno, ao qual segue o jejuno (porção muito longa), e a parte final, o íleo, com 1,2 a 1,5 metros de comprimento. Quando o alimento em estado semifluido (quimo) passa ao duodeno através da válvula pilórica, estimula a secreção de suco pancreático e de fluido das glândulas tubulares da parede intestinal.

20 intestinos Fígado

21 Intestino delgado No intestino, uma terceira secreção, a bile, age sobre o bolo alimentar. A bile é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, de onde é lançada no duodeno. A bile não é uma secreção que têm enzimas. O que se encontra na bile são os sais biliares, que auxiliam o processo digestivo reduzindo, fisicamente, os lipídios a pequenas gotículas. Esse processo é denominado emulsificação. Os lipídios emulsionados são facilmente digeridos pelas lipases do suco pancreático. Quando certos pigmentos biliares acumulam-se no sangue e nos outros tecidos do corpo, produzindo icterícia, o amarelecimento da pele e uma região do globo ocular, a esclerótica ("o branco do olho").

22

23 Pâncreas O suco pancreático apresenta muitas qualidades de enzimas,
Os bicarbonatos, secretados pelas células dos dutos pancreáticos, neutralizam a acidez do quimo, tornando o conteúdo intestinal ligeiramente alcalino. Essa ação evita ulcerações no intestino e torna-o um ambiente propício para a atividade das enzimas pancreáticas sobre o alimento.

24 Fígado

25 Fígado

26 Funções do Fígado - Secretar a bile, líquido que atua no emulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ação da lipase; Remover moléculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicogênio, que é armazenado; nos momentos de necessidade, o glicogênio é reconvertido em moléculas de glicose, que são relançadas na circulação;  Armazenar ferro e certas vitaminas em suas células; - Degradar álcool e outras substâncias tóxicas, auxiliando na desintoxicação do organismo;

27

28 Intestino grosso

29 Intestino Grosso

30 Processos da digestão mecânicos Mastigação Deglutição.
Movimento peristáltico. Defecação

31 As grandes funções do Sistema Digestivo:
Motilidade, digestão, secreção, absorção e excreção. Vander, Sherman & Luciano, 1997 Digestive System (Vander, Sherman & Luciano, Human Physiology, Cap. 17, 2002, McGraw Hill

32 Processos Químicos Insalivação. Quimificação (quimo-estômago).
Quilificação (quilo-intestino).

33 Revisão

34 Sistema Digestório - Digestão: Transforma moléculas grandes e complexas (macromoléculas) dos alimentos em moléculas pequenas, simples e solúveis (micromoléculas).  Macromoléculas micromoléculas  Proteínas aminoácidos Carboidratos monossacarídeos Lipídios  ácidos graxos  Ácidos nucléicos nucleotídeos ·   Funções:  - Ingestão: permite a entrada de alimentos; - Digestão: fragmenta o alimento; - Absorção: absorve os nutrientes; · Tipos de alimentos:  - Plásticos (“Constroem”, fazem parte da matéria viva do organismo): proteínas; - Energéticos (Usados como combustível, liberam energia): carboidratos e lipídeos; - Reguladores (Regulam funções orgânicas, e ao contrário dos outros dois tipos, são requeridos em pequenas quantidades diárias pelo organismo): vitaminas;

35 Boca: Lábios, dentes, língua, glândulas Salivares (Sublinguais, Submandibular e Parótidas);ação mecânica e química  - Faringe,    - Esôfago: início do peristaltismo;   - Estômago - Quimo  - Intestino Delgado: Duodeno (digestão), Jejuno e Íleo (Absorção); Quilo  - Intestino Grosso (Armazena fezes e absorve água)  - Reto;  - Ânus. Glândulas anexas: - Glândulas Salivares; - Fígado; - Pâncreas;  


Carregar ppt "Sistema Digestório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google