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Marechal Cândido Rondon – PR Secretaria Municipal de Saúde Fundo Municipal de Saúde Conselho Municipal de Saúde AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SECRETARIA MUNICIPAL.

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1 Marechal Cândido Rondon – PR Secretaria Municipal de Saúde Fundo Municipal de Saúde Conselho Municipal de Saúde AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 1º Quadrimestre de 2016

2 LEGISLAÇÃO Lei nº 8.689, de 27 de julho de 1993 Dispõe sobre a extinção do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e dá outras providências. Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 Regulamenta o § 3º do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas 3 (três) esferas de governo; revoga dispositivos das Leis nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 8.689, de 27 de julho de 1993; e dá outras providências. Resolução CNS nº 459, de 10 de outubro de 2012 Aprova modelo padronizado de Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas para os Estados e Municípios.

3 LEGISLAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 58/2011 e 70/2012 do TCE-PR: Art. 38. Todo recurso destinado às ações e serviços públicos de saúde e os transferidos pelo Estado e União para a mesma finalidade serão aplicados por meio do Fundo Municipal de Saúde, com acompanhamento e fiscalização do Conselho Municipal de Saúde.... § 9.º O gestor do Fundo Municipal de Saúde elaborará Relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, o qual conterá, no mínimo, as seguintes informações: I - montante e fonte dos recursos aplicados no período; (incluído pela Instrução Normativa 70/2012) II - auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações; (incluído pela Instrução Normativa 70/2012) III - oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação. (incluído pela Instrução Normativa 70/2012) § 10. O gestor do Fundo apresentará os relatórios quadrimestrais em audiência pública, até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, no mesmo contexto da audiência estabelecida pela LRF para avaliação do cumprimento das metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

4 Montante e fonte dos recursos aplicados no período

5 RECEITAS

6 RECEITAS PARA APURAÇÃO DA APLICAÇÃO EM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE EC 29/2000 15% da arrecadação 1º Quadr.Arrecadação no ano RECEITA DE IMPOSTO LÍQUIDA (I)8.106.322,22 IPTU3.676.738,33 ITBI791.732,39 ISS2.404.394,49 IRRF852.242,45 Multas, juros de mora e outros encargos do imposto56.753,15 Dívida ativa dos impostos225.990,77 Multas, juros de mora e outros encargos da Dívida Ativa 98.470,64 RECEITA DE TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS E LEGAIS (II) 28.608.229,91 Cota-parte FPM8.660.310,71 Cota-parte ITR6.099,23 Cota-parte IPVA7.000.250,24 Cota-parte ICMS12.658.626,13 Cota parte IPI-Exportação183.909,68 Desoneração ICMS99.033,92 TOTAL (I) + (II)36.714.552,13 Fonte: Anexo 12 ( LC 141/2012, art. 35)

7 RECEITA ADICIONAIS PARA FINANCIAMENTO DA SAÚDE Transferências de recursos do Sistema Único de Saúde – SUS 1º Quadr.Arrecadação no ano TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS DOS SUS1.473.896,97 Provenientes da União 1.030.396,38 Provenientes dos Estados162.855,44 Outras Receitas do SUS138.350,70 Outras Receitas para financiamento da Saúde142.294,45 TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS0,00 OUTRAS RECEITAS PARA FINANCIAMENTO DA SAÚDE 14.009.043,60 TOTAL15.482.940,57 Fonte: Anexo 12 ( LC 141/2012, art. 35)

8 REPASSES FUNDO A FUNDO Repasses fundo a fundo – recebidos1º Quadr.Total Atenção Básica – Agentes Comunitários de Saúde101.400,00 Atenção Básica – PAB Fixo381.576,00 Atenção Básica - PMAQ20.400,00 Atenção Básica – Saúde da Família180.000,00 Vigilância em Saúde – Agente Combate a Endemias97.344,00 Vigilância em Saúde – Inc. ações vig. Prev.10.000,00 Vigilância em Saúde – Inc. pontuais IPVS21.910,74 Vigilância em Saúde – Piso Fixo34.065,20 Vigilância em Saúde - Piso Fixo – parte ANVISA526,23 Vigilância em Saúde – Piso fixo - FNS8.056,68 Programa de Assistência Farmacêutica80.352,20 TOTAL935.631,05 Fonte: www.fns.saude.gov.br

9 DESPESAS

10 PERCENTUAL APLICADO Despesas Liquidadas RECEITAS1º Quadr.Arrecadação no ano Receitas de impostos EC 2936.714.552,13 Recursos aplicados8.092.705,03 Recursos não utilizados para fins de limite728.628,43 Recursos aplicados para fins de limite7.364.076,60 % de recursos aplicados em saúde20,06 Aplicação mínima definida por lei (15%)5.507.182,82 Aplicado há mais que o mínimo definido em lei 1.856.893,78 Fonte: Anexo 12 ( LC 141/2012, art. 35)

