A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008

2 Inteligência é a faculdade de pensar, conceber, compreender; capacidade de resolução de novos problemas e de adaptação a novas situações; capacidade de raciocínio; compreensão fácil, nítida, apreensão, percepção; pessoa de grande capacidade intelectual; quociente de inteligência - (Q.I.). O Que é Inteligência?

3 Na visão tradicional a inteligência é conceituada como a capacidade de responder a testes de inteligência, o Q.I. Alguns testes realizados demonstram que a "faculdade geral da inteligência" não muda muito com a idade ou com treinamento ou experiência. A inteligência é um atributo ou uma faculdade inata do ser humano.

4 O Que é Inteligência? Gardner procurou ampliar este conceito. A inteligência para ele, é a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural. A capacidade de resolver problemas permite às pessoas abordar situações, atingir objetivos e localizar caminhos adequados a esse objetivo.

5 Testes de Inteligência O primeiro teste de inteligência foi desenvolvido no início do século XX pelo psicólogo Francês Alfred Binet. Testes de inteligência foram espalhados pelo mundo, assim como o conceito de inteligência enquanto algo mensurável.

6 Testes de Inteligência Gardner acreditava que os testes de inteligência deveriam ser abandonados assim como suas correlações ou que pelo menos, ao serem usados, eles fossem analisados em conjunto com outras fontes de informação. Para Gardner o importante seria observar as fontes de informações mais naturalistas a respeito de como as pessoas desenvolvem capacidades importantes para seu modo de vida.

7 O Propósito da Escola Segundo Gardner A escola deve se preocupar em desenvolver essas múltiplas inteligências que os alunos trazem para a sala de aula. Isto se daria através da utilização de técnicas de ensino baseadas na teoria de IM. A escola deve ser centrada no indivíduo, voltada para um entendimento e desenvolvimento do perfil cognitivo do aluno.

8 O Propósito da Escola Segundo Gardner Entender que nem todas as pessoas têm os mesmos interesses e habilidades, nem aprendem da mesma maneira. Entender que ninguém pode aprender tudo o que há para ser aprendido. Ajudar a combinar os perfis, objetivos e interesses dos alunos a determinados currículos e determinados estilos de aprendizagem.

9 Os Equívocos da Sociedade Atual Segundo Gardner  Para Gardner existem 3 tipos de preconceitos na sociedade atual: 1. Ocidentalista: colocar certos valores culturais ocidentais num pedestal (Pensamento lógico); 2. Testista: sugere um preconceito no sentido de focar aquelas capacidades ou abordagens humanas que são prontamente testáveis. "Os psicólogos deveriam passar menos tempo classificando as pessoas e mais tempo tentando ajudá-las". 3. Melhorista: qualquer crença de todas as respostas para um dado problema estão em uma determinada abordagem, tal como o pensamento lógico-matemático, pode ser muito perigoso.

10 Inteligências Múltiplas Em 1983 Howard Gardner lança o livro Frames of Mind onde questiona o conceito de inteligência vigente até então e propõe a teoria de Inteligências Múltiplas (IM). A teoria de Inteligências Múltiplas enfatiza um número desconhecido de capacidades humanas diferenciadas. Estas vão desde a inteligência musical até a inteligência envolvida no entendimento de si mesmo. Gardner analisa as implicações educacionais de tais descobertas.

11 Inteligências Múltiplas Em seu primeiro livro Gardner defendia a existência de 7 tipos de inteligências. Hoje em dia ele acrescentou mais uma a lista, perfazendo um total de 8 inteligências. O que Gardner faz é expandir o potencial e a capacidade humana para além de um teste QI. Para Gardner inteligência é a capacidade do ser humano de resolver problema e de criar produtos em ambientes ricos e não artificiais.

12 As 8 Inteligências: Embora cada biografia ilustre uma inteligência particular, não se pode dizer que na idade adulta as inteligências operam isoladamente. As inteligências sempre funcionam combinadas e, qualquer papel adulto sofisticado envolverá uma fusão de várias delas.

13 Pontos Importantes da Teoria de IM Todas as pessoas possuem as 8 inteligências. A maioria das pessoas pode desenvolver um nível adequado de competência em todas as inteligências. Normalmente as inteligências funcionam de formas complexas e interligadas. Existem diferentes maneiras de ser inteligente dentro de cada uma das inteligências.

14 As 8 Inteligências: Inteligência lingüística – – Sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. –Habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. –Habilidade para contar estórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.

15 As 8 Inteligências: Inteligência musical – –Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. –Discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música.

16 As 8 Inteligências: Inteligência lógico-matemática – –Sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos. –Habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los.

17 As 8 Inteligências: Inteligência espacial – –Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. –Habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial.

18 As 8 Inteligências: Inteligência corporal-cinestésica – –Habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. –Habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.

19 As 8 Inteligências: Inteligência interpessoal – –Habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. –Habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção.

20 As 8 Inteligências: Inteligência intrapessoal – –Habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. –Reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. –Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências.

21 As 8 Inteligências: Naturalística: –Habilidade de reconhecer e classificar inúmeras espécies da fauna e da flora. –Capacidade de entender diferentes ambientes, ecossistemas e fenômenos da natureza.

22 Inteligências Múltiplas: Não existe um teste padrão que possa sozinho dizer se alguém é ou não inteligente. IM enfatiza a riqueza de maneiras com que uma pessoa pode demonstrar sua inteligência e a relação entre as diversas inteligências.


Carregar ppt "Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google