Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDiogo Prada Cipriano Alterado mais de 7 anos atrás
1
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.)
2
Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas nem sempre se pensou assim
3
Ensino superior no Brasil A partir de 1820: Escolas Régias Superiores MEDICINA: SALVADOR
4
ESCOLAS RÉGIAS SUPERIORES DIREITO: OLINDA
5
ESCOLAS RÉGIAS SUPERIORES ENGENHARIA: RIO DE JANEIRO
6
MODELO DE ENSINO Profissionalização Buscar os profissionais mais capazes para ministrar aulas em sua área de atuação PRINCÍPIO: “Quem sabe, sabe ensinar” (automaticamente) Modelo centrado no professor e não no aluno. Este modelo persiste até hoje
7
Proposta hoje A formação de profissionais sob a ótica da totalidade As instituições são responsáveis pela formação de seus membros como cidadãos (seres humanos e sociais) e profissionais competentes
8
DIÁLOGO Diálogo entre professores e alunos propiciando situações favoráveis ao desenvolvimento dos aprendizes nas diferentes áreas:. do conhecimento. no aspecto afetivo/emocional. nas habilidades atitudes e valores
9
O impacto da revolução tecnológica sobre a formação dos profissionais Há novos espaços de produção do conhecimento. O avanço tecnológico faz com que todas a profissões se revejam revendo também a formação de seus profissionais. É importante incorporar recursos tecnológicos à formação além da capacidade crítica na utilização desses recursos e novas tecnologias
10
Importantes linhas de ação na formação: formação profissional simultânea com a formação acadêmica, por meio de currículo dinâmico e flexível, que integre teoria e prática, numa outra organização curricular que não aquela que acena apenas para estágio; revitalização da vida acadêmica pelo exercício profissional; desestabilização dos currículos fechados, acabados e prontos; dimensionamento do significado da presença e das atividades a serem realizadas pelos alunos nos cursos de; Ênfase na formação permanente (para a vida toda)
11
Desafios A tecnologia será importante para nos forçar a fazer coisas novas e não para fazermos melhor as coisas velhas. Revisão dos currículos: os novos perfis de carreiras, flexibilização e desestabilização de currículos fechados e acabados. As competências desse/a professor/a serão revistas
12
COMPETÊNCIAS PARA A DOCÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR: AS COMPETÊNCIAS:
13
COMPETÊNCIAS SER COMPETENTE EM UMA DETERMINADA ÁREA DO CONHECIMENTO Domínio cognitivo e trabalho de pesquisa DOMÍNIO DA ÁREA PEDAGÓGICA: processo de ensino/aprendizagem o professor como conceptor e gestor de currículo relação professor/aluno e aluno/aluno domínio da tecnologia educacional
14
O EXERCÍCIO DA DIMENSÃO POLÍTICA É IMPRESCINDÍVEL Cidadania/coletividade Transformação social Impacto social
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.