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CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.

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1 CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU

2 1.ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DO COMITÊ: Processo eleitoral: Publicação de edital para formação de chapa para eleição de nova diretoria e conselho consultivo Eleição da diretoria e conselho consultivo, pelas entidades membro Substituição de Entidades: Publicação de edital para novas entidades ocuparem X vagas os segmentos... Manifestação de interesse Aprovação das novas entidades, para compor o Comitê Itapocu. Organização do Comitê Secretaria executiva organiza as assembleias (edital de convocação, listas, atas, pauta, publicação). A consultora organiza os documentos, sugere pauta, apresenta para diretoria e conselho consultivo que aprovam as decisões.

3 2. O que está previsto para 2013? Implementação do projeto FEHIDRO: Curso de EA : formação de educadores ambientais para gestão de recursos hídricos na BI (40 horas) – Maio e Junho Formação de grupo de educadores ambientais (multiplicadores de EA) – Maio e Junho Elaboração de material educativo (cartilha e caderno) – Maio e Junho Encontro regional para mobilização social e troca de experiência – Novembro 8 Cursos de EA (20 horas) – Agosto-Outubro Realização do Seminário Regional de Defesa Civil – Prevenção: Um olhar para o futuro - Dezembro

4 3. REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIAS (EXTRAORDINÁRIAS E ORDINÁRIAS): Já foi realizada uma assembleia e haverá mais 3. Em média 17 entidades membro participam assiduamente das 37 que integram. Temas mais relevantes: Projeto de Operacionalização FEHIDRO, estudos técnicos, CT Prevenção de Cheias e Desastres – Colegiado de Defesa Civil, eventos -Listas de Presença e atas são publicadas no site institucional, nó link do Comitê Itapocu. –-- O regimento interno está sendo observado

5 4. EVENTOS DO COMITÊ E PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS ATIVIDADES: Março – Palestra sobre Cadastro de Usuários de Água – para estimular o cadastramento que é mínimo na bacia (3) – Usuários de água Maio – Curso de EA (1) – Participação engenheiros civis e agrônomos, arquitetos, profissionais defesa civil, polícia ambiental, técnicos municipais secretaria planejamento Workshop Monitoramento Hidrometeorológico – EPAGRI (2) – Profissionais municipais da DC Colegiado de Defesa Civil / CT Prevenção – Elaboração do Plano de Prevenção de Cheias e Desastres Naturais – Gestores, profissionais municipais da DC – Seminário Regional de DC (Eventos principais (nº), importância para o comitê (o porquê de participar), como foi a participação (poder público, sociedade civil e usuários de água)? O que está previsto para 2013?

6 5. ARTICULAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL: Articulação Interinstitucional é inerente ao trabalho (SDR, Fundações de MA, Defesa Civl, SAMAE, Setor empresarial, EPAGRI, prefeituras municipais)’‘ Abrange mais os municípios da AMVALI- Não contato com Barra do Sul, Convocando para assembleia, reunião de grupo de trabalho, tomando decisões conjuntamente Ações SC Rural – MDA Reconstrução – principalmente técnicos coordenadores Epagri com Defesa Civil Articulação é ponto forte Ponto fraco - incluir a consultora em tudo que envolve água, meio ambiente, desastre natural. Como o comitê atua neste aspecto? Abrange a bacia? Como se dá a articulação com os setores da bacia? E com as ações do SC Rural desenvolvidas pelas entidades parceiras (ex.: corredores ecológicos (FATMA)? Quais os atores sociais envolvidos? Dificuldades? Potencialidades?

7 5. COMUNICAÇÃO: Quais são os meios de divulgação das ações, resultados, realização de eventos (rádio, jornal, facebook, etc.). Há contratação de profissional da área para auxiliar neste trabalho? É eficiente? Temos a disposição a jornalista da assessoria de imprensa da AMVALI, que divulga todas as reuniões, ações, eventos do Comitê no site institucional http://www.amvali.org.br/home/?http://www.amvali.org.br/home/? A partir do site a mídia local/ regional (principalmente jornais impressos) contactam ou repercute as notícias. Na rádio é pouca divulgação

8 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Avaliação dos resultados do trabalho do consultor no comitê: pontos positivos, negativos, dificuldades, gargalos, perspectivas, projeções de ações, sugestões. Avaliação: a atuação do Comitê Itapocu foi alavancada Pontos positivos: Regularidade das assembleias Diversos estudos foram e estão sendo realizados Alcançada boa repercussão na mídia, Comunicação com os membros do comitê e diretoria, Apoio da equipe da entidade executiva AMVALI, da Diretoria e Conselho Consultivo. Fortalecimento da articulação interinstitucional Projeção de ações: Durante o ano de 2013 há o projeto FEHIDRO a ser implementado e o seminário de Defesa Civil em Dezembro com o tema Prevenção: um olhar para o futuro. Dificuldades: excesso de trabalho!!!! Gargalos: Preocupação com a continuidade das ações do comitê quando esta atividade externa não for mais possível Sugestão: DRHI reunir com a diretoria do Comitê para discutir meios de buscar a sustentabilidade de suas ações, independente da atividade de consultoria.


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