11 PERCENTUAL APLICADO Despesas Empenhadas RECEITAS1º Quadr.Arrecadação no ano Receitas de impostos EC 2936.714.552,13 Recursos aplicados11.435.364,35 Recursos não utilizados para fins de limite 821.803,95 Recursos aplicados para fins de limite10.613.560,40 % de recursos aplicados em saúde28,9 Aplicação mínima definida por lei (15%)5.507.182,82 Aplicado há mais que o mínimo definido em lei 5.106.377,58 Fonte: Anexo 12 ( LC 141/2012, art. 35)

12 PERCENTUAL DA RECEITA APLICADO Série histórica 20062007200820092010201120122013201420152016 15%15,07 % 15,16 % 16,18 % 16,13 % 19,7 % 24,71 % 24,17 % 24,55 % 26,68 % 20,06 % Fonte: http://siops.datasus.gov.br/consdespfonterp.php

13 EMPENHOS POR FONTE DE RECURSOS Fonte: Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada - Anexo TC08 FONTEDescrição1º Quadr.TOTAL 000Recursos livres3.794.732,65 303Saúde / % vinculado s/imp.4.935.499,39 304Alienação de ativos0,00 315CAPS0,00 318SISFRONTEIRA0,00 338Sisfronteira0,00 347VIGIASUS – Estadual Custeio92.166,67 349FNS – UPA porte 1 230.429,14 353HOSPSUS – FES 600,00 354IOAF Incentivo assist. Farmacêutica 6.360,00 355VIGIASUS - Estadual Investimento 0,00

14 EMPENHOS POR FONTE DE RECURSOS Fonte: Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada - Anexo TC08 FONTEDescrição1º Quadr.TOTAL 369Serv. Prest. SUS/fat. AIHs 142.294,45 395Atenção Básica Estadual 54.946,55 396SUS – AIH’s Hospital 29.499,46 495Atenção Básica 419.939,01 496Atenção Média/Alta Complex. Amb. e Hosp. 11.818,10 497Vigilância em Saúde 64.179,71 498Assistência farmacêutica Básica 0,00 505Royalties 764.277,90 510Taxas – Exerc. poder polícia 114.281,55 926Transf. FMS Cascavel - CONSAMU 774.369,78 TOTAL11.435.364,35

15 DESPESAS EMPENHADAS COM SAÚDE POR SUBFUNÇÃO Fonte: Departamento de Contabilidade / Marechal Cândido Rondon-PR SUBFUNÇÃO1º Quadr.TOTAL Atenção Básica571.007,10 Assistência Hospitalar e Ambulatorial8.592.110,45 Suporte Profilático e Terapêutico1.223.284,53 Vigilância Sanitária574.500,16 Outras Subfunções474.462,11 TOTAL11.435.364,35

16 Despesas por ação Fonte: Quadro Demonstrativo da Despesa / Sistema IPM PROGRAMA EXCELÊNCIA EM SAÚDE – janeiro a abril de 2016 Ação Meta Financeira Previsto atualizado Realizado% Unidade 013 – Secretaria Municipal de Saúde2.009.200,00471.326,3123,6 Manutenção do Gabinete da Secretaria de Saúde1.999.200,00471.326,3123,6 Implantação do Esgotamento sanitário5.000,000,0000 Ampliação do Sistema de Captação de água5.000,000,0000 Unidade 014 – Fundo Municipal de Saúde31.297.011,0910.964.038,0435 Manutenção do Conselho Municipal de Saúde e apoio as ações de controle 20.000,002.535,8012,68 Auxilio passagem e hospedagem para tratamento de saúde45.200,00600,001,33 Manutenção e ampliação da Estratégia saúde da família1.395.080,00312.001,3422,36 Instalar, manter e ampliar o atendimento psiquiátrico - CAPS370.722,2038.207,7910,31 Manutenção da clínica da mulher e da criança529.289,52189.117,9735,73 Tratamento de drogaditos e alcoólatras170.000,0031.680,0018,63 Reforma, ampliação e Construção de postos de saúde149.606,52104.763,8370,03 Construção da UPA300.486,10230.429,1476,68 Manutenção da UPA1.260.000,005.253,000,42 Manutenção dos postos de saúde e da Unidade 24 horas11.033.945,763.802.151,3334,46

17 Despesas por ação Fonte: Quadro Demonstrativo da Despesa / Sistema IPM PROGRAMA EXCELÊNCIA EM SAÚDE – janeiro a abril de 2016 Ação Meta Financeira Previsto atualizado Realizado% Manutenção da frota de veículos da secretaria1.735.000,00633.509,0836,51 Manutenção de ampliação do consórcio intermunicipal de saúde CISCOPAR 1.807.164,28371.723,1920,57 Manutenção do Hospital Municipal4.536.459,961.329.600,1829,31 Manutenção do consórcio CONSAMU1.731.774,431.613.327,1093,16 Manutenção dos atendimentos especializados1.759.350,00501.353,6076,54 Construção da central de medicamentos655.000,00535.533,9481,76 Manutenção da Central de Medicamentos322.500,00101.892,0531,59 Manter e ampliar e farmácia básica1.746.500,00585.858,5433,54 Vigilância em saúde1.728.932,32574.500,1633,23 TOTAL GERAL (013 + 014)33.306.211,0911.435.364,3534,3

18 Despesas por Categoria Econômica Fonte: Quadro Demonstrativo da Despesa / Sistema IPM PROGRAMA EXCELÊNCIA EM SAÚDE Categoria Meta Financeira Previsto inicialRealizado 1º quadrimestre % Despesas Correntes31.036.380,0010.467.155,8333,7 Despesa de Capital152.050,00968.208,52636,8 TOTAL31.188.430,0011.435.364,3536,7 Observação: nos valores previstos não estão incluídos os superávit de 2015 e os excessos de arrecadação de 2016.

