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PublicouBrenda Lopes Soares Alterado mais de 8 anos atrás
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Análise do Projeto - PITEC
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Professores Ana Maria G Takahashi Elisabete Elena Rato Escola E.E. Prof. Antonio Lisboa Disciplina(s) Todas do Ensino Fundamental II Turma/classe Alunos do Ensino do Ensino Fundamental II Duração prevista do projeto 12/03/ à 11/05/2014
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Os alunos estão trabalhando com o tema previsto, diante da situação em que se encontra o nível do reservatório Cantareira, eles estão pesquisando o gasto de água; como usar adequadamente a água; como é feito o tratamento de água e esgoto
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As estações de tratamento de água (ETAs) da Sabesp funcionam como verdadeiras fábricas para produzir água potável. Das 214 estações: 28 abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, e as outras 186 fornecem água aos municípios do interior e litoral do Estado. Atualmente, são tratados 111 mil litros de água por segundo. O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade.
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O processo de tratamento é de lodo ativado por alimentação escalonada e em nível secundário, com grau de eficiência de cerca de 90% de remoção de carga orgânica medida. Sistema de esgotamento sanitário – Os esgotos são transportados para a estação, através de coletores- tronco e do Interceptor Tietê.
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As disciplinas envolvidas no PITEC são: Ciências, Matemática e Português. No projeto foram mobilizados a conscientização e a importância de valorizar o consumo adequado da água para não sofrer consequências mais graves no futuro. Os conhecimentos foram incorporados através de pesquisas tecnológicas e automaticamente houve uma integração entre eles.
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Os objetivos estão sendo atingidos, pois está ocorrendo uma conscientização para a resolução do problema que encontramos no momento.
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Todas as ações previstas foram realizadas até o momento; como estratégias que se destacaram podemos citar a utilização de pesquisas na internet, para montagem o de cartazes, criação de power point sobre ETE e ETA. Como dificuldades na realização do PITEC podemos citar a elaboração de power point e movie maker, em salvar e enviar os arquivos; como estratégias para superar esse problema foram orientados em substituir o movie maker somente pelo power point.
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As ações não realizadas no tempo hábil (movie maker) foram substituídas por outras (power point). Alguns recursos foram utilizados para apoiar as ações, outros não, por falta de conhecimento prévio. Como tecnologia integrada ao desenvolvimento do PITEC tem a máquina fotográfica e o celular (utilizado para pesquisa e fotos), que funciona como um comunicador de aprendizagem, pois o professor não é detentor do saber, mas o facilitador deste conhecimento no desenvolvimento intelectual.
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Houve comunicação e a interação entre as disciplinas envolvidas no projeto.
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Até o momento os resultados foram satisfatórios.
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