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PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM TRÊS ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus.

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1 PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM TRÊS ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

2 O que nos desafia??? 1. A compreensão do Ensino Médio Integrado  A Educação Profissional Técnica de Nível Médio pode ser desenvolvida nas formas articulada e Subsequente ao Ensino Médio.  A articulada (Integrada - matrícula única; ou Concomitante - matrículas distintas)  A Subsequente (Exclusiva a concluintes do Ensino médio). Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

3 “ Mas o Curso Integrado não é a somatória ou a sobreposição de dois cursos diferentes, um técnico mais outro de ensino médio (esse é o conceito do concomitante). Ele é a síntese entre os dois cursos, que se transformam em um curso único, condensado com Projeto Pedagógico único, currículo único e matrícula única... O arranjo curricular pode possibilitar uma economia de carga horária mínima exigida”. (SANTOS, 2012). Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

4 Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – Carga Horária Mínima  Cursos com 800 h - 3.000 h  Cursos com 1.000 h – 3.100 h  Cursos com 1.200 h – 3.200 h - A Prática Profissional integra as cargas horárias mínimas de cada habilitação. - O Estágio se obrigatório deverá ser adicionado à Carga Horária Mínima. Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

5 - Atividades não presenciais de até 20% da carga horária do curso. (suporte técnico; atendimento docente / Tutores). 2. Registro de dados no SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação profissional e Tecnológica)  É registrada a carga horária mínima do curso  Repasse de recursos de acordo com o SISTEC Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

6 3. Evasão 4. Retenção 5. Período de Integralização 6. Estágio durante o curso 7. Avaliação discente (Critérios e Metodologias) 8. Certificação ENEM 9. Acompanhamento das Equipes Pedagógicas e Assistência Estudantil (Rendimento) 10. Plano de Permanência e Êxito do Estudante Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

7 POSSIBILIDADES Revisão e atualização dos PPCs  Proposta adequada à peculiaridades e interesses  Evitar sombreamento de disciplinas  Priorizar os Projetos Integradores; a Pesquisa como princípio pedagógico e o trabalho como principio educativo  Incluir estágio apenas quando obrigatório Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém

8 OBRIGADA!!! Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Santarém


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