19 DESPESAS EMPENHADAS QUADRO RESUMIDO DESPESAS1º Quad.Total Pessoal e encargos sociais4.178.667,47 Participação em consórcios – Consamu e Ciscopar 1.985.050,29 Material distribuição gratuita575.527,80 Prestação de serviços médicos e laboratoriais 1.057.021,18 Material de Consumo727.574,80 Prestação de serviços PJ1.143.651,16 Equipamentos e material permanente35.736,75 Obras e instalações870.726,91 Outras despesas correntes861.407,99 TOTAL11.435.364,35 Observação: informações detalhadas de cada despesa citada, poderão ser obtidas no Portal da Transparência do Município. Acesse o site: www.mcr.pr.gov.br

20 AUDITORIAS Lei Complementar nº 141/2012, artigo 36, letra “a”, inciso II: “O gestor do SUS em cada ente da Federação elaborará Relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, o qual conterá, no mínimo, as seguintes informações: (...) auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações”

21 AUDITORIAS Os relatórios de auditoria deverão conter no mínimo: UF / Município / Demandante / Órgão responsável pela auditoria / Nº auditoria / Finalidade / Unidade auditada / Encaminhamentos (recomendações e determinações).

22 Oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada

23 CONSULTAS MÉDICAS

24 Relatório de Consultas Médicas Especialidade de PEDIATRIA Local1° Quadrimestre Clínica da Mulher2846 UBS Alvorada182 UBS Jardim Lider113 UBS Jardim Marechal149 UBS Primavera143 UBS Augusto157 UBS São Lucas127 UBS Vila Gaucha149 UBS 24 Horas832 TOTAL4698

25 Relatório de Consultas Médicas Especialidade de Clínico Geral Local 1° Quadrimestre U.B.S. Bom Jardim198 U.B.S. Iguiporã757 U.B.S. Margarida68 U.B.S. Novo Horizonte723 U.B.S. Novo Três Passos325 U.B.S. Porto Mendes109 U.B.S. São Roque171 U.B.S. Jardim Alvorada663 U.B.S. Jardim Líder326 U.B.S. Jardim Marechal570 U.B.S. Jardim Primavera304 U.B.S. Vila Gaúcha442 P.S.F. São Lucas298 P.S.F. Augusto505 Unidade de Saúde 24 horas9456 TOTAL14915

26 Relatório de Consultas Médicas Especialidade MEDICINA GERAL COMUNITÁRIA Local1° Quadrimestre U.B.S. Jardim Alvorada1590 U.B.S. Jardim Líder1189 U.B.S. Jardim Marechal1210 U.B.S. Jardim Primavera1279 U.B.S. Vila Gaúcha1579 U.B.S. Porto Mendes1111 U.B.S. Augusto 1351 U.B.S. Margarida 802 U.B.S São Lucas 1250 TOTAL11361 * Medico Programa Saúde da Família

27 Relatório de Consultas Médicas Especialidade GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Local1° Quadrimestre Clínica da Mulher e da Criança1778 UBS Alvorada147 UBS Lider130 UBS Marechal95 UBS Primavera79 UBS Augusto98 UBS São Lucas91 UBS Vila Gaucha155 TOTAL2573

28 Relatório de Consultas Médicas Unidade de Saúde 24 horas Especialidade1° Quadrimestre Ortopedia e Traumatologia1237 Cirurgia Geral398 Urologia237 Nutricionista198 Endocrinologia306 Oncologia Clínica404 Psiquiatria1117 Ultrassonografia1569 TOTAL5466

29 Relatório de Consultas Odontológicas Local1° Quadrimestre Unidade de Saúde 24 horas475 U.B.S. Margarida170 U.B.S. São Roque67 U.B.S. Jardim Marechal243 U.B.S. Jardim Primavera412 U.B.S. Vila Gaúcha251 U.B.S Jardim Lider228 U.B.S Alvorada250 U.B.S. Bom Jardim50 U.B.S. Porto Mendes163 U.B.S. Iguiporã142 U.B.S. Novo Horizonte108 U.B.S. Novo Três Passos111 E.S.F. Augusto326 E.S.F São Lucas443 TOTAL3439

30 Comparativo de agendamento de consultas por especialidade

31 ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA Regulamentado pelo Protocolo de Manchester que foi instituído pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR).

