Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCarla Filipe Peralta Alterado mais de 8 anos atrás
1
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2
2
Ciência Para entender o mundo em que vive e a si próprio, o homem cria representações desse mundo. Estas representações são construídas intelectualmente criando conceitos mentais da realidade e, conforme vimos, a ciência expressa, portanto, uma das maneiras de explicar a realidade. 2
3
A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento. Conhecimento popular Conhecimento filosófico Conhecimento religioso Conhecimento científico 3
4
Conhecimento popular Senso comum Espontâneo Vulgar Empírico O entendimento repousa sobre as constatações feitas, vinculadas às observações pessoais que são construídas de forma assistemática, fruto da vivência cotidiana e dos valores que perpassam essas relações. 4
5
Conhecimento popular Surge do viver cotidiano e geralmente se apresenta desprovido de método e sistematicidade, pautando-se unicamente pela prática e percepções cotidianas. Prioritariamente intuitivo, imediato, concreto e não se pauta pela lógica. Pouco racional, apresenta respostas ambíguas nem sempre verdadeiras, que se pautam em aparências. Contribuem para superstições e discriminações. 5
6
https://pequenacozinhaemsaoluis.files.wordpress.com/ 6 Conhecimento popular
7
Conhecimento filosófico Definição: “filosofia”, a qual foi criada por Pitágoras: philos significa “amigo” e sophia significa “sabedoria”. A filosofia cumpre a tarefa de compreender a realidade e contribuir com conteúdos reflexivos e lógicos para que essa realidade possa ser transformada. 7
8
Conhecimento filosófico Entre os grandes filósofos, não há uniformidade de pensamento e de forma de reflexão, já que a filosofia consiste na observação, reflexão e interpretação do mundo sob pontos de vista diferentes e, às vezes, inconciliáveis. Tem como base conceitos subjetivos. 8
9
Conhecimento filosófico Exemplo: Qual o sentido do homem e da vida? Existe ou não existe o absoluto? Há liberdade? Todavia, o campo de reflexão ampliou-se muito nos dias atuais. Hoje, os filósofos, além das interrogações tradicionais, formulam novas questões, por exemplo: o homem será dominado pela técnica? A máquina substituirá o homem? 9
10
http://www.esdc.com.br/imagens/mitodacaverna2.jpg 10 O Mito da Caverna A República, de Platão O Mito da Caverna A República, de Platão O homem está condenado a ver apenas sombras à nossa frente
11
Conhecimento religioso O conhecimento religioso, também chamado de teológico, é aquele que se revela por meio da fé divina ou da crença religiosa, a existência divina é evidente e inquestionável. Exemplo: Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc.. 11
12
http://www.webs.com/frozen.htm?uname=janeladeskinner 12 Papa Capim e Cafuné estão preocupados com a deusa da sua tribo, Jaci, a Lua Porque a Lua começa a sumir no rio, para eles, ela estaria sendo devorada pelas piranhas
13
Conhecimento científico O conhecimento científico se caracteriza pela busca da compreensão dos fenômenos existentes por meio da utilização de procedimentos metódicos em suas investigações. Exemplo: Descobrir uma vacina que evite uma doença. 13
14
Conhecimento científico Foco em fatos e fenômenos verificáveis, o conhecimento científico é também objetivo, factual, racional, analítico, organizado, explicativo e sistemático; constrói e aplica leis através de investigações metódicas. 14
15
http://www.amnh.org/ 15 Albert Einstein Testes científicos para formular hipóteses
16
Francis Bacon e René Descartes foram os precursores da ciência moderna. A possibilidade da igualdade entre os homens surge pela primeira vez, objetivamente, por meio do conhecimento. 16 http://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Bacon http://en.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes
17
A CIÊNCIA MODERNA Bacon e Descartes propõem o método de observação e de interpretação da natureza, que iguala os homens. Os homens não mais dependem da agudeza e do engenho subjetivos, a exemplo dos grandes pensadores de períodos anteriores. 17
18
FRANCIS BACON Bacon acreditava que a ciência deveria aliviar a condição humana. Proclamou que o destino da ciência não seria somente aumentar o conhecimento, mas, acima de tudo, melhorar a vida do homem. 18
19
Resultados da ciência Devem ser “objetivos”, ou seja, eles devem ser testáveis, repetíveis e passíveis de confirmação por meio de outros cientistas. 19
20
Áreas da ciência Ciência pura (o desenvolvimento de teorias) versus ciência aplicada (a aplicação de teorias nas necessidades humanas). Tanto a ciência pura, como geradora de conhecimento, quanto a aplicada, como reinterpretação desse conhecimento, são igualmente importantes e necessárias para o desenvolvimento científico-tecnológico- cultural. A ciência é a liberdade de pensamento e deve estar a serviço do desenvolvimento. 20
21
Áreas da ciência Ciência natural (o estudo do mundo natural) versus ciência social (o estudo do comportamento humano e da sociedade). As ciências naturais estudam fenômenos relativamente simples e fáceis. Já as ciências da ação humana estudam fenômenos relativamente complexos. Ou, ainda mais apropriado, fenômenos extremamente complexos. 21
22
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Atividade 2
23
23 Atividade Defina as frases a seguir entre conhecimento científico, religioso, senso comum ou filosófico.
24
Plutão leva 247,7 anos a completar uma volta em torno do Sol. Cortar os cabelos na lua crescente faz com que os cabelos cresçam mais rápido 24
25
Plutão leva 247,7 anos a completar uma volta em torno do Sol. Cortar os cabelos na lua crescente faz com que os cabelos cresçam mais rápido conhecimento científico 25
26
Plutão leva 247,7 anos a completar uma volta em torno do Sol. Cortar os cabelos na lua crescente faz com que os cabelos cresçam mais rápido conhecimento comum conhecimento científico 26
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.