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FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS

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Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Histórico de Recursos Humanos Relações de Trabalho

2 pensar porque existe o departamento de RH nas empresas ?
Já paramos para pensar porque existe o departamento de RH nas empresas ?

3 Transformação da área de Recursos Humanos...

4 Recursos Humanos (1965/1975) Brasil Recursos Humanos Regime Militar
Política Econômica Combate à inflação Expansão do COMEX Infra-estrutura Estatais Proteção à empresa Brasileira $$ p/ Transporte e Comunicação Milagre Econômico PIB 11,2% Crise do Petróleo Baixa qualificação de mão de obra Alto turnover Estruturas hierarquizadas e fragmentadas Setor = departamento de pessoal Modelo autoritário (controle) Treinamento começa a ser incentivado Valorização era Recrutamento, Seleção e Treinamento.

5 Recursos Humanos (1975/1985) Brasil Recursos Humanos
2ª fase do Regime Militar Política Econômica Agravamento da crise do petróleo Aumento da dívida externa Controle da inflação Mercado interno/externo Recessão Restrição à importações Força Movimento Sindical 1ª greve no ABC (1978) 2ª greve – 3 milhões (1979) Início do MST (1979) Conflitos Trabalhistas (greves) Negociações coletivas (fato novo). Modelo departamentalizado. Pesquisas salariais. Valorização era o Advogado Trabalhista, Negociador, Departamento de Remuneração. Profissional de RH – começa haver interesse pela carreira.

6 Recursos Humanos (1985/1995) Brasil Recursos Humanos
Redemocratização (Diretas Já) Política Econômica Planos econômicos (sete em uma década) Inflação como foco Abertura econômica Privatizações Mercado/empresas Retração do mercado interno Competição com importados Busca de tecnologia Novos paradigmas de produção Reestruturações Programas de qualidade Programas de reestruturação (demissões e apoio aos demitidos) Terceirização (coordenação) Treinamento para qualidade (TQC, 5S, Certificações ISO) Pesquisas de clima e satisfação Programas de retenção Estruturas departamentalizadas e início da migração para consultoria interna Nova visão de Recursos Humanos

7 Recursos Humanos (1995/2005) Brasil Recursos Humanos
Consolidação da democracia Política Econômica Crises mundiais Controle rígido da inflação Aumento da dívida Equilíbrio fiscal (lei de respons. fiscal) Privatizações Mercado/empresas Competição em mercados globais “Saneamento forçado” Custo do dinheiro Fusões/vendas/aquisições Resultados positivos de novas tecnologias e reestruturações. Novas demandas (RH Estratégico) Voltado ao negócio da empresa Foco em resultados (custo&benefício) Agregar valor Novas tecnologias em RH Avaliação 360º Remuneração por competências Endomarketing Programas de trainees Benefícios flexíveis E.learning Migração para consultoria interna “RH Estratégico” e valorização do “novo” profissional de RH

8 História do Sindicalismo
1930: ação social reprimida. Década de 1940: CLT regulamenta as relações entre capital x trabalho e estabelece vínculo sindical à esfera normativa. 1954 – 1964: autonomia sindical, ampliação do escopo preocupações (inflação, desemprego, custo de vida). Após 1964: intervenção militar = redução da ação sindical. Final dos anos 70: greves e rearticulação do movimento sindical.

9 História do Sindicalismo
1980: forte mobilização grevista e profundas modificações no sindicalismo brasileiro: Surgimento das centrais sindicais Constituição que assegura livre associação sindical Meados 1994 até o momento: Movimento sindical perde fôlego Informalidade reduz força dos sindicatos Pressão patronal desestimulando sua ação Preocupação do movimento sindical em no rumo

10 E HOJE ? Demandas novas... problemas velhos...
Sofrimento no trabalho (físico e psíquico...). Qualidade de vida no trabalho. Envolvimento com a estratégia empresarial. Desenvolvimento de lideranças. Administração de novas relações de trabalho. Retenção de profissionais.

11 RELAÇÕES DE TRABALHO

12 Variáveis Macro-Sociais que interferem nas Relações de Trabalho:
Mercado de Trabalho. Tecnologia (desemprego (?), qualificação, etc.). Sistemas de normas (regras de contratação, representação coletiva, legislação do trabalho, etc.). Organização político-sindical.

13 Variáveis Micro-Sociais que interferem nas Relações de Trabalho:
Organização do Trabalho (tecnologia da produção, processos, gestão, etc.). Gestão da força de trabalho (políticas de RH, liderança na empresa, contrapartida, etc.). Condições de trabalho (condições ambientais, riscos de segurança, QVT). Regulação de conflitos (processos formais e informais de regulação de conflitos).

14 Questões Importantes para discussão sobre Relações de Trabalho:
Futuro do emprego: como será ? Trabalho em casa/autonomia Redução do emprego formal e não do trabalho Novas formas de Trabalho Flexibilização = Precarização do trabalho ? Jornada de Trabalho: redução ? Tecnologia x Desemprego: qual relação ? Legislação do Trabalho: reformas ? Previdência/Aposentados trabalhando Qualificação da mão de obra

15 Alguns Tipos de Flexibilização do Trabalho
TELETRABALHO A DOMICÍLIO BANCO DE HORAS TERCEIRIZAÇÃO HORAS EXTRAS QUARTERIZAÇÃO PART-TIME HORÁRIO FLEXÍVEL ESTÁGIO TEMPORÁRIO POLIVALÊNCIA REDE DE EMPRESAS MULTIFUNCIONALIDADE


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