A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIQUE SABENDO – 2012 “TIRE O PESO DA DÚVIDA”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIQUE SABENDO – 2012 “TIRE O PESO DA DÚVIDA”"— Transcrição da apresentação:

1 FIQUE SABENDO – 2012 “TIRE O PESO DA DÚVIDA”

2 A CAMPANHA É UMA ESTRATÉGIA IMPORTANTE NO ENFRENTAMENTO DO DIAGNÓSTICO TARDIO EM NOSSO ESTADO
De cada 100 portadores do HIV acolhidos em nossos serviços de referência (SAE), 42 chegam com sinais e sintomas de Aids, com a saúde e a imunidade já comprometidas!

3 METAS DA CAMPANHA Testar pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o teste anti-HIV na vida. Acessar e sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem teste, ajudando-as a superar o medo de realizá-lo! Acompanhar TODOS os casos positivos até que cheguem à unidade de referência para acompanhamento e realização de exames.

4 “TODO TESTE DEVE SER VOLUNTÁRIO E ESCLARECIDO”
É obrigatório o uso da abordagem consentida. Adolescentes acima de 12 anos têm direito a realizar o teste de HIV desacompanhados. Travestis e transexuais devem ser chamados pelo nome social.

5 OUTRAS CONSIDERAÇÕES Todos os resultados devem ser entregues em atendimento individual por profissional capacitado. O laudo deve ser entregue exclusivamente à pessoa que buscou a testagem. O teste deve ser acessível o ano todo!

6 Recomendamos a utilização da Ficha Fique Sabendo 2012
TODO ATENDIMENTO DEVE SER REGISTRADO EM FICHA DE ATENDIMENTO Recomendamos a utilização da Ficha Fique Sabendo 2012 (2011 atualizada)

7 FICHA DE ATENDIMENTO A ficha de atendimento pré e pós-teste Fique
Sabendo destina-se : Aos serviços de saúde da rede de Atenção Básica Oferta de testagem em campo (extramuros)

8 Tubos para Colheita do Sangue a Vácuo
O tubo fornecido é o tubo seco com gel separador

9 Anote à mão o NOME e último SOBRENOME do usuário na etiqueta
Nome Sobrenome Nome Sobrenome Cole a etiqueta no tubo, na posição vertical IMPORTANTE! Não escreva sobre o código de barras

10 Preenchimento das Requisições
Formato dos Campos do Formulário facilita preenchimento legível CNES

11 Uso das Etiquetas Padronizadas
Tubo de Sangue (obrigatório) Requisição (obrigatória)

12 Em 2012... Exame realizado e laudo emitido Usuário atendido
Nome Sobrenome Usuário atendido Sangue corretamente coletado e identificado Exame realizado e laudo emitido

13 REQUISIÇÃO DO EXAME Compete à equipe multiprofissional das Unidades de Saúde: Instruir o paciente ou responsável sobre as informações quanto ao preparo para a realização do exame; Preencher todos os campos da Requisição de Exame, que é padronizada para o Fique Sabendo e que contém as seguintes informações: •Identificação da Unidade Solicitante: Nome da Unidade, Município, nº do Cadastro Nacional Estabelecimento de Saúde (CNES), Laboratório de Referência, profissional responsável pela solicitação; •Identificação da Amostra: Data e Hora da coleta do exame, Número da Amostra (Etiqueta Código de Barra), Nome do responsável pela coleta; •Identificação do Paciente: Nome completo, Data de Nascimento, Documento de Identificação, Sexo, se Gestante, e se já realizou Sorologia para HIV anteriormente; No caso de menores de 12 anos é obrigatório o registro do nome do responsável pelo menor.

14 2) IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE
No momento da coleta deve-se solicitar ao paciente que comprove a sua identidade por meio de documento com foto (RG, carteira de motorista, carteira profissional), carteira de matricula ou número de prontuário em Unidade de Saúde; Nos demais casos, mesmo com nome completo, mas sem comprovação por documento, considerar Número de Documento como Não Informado (NI); É possível a participação de indivíduos que não queiram se identificar, optando por “codinomes ou pseudônimos”, entretanto nesse caso o Relatório de Resultados dos Exames Laboratoriais, emitido pelo Laboratório, conterá a ressalva de que o usuário não se identificou no momento da coleta de sangue e, desta forma, este documento não terá valor como laudo laboratorial. O Serviço de Saúde, conforme o critério adotado em cada Unidade, poderá não emitir o Relatório de Resultados dos Exames Laboratoriais, mas somente a informação verbal sobre o resultado obtido.

15 3) IDENTIFICAÇÃO DA AMOSTRA /REQUISIÇÃO Anotar à mão o nome e o último sobrenome do paciente na etiqueta com código de barras, conforme figura abaixo.

