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PublicouEdite Lisboa Peres Alterado mais de 8 anos atrás
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O SERVIÇO CRISTÃO EM RELAÇÃO AOS FRACOS NA FÉ (14.1-23)
Paulo trata aqui da relação entre dois grupos da comunidade cristã de Roma.
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Os “fracos” e os “fortes”.
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É importante esclarecer já de início que a “fraqueza” a que Paulo se refere não é uma fraqueza de vontade ou de caráter, mas de “fé”.
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Paulo dá três importantes lições quanto ao que se refere ao tratamento com esses “irmãos fracos”.
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EM PRIMEIRO LUGAR, PAULO APELA PARA QUE SE RESPEITE OS ESCRÚPULOS DE CONSCIÊNCIA DAQUELES IRMÃOS ( ). 14.1. Pelo fato de serem “enfermos na fé” não devem ser rejeitados no meio da igreja, mas Paulo diz: “Recebei-os”.
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A verdade é que dentro da igreja em Roma existiam dois grupos bem distintos: os mais abertos e liberais e os extremistas, ou excessivamente escrupulosos.
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14.2,3,4. Neste texto o fraco deve ser recebido com amor porque Deus o recebeu, e é “servo do Senhor” e não servo dos nossos preconceitos e interesses.
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Diz Paulo: “Para seu próprio Senhor está em pé ou cai” (v
Diz Paulo: “Para seu próprio Senhor está em pé ou cai” (v. 4), isto significa que não temos o direito de julgar os outros, não importa o estado da pessoa, se está em pé ou caído, o julgamento é do Senhor.
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14.5,6. A divergência de consciência quanto aos hábitos e costumes existe.
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A questão de certo e errado tem sido uma barreira para muitos, mas isto não nos compete julgar os outros.
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14. 7-9. Nestes versículos está a solução apontada
Nestes versículos está a solução apontada. Todos são do Senhor e vivem para o Senhor. Portanto, fracos ou fortes, todos estamos “em Cristo”.
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Mais uma vez o apóstolo Paulo exorta e critica os que querem julgar o próximo, e aponta para o Tribunal de Cristo. (2 Coríntios 5.10).
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14.13. “Assim não nos julguemos mais uns aos outros”.
EM SEGUNDO LUGAR, DEVEMOS CONHECER OS LIMITES DE NOSSA LIBERDADE ( ). “Assim não nos julguemos mais uns aos outros”.
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Até onde vai minha liberdade de fazer qualquer coisa?
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Se minha liberdade de consciência prejudica a vida espiritual de algum fraco, ela se torna negativa.
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14.13. “Antes seja o vosso propósito não por tropeço ou escândalo ao irmão”.
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Jamais o crente forte deve usar de sua liberdade para prejudicar o seu irmão (Mateus 18.6).
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“Nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda”.
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O que seria imundo naqueles dias?
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O contexto mostra que muitos judeus se escandalizavam porque os gentios comiam certos tipos de carne, não guardavam o sábado e outros rituais do judaísmo.
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14.15. “Mas se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor”.
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Paulo fala aqui para os “fortes”, isto é, com aqueles cuja consciência não é acusada porque comem carne;
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porém, caso o irmão se escandalize, não se deve comer carne, para que a fé daquele irmão não se desfaleça.
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14.15. “Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu”.
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Só uma coisa aceitável e suprema anima o forte a suportar o “fraco na fé” é o fato de que Cristo morreu por ele.
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Nestes versículos aprendemos que, se alguma coisa em nossa consciência não nos condena, mas pode escandalizar o nosso irmão devemos evitá-la.
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14.22. “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus”.
EM TERCEIRO LUGAR, TUDO QUE FIZERMOS DEVEMOS FAZÊ-LO PARA GLÓRIA DE DEUS. (14.22,23). “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus”.
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Paulo fala aos crentes “fortes”.
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O fato de estar convicto da liberdade em Cristo Jesus não me dá o direito de fazer alarde dessa liberdade a ponto de escandalizar meu irmão mais fraco.
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14. 23. “Mas aquele que tem dúvidas”
“Mas aquele que tem dúvidas”. Isso se refere à insegurança naquilo que se quer fazer.
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Devemos usar a consciência e a fé
Devemos usar a consciência e a fé. Não devemos fazer só porque outros fazem. (1 Coríntios 10.31)
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PRÓXIMO ESTUDO: O SERVIÇO CRISTÃO EXEMPLIFICADO. ESPERO VOCÊ. OBRIGADO!
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