32 PROTOCOLO DE MANCHESTER

33 Relatório Atendimento Serviço Social Unidade de Saúde 24 horas ATIVIDADES JAN FEVMARABRTOTAL PRÓTESES/ÓRTESES 0220161553 VISITAS DOMICILIARES 0020081038 SAÚDE MENTAL (Psiquiatria; álcool e outras drogas) 0005040312 OUTROS (Alimentação Especial; BIPAP; CPAP; Estudos Sociais; Fraldas; Hanseníase; Oxigenoterapia; Passe Livre; TFD ). 13536669201 REUNIÕES/PALESTRAS (Rede de Atenção; Oficinas APSUS; Comitês Municipais; Laqueadura e Vasectomia...). 0008131132 PROJETO QUALIDADE DE VIDA (nº de participantes) 0086192208486 CAPACITAÇÃO 0001 03 Total 15193300317825

34 EXAMES

35 DIAGNÓSTICO EM LABORATÓRIO CLÍNICO Agendamento de Procedimentos por Período Laboratório1° Quadrimestre CLINICA DE RADIOLOGIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 1568 UNIDADE DE SAÚDE 24 HORAS*4538 BORGMANN5157 DR LEODIR PASETTI3562 KURTZ - ANALISES CLINICAS3739 UNILAB3712 TOTAL22276

36 Comparativo de agendamento de Exames por Fornecedor

37 HOSPITAL MUNICIPAL DR. CRUZATTI 2016

38 HOSPITAL MUNICIPAL O hospital municipal Dr. Cruzatti, iniciou suas atividades em setembro de 2012, contando com 02 centros cirúrgicos e 20 leitos divididos em;  Ala feminina (5 leitos);  Ala masculina (4 leitos);  Ala obstétrica (3 leitos);  Ala cirúrgica (4 leitos);  Ala pediátrica (2 leitos);  Berçário (1 leito);  Isolamento (1 leito).

39 HOSPITAL MUNICIPAL Composta de uma Equipe técnica formada por:  01 Diretor Clínico;  1 Gerente De Enfermagem;  1 Coordenadora Administrativa;  10 Médicos Plantonistas;  04 Enfermeiros;  01 Farmacêutico;  11 Técnicos De Enfermagem;  03 Assistentes Administrativos;  01 Estagiaria;  1 Ajudante Mirim;  Equipe de apoio terceirizada.

40 HOSPITAL MUNICIPAL Durante o 1º quadrimestre de 2016 atendemos 321 pacientes. Os diagnósticos mais frequentes neste período foram doenças pulmonares, fraturas ou ferimentos, doenças urinarias e doenças cardíacas. Credenciado ao Sistema Único de Saúde, recebendo neste período, através do Fundo Estadual de Saúde - AIH SUS o valor de R$ 141.154,98.

41 HOSPITAL MUNICIPAL DescriçãoJaneiroFevereiroMarçoAbrilTOTAL Alta Hospitalar68605155234 Alta a Pedido337720 Óbito876425 Paciente Evadiu-se01102 Recusa de Internamento00101 Bom Jesus (Toledo)422513 Nossa Senhora Salete (Cascavel)12216 Hospital Nossa Senhora do Rocio (Campo Largo)--415 Hospital Universitário (Cascavel)21--3 Hospital Rondon--112 Ceonc (Cascavel)--112 Hospital de Entre Rios1---1 Hospital Regional Francisco Beltrão-1--1 Hospital Universitário Cajuru (Curitiba)1---1 Hospital Norospar (Umuarama)--1-1 UOPECAN – Cascavel--1-1 Casa de Saúde de Rolandia3---3 ATENDIMENTO TOTAL91777875321

42 HOSPITAL MUNICIPAL DescriçãoJaneiroFevereiroMarçoAbrilTotal% Feminino 43303731 141 44 Masculino 48474144 180 56 DescriçãoJaneiroFevereiroMarçoAbrilTotal% Pacientes 0 a 18 anos 8797 31 10 Pacientes 19 a 60 anos 35303239 136 42 Pacientes acima de 60 anos 48403729 154 48

43 HOSPITAL MUNICIPAL Principais Doenças que causam internaçõesQuant. 01 Broncopneumonia / Pneumonia / Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica / Asma / Bastomicose / Tuberculose / Linfadenite / Amigdalite 65 02 Fratura / Trauma / Ferimento/ Luxação 31 03 Colecistite / Infecção no Trato Urinário / Insuficiência Renal Aguda / Doença Via Biliar / Colica Nefretica / Hematuria 24 04 Insuficiência Cardíaca Crônica / Infarto Agudo Miocárdio / Fibrilação Atrial / Taquicardia / Endocardite / Vasculite / Bradicardia 18 05 Dengue / Suspeita Dengue 17 06 GECA (Gastroenterocolite Aguda) 14 07 Sepse 13 08 AVC (Acidente Vascular Cerebral) / Doença Neuronio / Edema Cerebral / Hemorragia Intracraniana 13 09 Infecção ou Doença Bacteriana / Peritonite / Encefalite Viral 13 10 Neoplasia 12 11 Diabetes 12 Anemia / Desnutrição 12 13 Obstrução Intestinal / Doença Aparelho Digestivo / Gastrite / Doença no Anus / Dor Abdominal / Melena 11 14 Trombose / Ulcera / Varizes 8 15 Transtorno Psicológico / Intoxicação 8