16 Serão fornecidas duas Etiquetas com Código de Barras (com a mesma numeração) para cada paciente:

17 Uma etiqueta deverá ser colada no tubo de colheita de sangue, em sentido vertical, logo abaixo da identificação do paciente, conforme a figura abaixo.  

18 Uma Etiqueta deve ser colada na Requisição do Exame, no local apropriado, conforme figura abaixo

19 ATENÇÃO PONTO CRÍTICO:
OBSERVAÇÕES: Caso haja algum problema na identificação do paciente ou da amostra, como erro, rasura ou outra intercorrência comprometendo uma das Etiquetas, descarte-as e utilize novo conjunto de Etiquetas; O responsável pela coleta e identificação deve anotar seu nome, de forma legível (não é permitido rubrica) no final da Requisição (conforme normas da RDC n. 302/ 2005). ATENÇÃO PONTO CRÍTICO: O responsável pela coleta do material deve CONFERIR se cada Tubo corresponde à numeração da Requisição do paciente, assim como da Relação de Remessa. Cada jogo de etiquetas será de apenas um (1) paciente.

20 Não esquecer de identificar o nome do Município, isto é critico para retorno do resultado do exame

21 CONSERVAÇÃO DA AMOSTRA
COLETA DAS AMOSTRAS A coleta do material biológico deverá ser realizada de acordo com as normas preconizadas de biossegurança; Nos casos especiais, onde a coleta de sangue não puder ser realizada pelo sistema a vácuo, o sangue coletado por meio de seringa deverá ser injetado lentamente no Tubo primário padronizado fornecido pela Coordenação do Fique Sabendo (c/gel separador), sem a abertura da tampa. IMPORTANTE: Todos os procedimentos com o Tubo primário devem ser realizados sem a abertura da tampa, mantendo-o fechado até a execução do exame na área técnica; CONSERVAÇÃO DA AMOSTRA Após cada coleta deve-se homogeneizar o tubo de sangue, por inversão suave, no mínimo de 8 a 10 vezes; O tubo deverá ser mantido em repouso devidamente fechado para retração do coágulo (de 30 minutos a 2 horas), em temperatura ambiente (entre 18° e 25°C); Após a completa retração do coágulo, as amostras devem ser CENTRIFUGADAS.

22 Colheita da Amostra Conferir a identificação do usuário comparando dados do documento e dados da requisição Créditos:

23 Identificação do usuário
Na Requisição do Exame: Nome Completo – registro civil e nome social, se houver No tubo de Sangue: Nome e Sobrenome – registro civil No cadastramento da Requisição no SIGH: Nome Completo – registro civil e nome social, se houver Atenção! Quando o Nome Completo for Requerido, Não use Abreviações!

24 Uso das Etiquetas Padronizadas
1 - Tubo de Sangue (obrigatório) 2 - Requisição (obrigatório)

25 Cole a etiqueta no tubo, na posição vertical
Anote à mão o NOME (registro civil) do usuário na etiqueta, mas não escreva sobre o código de barras Cole a etiqueta no tubo, na posição vertical ATENÇÃO! Para nomes extensos, podem-se utilizar abreviaturas, exceto para o primeiro nome e para o sobrenome, que obrigatoriamente devem constar

26 Pós coleta Homogeneizar o sangue imediatamente após a coleta, invertendo o tubo de 8 a 10 vezes (sem chacoalhar!) Após homogeneização, o tubo deve ficar em repouso de 30 minutos a 2 horas em temperatura ambiente (entre 18º a 25º C) para retração do coágulo

27 Centrifugação Após retração completa do coágulo, as amostras devem ser centrifugadas a RPM por 10 minutos

28 E se não for possível centrifugar o sangue?
Atenção!!! Neste caso, excepcionalmente, as amostras deverão ser mantidas em refrigeração (geladeira +4ºC a + 8ºC) até o momento do envio (no máximo 24h) para o laboratório de referência Fique Sabendo O recomendado é a centrifugação em até 2 horas após a retração do coágulo

29 Idade Sexo Se gestante Primeiro teste na vida x sexo x idade

30 Quando o cliente poderá buscar o resultado do exame?
Após o início da Campanha poderá notificá-lo que entre 15 a 20 dias o mesmo poderá procurar a unidade de Saúde, com documento com foto, agendar o horário para retirada do resultado com o profissional qualificado. OBS. Não entregar resultado para terceiros, somente para a pessoa que realizou o exame.

31 Dúvidas???? Entre em contato com o GIPA
– das 8 às 17 hs – (18) – Luciana ou Maria do Carmo por SKYPE e ainda (18) (Mª do Carmo) e todo o Material da Campanha e impressos estarão disponíveis site da Secretaria Municipal de Saúde de Assis

32 BOA CAMPANHA A TODOS


Carregar ppt "FIQUE SABENDO – 2012 “TIRE O PESO DA DÚVIDA”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google