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PublicouAurélia Melissa Salvado Aragão Alterado mais de 7 anos atrás
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TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões são de resposta curta e na segunda perguntas de desenvolvimento do tipo exploratório ou de investigação; Esta fase poderá ser realizada pelo aluno com ou sem consulta. O professor recolhe os testes tomando notas para si e devolve-os aos alunos devidamente comentados; Na 2ª fase, o aluno desenvolve autonomamente as respostas da segunda parte, decidindo as questões que irá voltar a trabalhar, fundamentando a sua opção nos comentários elaborados pelo professor, sendo no entanto incentivado a desenvolver todas as questões podendo fazê-lo de forma pouca aprofundada; Numa última etapa, o professor classifica o teste em três aspectos: A qualidade da primeira fase; A qualidade da segunda fase; A evolução do aluno.
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Vantagens A segunda fase permite que os alunos voltem a refletir sobre algumas das questões colocadas, o que fizeram e como fizeram, contribuindo deste modo para que a avaliação seja ela própria um meio de aprendizagem. Promove uma maior aproximação entre o professor e o aluno dado que numa primeira fase o professor faz comentários à primeira produção do aluno de forma a contribuir para o trabalho a realizar numa segunda fase. Permite ao aluno encarar o erro como uma possibilidade de realizar novas aprendizagens; Favorece o desenvolvimento de capacidades, comunicação, interpretação e reflexão sobre as ideias matemáticas produzidas.
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Desvantagens Dificuldades de elaboração pela natureza aberta das tarefas; O tempo gasto na sua classificação e disponibilizado na elaboração de comentários à primeira parte é muito superior ao de dois testes do tipo tradicional; Possibilidade de os alunos não resolverem sozinhos a segunda fase do teste; Disponibilidade de tempo dentro ou fora da sala de aula, para apoiar os alunos na resolução da segunda fase; Dificuldade de apropriação por parte dos alunos do modo de funcionamento deste instrumento; A segunda fase ser encarada pelos alunos como sendo a correção do teste e não como desenvolvimento das respostas dadas.
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Trabalho realizado por: Cristina Eiras Maria Inês Silva Graciete Batalha Ana Paula Rodrigues
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