44 HOSPITAL MUNICIPAL Principais Doenças que causam internaçõesQuant. 16 Abcesso / Infecção da Pele / Erupção Cutanea 7 17 Erisipela 7 18 Icterícia Neo Natal 7 19 Hipertensão / Angina 4 20 Artrite 4 21 Cirrose Hepática 3 22 Epilepsia / Concussão 3 23 Cobra / Animal Venenoso 2 24 Parto Espontaneo / Ameaça de Aborto 2 25 Evadiu-se / Recusa 2 26 Sincope e Colapso 1 27 Orquite 1 28 Otite 1 29 Trombocitopenia 1 30 Tetano 1 31 Hipopotassemia 1 32 Miastenia 1 33 Pancreatite Aguda 1

45 HOSPITAL MUNICIPAL Faturamento SUS AIH Autorização de Internação Hospitalar VALORQUANTIDADEMEDIA JaneiroR$ 40.324,4898R$ 411,47 FevereiroR$ 33.857,6976R$ 445,50 MarçoR$ 32.566,8874R$ 440,09 AbrilR$ 34.405,9371R$ 484,59 TOTALR$ 141.154,98319R$ 442,49

46 HOSPITAL MUNICIPAL EXAMES REALIZADOS DescriçãoJanFevMarAbrilTotal PACIENTES ATENDIDOS98829386359 EXAMES LABORATORIAIS7297678406693.005 RAIO-X65635476258 ELETROCARDIOGRAMA1822182179 TOMOGRAFIA1307141246 ULTRASSONOGRAFIA10912738 ULTRASSONOGRAFIA COM DOPPLER4-2-6 RESSONÂNCIA1--23 COLONOSCÓPIA--112 ENDOSCÓPIA2---2 ARTERIOGRAFIA VASCULAR1---1 ESTUDO URODINAMICO--1-1 TOTAL DE EXAMES8438689427883.441 MEDIA POR PACIENTE8,6010,5910,139,169,58

47 HOSPITAL MUNICIPAL TRANSFUSÕES REALIZADAS DescriçãoJanFevMarAbrTotal TRANSFUSÃO - CONCENTRADO DE HEMACIAS 145 2760 TRANSFUSÃO - CONCENTRADO DE PLAQUETAS ----0 TRANSFUSÃO - PLASMA FRESCO---99 ATENDIMENTO TOTAL145 3669

48 HOSPITAL MUNICIPAL ESTATÍSTICA DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO PACIENTES ATENDIDOS 232 PACIENTES QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA 44 PORCENTAGEM DE PARTICIPAÇÃO 19%

49 HOSPITAL MUNICIPAL PERFIL DO USUARIO IDADE PACIENTE 0 A 18 ANOS 2 5% 19 A 60 ANOS 19 43% MAIS DE 61 ANOS 17 39% NÃO RESPONDEU 6 14% SEXO MASCULINO 25 57% FEMININO 18 41% NÃO RESPONDEU 1 2% ESCOLARIDADE ANALFABETO 3 7% BÁSICO 16 36% FUNDAMENTAL 10 23% ENSINO MÉDIO 7 16% SUPERIOR 4 9% NÃO RESPONDEU 4 9%

50 HOSPITAL MUNICIPAL 16 TÓPICOS Quanto tempo você levou para ser atendido dentro do serviço? VOCÊ CONSIDERA QUE: DEMOROU MUITO25% DEMOROU12% DEMOROU POUCO818% NÃO DEMOROU3273% NÃO RESPONDEU12% COMO VOCÊ SE SENTE: MUITO SATISFEITO2250% SATISFEITO1739% INSATISFEITO12% MUITO INSATISFEITO25% NÃO RESPONDEU25%

51 HOSPITAL MUNICIPAL EXPECTATIVA: De uma maneira geral, você concidera que este estabelecimento é: MELHOR QUE IMAGINAVA3580% IGUAL AO QUE IMAGINAVA614% PIOR QUE IMAGINAVA00% NÃO IMAGINAVA00% NÃO RESPONDEU37%

52 HOSPITAL MUNICIPAL COMPARAÇÃO 2015 / 2016 DESCRIÇÃO1º Quadrimestre 20151º Quadrimestre 2016 Alta Hospitalar295232 Transferencias5839 Alta a Pedido20 Óbito1025 Paciente Evadiu-se-2 Recusa de Internamento-1 Feminino189141 Masculino194180 Pacientes 0 a 17 anos4131 Pacientes 18 a 59 anos180136 Pacientes acima de 60 anos162154 TOTAL PACIENTES ATENDIDOS383321 FATURAMENTO DO SUS Valor do Faturamento SUS - AIH (Autorização de Internação Hospitalar) R$ 147.139,71R$ 141.154,98 Quantidade de AIH´S Faturadas371319 Média de Faturamento por AIH´SR$ 396,60R$ 442,49

