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ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SOB A ÓTICA DA REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO BÁSICO: AGIR Ana Claudia Hafemann Vanessa Fernanda.

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1 ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SOB A ÓTICA DA REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO BÁSICO: AGIR Ana Claudia Hafemann Vanessa Fernanda Schmitt

2 Objetivo: Apresentar uma proposta de Planejamento Estratégico para a Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí – AGIR.

3 Localização Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/pancho/files/2014/09/w_sc_p.jpg Fonte:http://www.ammvi.org.br/municipios/mapazoom.php?PHPSESSID=g329mb9hr8m512mdj266jgacp7

4 Justificativa: Melhoria na qualidade da gestão; Profissionalização dos processos, organização dos procedimentos e a clareza na determinação de planos de ação; Fortalecimento da marca AGIR.

5 Ações: Atualização da missão e a visão estratégica da Agência; Levantamento de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; Elaboração de planos de ação a partir de objetivos estratégicos previamente definidos.

6 Missão: “Garantir por meio da regulação a prestação de serviços públicos municipais efetivos e com qualidade, primando pela universalização do atendimento dos serviços essenciais, proporcionando o diálogo entre poder público, prestadores e usuários.”

7 Visão estratégica: “Ser referência nacional via consórcio público em regulação, controle e fiscalização de serviços públicos municipais de saneamento básico e ser pioneira em normatizações que priorizem a universalidade de atendimento a sociedade.”

8 Análise SWOT Fonte: http://www.webglobal.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/08/preview_html_254cd5e9.png

9 Pontos Fortes: Atendimento ao público em geral; Comitê de Regulação da AGIR atuante; Reforma nas instalações físicas. Pontos Fracos: Baixo número de servidores em relação a crescente demanda; Logomarca desatualizada; Falta de normativas em determinados assuntos.

10 Ameaças: Desconhecimento por parte dos usuários da atuação da Agência. Oportunidades: Parcerias através de Acordos Internacionais de Cooperação Técnica; Parcerias com outras Agências de Regulação; Workshops, cursos promovidos pela AGIR.

11 Objetivos Estratégicos: Os objetivos estratégicos definem os resultados desejados para a empresa no longo prazo. Eles abrangem áreas do desempenho como: posição no mercado, volume de negócios, inovação, responsabilidade social e imagem na comunidade ( MAXIMIANO 2006, p. 55).

12 Planos de ação:

13 “A ponte entre a intenção e a realização é a Ação. A Estratégia nada significa até que se transforme em Ação e esta em resultados (VASCONCELLOS FILHO; PAGNONCELLI, 2001, p. 313)

14 ANDRADE, Arnaldo Rosa de. Planejamento estratégico: formulação, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2012. x, 182p. il. ANJOS JUNIOR, Ary Haro dos. Gestão estratégica do saneamento. Barueri: Manole, 2011 – (Série Sustentabilidade/Coordenador Arlindo Philippi Jr.) BRASIL, Arnaldo Luiz Dutra. A Lei 11.445/2007 e as perspectivas dos prestadores municipais. In: CORDEIRO, Berenice de Souza (Coord.). Lei nacional de saneamento Básico: Perspectivas para as Políticas e a Gestão dos Serviços Públicos. Brasília: Editora, 2009, 277p. (Lei Nacional de Saneamento Básico: perspectivas para as políticas e gestão dos serviços públicos ; v.3) BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado. Disponível em: Acesso em 12 mar. 2015. LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003. xviii, 542p. il. MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. Agências reguladoras independentes: fundamentos e seu regime jurídico. 1. ed. 1. reimpressão. Belo Horizonte. Fórum, 2009, 220p.

15 MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. viii, 212 p., il. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2005, 335p. il. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas.32. ed. São Paulo: Atlas, 2014. xxxviii, 343p. il. PINHEIRO, Ricardo Pinto. “A Visão da ABAR”. In: PROENÇA, Jadir Dias; COSTA, Patrícia Vieira da; MONTAGNER, Paula (Org.). Desafios da regulação no Brasil. Brasília: ENAP, 2006, 342p. SERRA, Fernando A. Ribeiro; TORRES, Maria Cândida Sotelino; TORRES, Alexandre Pavan. Administração estratégica: conceitos, roteiro prático e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2002. 178p. il. VASCONCELLOS FILHO, Paulo de; PAGNONCELLI, Dernizo. Construindo estratégias para vencer: um método prático, objetivo e testado para o sucesso de sua empresa. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 370p. il.

16 MUITO OBRIGADA! ana@agir.sc.gov.br vanessa@agir.sc.gov.br


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