53 CLINICA DA MULHER EXAME1° Quadr. PAPANICOLAU763 MAMOGRAFIA280 1° Quadrimestre

54 CAPS – CENTRO DE APOIO PSICOSOCIAL Atendimentos1° Quadr. Consultas medicas.77 Psicologia294 Enfermagem112 Assistente Social104 Total587

55 CAPS – CENTRO DE APOIO PSICOSOCIAL Intervenções1° Quadr. Internamentos14 Visitas Domiciliares89 Reuniões com Grupo de Saúde Mental 13 Atendimentos da recepção130

56 VIGILÂNCIA EM SAÚDE Vigilância Sanitária Vigilância Epidemiológica Controle de Endemias

57 VIGILÂNCIA SANITÁRIA

58 O Departamento de Vigilância Sanitária do município exerce as atividades de Vigilância Sanitária, Vigilância de Endemias e Saúde do trabalhador, utilizando como amparo legal o Código de Postura do Município e o Código Sanitário do Estado do Paraná, bem como suas atualizações. A equipe do Departamento de Vigilância Sanitária é composta de 11 profissionais, sendo: 02 médicos veterinários, 01 farmacêuticos/bioquímicos, 05 fiscais sanitários, 01 assistente administrativo, 1 enfermeira, 1 Arquiteta. VIGILÂNCIA SANITÁRIA

59 Ações realizadas1º quadr. Vistoria para liberação de licença sanitária504 Vistoria para liberação de habite-se153 Acompanhamento de animal agressor90 Acompanhamento nos abatedouros (bovinos, suíno e ovino) 80 Coletas de água para análise laboratorial91 Vistorias para atendimento de reclamações208 Inspeção em serviços de Saude47

60 VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ações realizadas1º quadr. Vistorias em serviços de alimentação47 Vistorias em mercados e mercearias44 Vistorias em outras empresas de alimentos14 Inspeção em serviços de interesse a Saúde ( instituições de longa permanência para idosos, óticas, serviços de prótese, salões de beleza, estabelecimentos de piercing e tatuagens, CMEI`S, APAE, estabelecimento de ensino, serviço de controladores e pragas, funerárias, hotéis) 69 Inspeção de farmácias e Distribuidoras de medicamentos e produtos de saúde 90

61 VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ações realizadas1º quadr. Acompanhamento de limpeza de lotes baldiosAgricultura Vistoria nos lotes baldiosRealizado pela secretaria de agricultura Fiscalização de uso de produtos fumigenos - Antitabagismo 67 Inspeção sanitaria em saúde do trabalhador25 Coleta de alimentos de origem animal0 Analise de projetos de Estabelecimentos de saúde ou de interesse a saúde 1 Inspeção veicular junto a Polícia Militar / Federal1 Notificação / termo de intimação24

62 CONTROLE DE ENDEMIAS

63 Números de imóveis trabalhados: 21.474 Localidades atendidas: 23 na sede e 10 no interior Pontos Estratégicos: 64 pontos estratégicos Equipe 01 Coordenador; 04 Supervisores; 24 Agentes de campo concursados; 35 Agentes Comunitárias de Saúde concursadas; 10 agentes contrados emergencialmente. Veículos 01 Kombi para deslocamento dos Agentes a campo; 03 motos utilizadas para supervisão e deslocamento de Agentes; 01 veículo pick up. 01 van terceirizada Programa Municipal de Controle da Dengue PMCD

64 Programa Municipal de Controle da Dengue 01/01/2016 a 30/04/2016 Visitas realizadas na sede, distritos e bloqueios de casos. Imóveis trabalhados: 39.535 Imóveis fechados:21.378 Recuperadas: 2.001 Total: 62.914 Total geral de imóveis abertos trabalhados no quadrimestre: 41.536 imóveis abertos e recuperados.

65 Programa Municipal de Controle da Dengue 01/01/2016 a 30/04/2016 OPERAÇÃO DE CAMPO LIRA na sede (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti) 1º LIRAa – Realizado no mês de Janeiro Imóveis trabalhados: 939 Amostra coletadas: 83 Índice Aedes Aegypti : 6,4% 2º LIRAa – Realizado no mês de Abril Imóveis trabalhados: 942 Amostra coletadas: 17 Índice Aedes Aegypti: 1,9%

66 NOTIFICAÇÕES Quando encontrado foco, o morador é previamente notificado, após 48 horas se deixar de atender o solicitado conforme as disposições da Lei Municipal nº 4.613, o mesmo é autuado, conforme especificações a baixo: - Infrações leves, de um a dois focos; 1 V.R. - Infrações médias, de três a quatro focos; 3 V.R. - Infrações graves, de cinco a seis focos; 5 V.R. - Infrações gravíssimas, de sete ou mais focos; 10 V.R. O valor da V.R. está em R$143,62. De janeiro a abril de 2016 foram efetuadas 235 notificações e 5 multas.

67 Programa Municipal de Controle da Dengue 01/01/2016 a 30/04/2016 OPERAÇÃO DE CAMPO Neste ano de 2016 o governo implantou o PNEM (Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia), onde consiste em fazer os ciclos de visitas mensalmente os quais antes eram realizados a cada dois meses um ciclo. AÇÕES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Envolvimento da mídia local; Atividade de mobilização social; Inserção da rede escolar; Produção local de material de divulgação.

68 Programa Municipal de Controle da Dengue 01/01/2016 a 30/04/2016 Vigilância Epidemiológica Notificações referentes as semanas epidemiológicas 01 a 17 246 notificações; 60 autóctones, 21 importados; 116 negativos; Total de casos Positivos: 81

69 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

70 Vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.conhecimentoprevençãosaúdedoençasagravos VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA O Departamento de Vigilância Epidemiológica é composto por uma equipe de 01 enfermeira, 02 técnicas em enfermagem e 01 médico com carga horária de 01h/d.

71 Vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.conhecimentoprevençãosaúdedoençasagravos VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA O Departamento de Vigilância Epidemiológica é composto por uma equipe de 01 enfermeira, 02 técnicas em enfermagem e 01 médico.

72 São funções da vigilância epidemiológica: Coleta de dados; Diagnóstico de casos; Processamento de dados coletados; Análise e interpretação dos dados processados; Recomendação das medidas de controle indicadas; Retroalimentação do sistema. Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; Divulgação de informações pertinentes; Normatização. VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

73 Principais atividades realizadas no período: - 808 Testes rápidos realizados para Sífilis, Hepatite B, Hepatite C ou HIV; - 328 exames para HIV, Sífilis, Hepatite B, Toxoplasmose, Hepatite C, citomegalovirus, colinesterase, doença de chagas enviados ao Lacen e Ciscopar; -261 exames sorológicos para Dengue; -Acompanhamento mensal, através de consultas médicas, medicação, consultas de Enfermagem, orientações a 41 pacientes de HIV/AIDS(07 pacientes novos), 03 de Tuberculose, 01 de Hanseníase, 04 de Hepatites virais, 10 de sífilis; -Principais notificações no período: -Chikungunya – 4, Zika vírus -4, Atendimento anti-rábico humano – 43, Meningites – 4,Acidente com animal peçonhentos 8, Violências – 20, acidentes de trabalho graves -1, Leptospirose – 3, Hantavirose – 1. VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

74 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Vacinas aplicadas Principais Vacinas TETRA VIRALANTI-HEPATITE BTRIPLICE DTP MENINGOCOCICA TIPO C ANTI RABICAPAPILOMA VIRUS HUMANO - HPV SALK POLIOTRIPLICE VIRALANTI POLIO HEPATITE AFEBRE AMARELAINFLUENZA VACINA H1N1ANTI-PNEUCOCCICAROTAVIRUS PNEUMO-10DUPLA BACTERIANAVACINA ANTI RABICA PENTAVALENTEBCG No período de janeiro a abril de 2016 foram aplicadas 6.118 doses

75 Campanha de vacinação Contra Influenza 2016 GrupoPopulaçãoDoses% Crianças2641166362,97 Trabalhador da Saúde 890970108,99 Gestantes49137175,56 Puérperas8187107,41 Idosos6101522585,64 Indígenas07- Total10204832181,55

76 OUVIDORIA MUNICIPAL

77 OUVIDORIA MUNICIPAL TIPON°PERCENTUAL E-MAIL – OUVIDORIA MUNICIPAL00% TELEFONE, PESSOALMENTE8100% TOTAL8100% CLASSFICAÇÃONUMERO% SOLICITAÇÃO-- RECLAMAÇÃO8100% DENÚNCIA-- INFORMAÇÃO-- SUGESTÃO-- ELOGIO-- TOTAL8100%

78 OUVIDORIA MUNICIPAL TIPIFICAÇÃONUMEROPERCENTUAL Atendimento/Médico337,50% Atendimento562,50% TOTAL8100% STATUSNUMEROPERCENTUAL CONCLUÍDAS562,50% ENCAMINHADAS-- REENCAMINHADO-- EM ANALISE337,50% NOVO-- TOTAL8100%

79 FARMÁCIA BÁSICA

80 Farmácia Básica está regularizada junto ao Conselho Regional de Farmácia, com a assistência Técnica de 02 farmacêuticas, 02 assistentes administrativos, 01 zeladora e 02 funcionarias terceirizadas auxiliando na dispensação. O horário de funcionamento da farmácia básica é das 08:00 ás 12:00; 13:30 as 17:00. A farmácia hospitalar do Hospital Municipal Dr. Cruzatti conta com assistência técnica de 01 farmacêutica.

81 FARMÁCIA BÁSICA Programas realizados na farmácia básica / almoxarifado central: - Programa de medicamentos excepcionais do estado: os medicamentos são dispensados mensalmente para pacientes com processos que seguem os protocolos do estado; - Distribuição de alimentação para pacientes com necessidades especiais: a alimentação é dispensada mensalmente, com apresentação de receita médica ou de nutricionista e avaliação da assistência social; -Distribuição de material para pacientes cadeirantes: o material é dispensado mensalmente, mediante apresentação de receita ou pedido médico. - Demandas Judiciais do estado e municipio;

82 FARMÁCIA BÁSICA Programas realizados na farmácia básica: -Dispensação de medicamentos; -Dispensação de fraldas; -Dispensação de tiras de teste para pacientes diabéticos.

83 FARMÁCIA BÁSICA Atendimentos Localização1° Quadrimestre Almoxarifado Central585 Farmácia Básica - Centro21.439 Clínica da Mulher e da Criança65 U.B.S. Bom Jardim169 U.B.S. Iguiporã141 U.B.S. Margarida662 U.B.S. Novo Horizonte436 U.B.S. Porto Mendes1.236 U.B.S. São Roque134 E.S.F. Augusto1.286 E.S.F. São Lucas1.404

84 FARMÁCIA BÁSICA Atendimentos Localização1º quadrimestre U.B.S. Jardim Alvorada1.507 U.B.S. Jardim Líder1.512 U.B.S. Jardim Marechal1.229 U.B.S. Jardim Primavera850 U.B.S. Vila Gaúcha1.141 U.B.S. Novo Três Passos236 Hospital Municipal1.400 TOTAL35.432

85 CISCOPAR

86 Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná PROCEDIMENTOS1º Quadr. Quantidade 1º Quadr. Valor CONSULTAS2.20677.705,00 EXAMES6.494374.292,10 TOTAL8.700451.997,10

87 CISCOPAR Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná Das 2.206 consultas do terceiro Quadrimestre fomos atendidos por 28 instituições e suas especialidades ligadas ao Ciscopar. Dos 6.494 exames fornecidos tivemos 259 tipos com valores que variam entre R$ 19,43 e R$ 400,00.

88 CONSAMU

89 Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste Base SAMU M.C.Rondon-PR MÊSATENDIMENTOS REALIZADOS PELOS MEDICOS ATRAVES DO 192, COM OU SEM ENVIO DE RECURSO. Janeiro298 Fevereiro294 Março298 Abril246 TOTAL DO QUADRIMESTRE1136 TOTAL DO ANO DE 20161136 Fonte: www.consamu.com.br

90 CONSAMU Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste Estatísticas do Helicóptero MÊS/ ANOQUANTIDADE Janeiro 30 Fevereiro 20 Março 28 Abril 35 Total do Quadrimestre113 Total do Ano de 2016113 Fonte: www.consamu.com.br

91 TRANSPORTE DE PACIENTES

92 TRANSPORTE DE PACIENTES 01/01/2015 a 30/04/2015 LOCALIDADEMOTIVOPERIODICIDADENº DE PACIENTES CascavelConsultasDiário10 ExamesDiário20 ToledoConsultasDiário15 ExamesDiário17 HemodiáliseDiário10 Curitiba/ Campo Largo/ Ponta Grossa Consultas e exames 01 vez por semana 38 Diversas localidades Consultas, exames, internamentos 01 vez por semana 5 AmbulânciasEmergênciasDiário6

93 FROTA DA SECRETARIA FROTAQUANTIDADE Ambulância de simples remoção6 UTI Móvel1 Veículo de transporte de passageiros3 Veículo de passeio9 Motos4 Ônibus de 25 lugares1 MOTORISTAS14

94 CONCURSO PÚBLICO MÉDICOS

95 CARGOVAGASESPECIALIDADEINSCRITOSAPROVADOS CONVOCADOSASSUMIRAM TRABALHAND O Médico T 402Clínico Geral03 00 Médico T 402Pediatra0100 -- Médico T 402 Ginecologia e obstetrícia 02 01 Médico T 604Clínico Geral1312 06² 05 Médico T 802Clínico Geral0806 00 Médico T 1204Clínico Geral1106 02¹00 Médico Auditor 01Médico Auditor00 -- Cirurgião Dentista 01-10817 01 Total18-14646 29107 ¹Dois dos médicos T12 (Clinico Geral) já se desligaram do cargo. ²Um dos médicos T6 (Clinico Geral) já se desligou do cargo.

96 CONCURSO PÚBLICO 2016 MÉDICOS CARGO VAGAS ESPECIALIDADEINSCRITOSAPROVADOS CONVOCADOS Médico Auditor 01 Médico Auditor 1 Médico Sanitarista01Médico Sanitarista1 Médico T 12 09 Clínico Geral 44 Médico T 12 02 Ginecologia e obstetrícia 6 Médico T 12 02 Ortopedista 9 Médico T 12 02Pediatria5 Médico T 4 01Anestesista3 Médico T 4 03Cardiologista2 Médico T 4 04Clinico Geral30 Médico T 4 01Endocrinologista1 Médico T 4 04 Ginecologia e obstetrícia 5 Médico T 4 02Ortopedista2 Médico T 4 04Pediatria3 Médico T 4 01Psiquiatria2 Médico T 4 01Urologista2 Médico T 8 04Clinico Geral62 Médico Veterinário01Médico Veterinário215

97 Marechal Cândido Rondon – PR Secretaria Municipal de Saúde Fundo Municipal de Saúde Conselho Municipal de Saúde Agradecemos a presença de todos. 31/MAIO/2016 Para maiores informações e ou esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail: saude@mcr.pr.gov.br


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