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PAINEL: O MUNDO DO TRABALHO: TENSÕES, IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DO SUAS CNAS – 30 de março de 2011.

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1 PAINEL: O MUNDO DO TRABALHO: TENSÕES, IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DO SUAS CNAS – 30 de março de 2011

2 o que está em questão? em primeiro plano aderência entre processos formativos educacionais e o exercício profissional na política de Assistência Social no campo da Seguridade Social.

3 relação entre o processo educacional formal e o ambiente de uma política pública social especificidade e intersetorialidade de conhecimentos, técnicas, domínios e habilidades exigidos pela política de assistência social -como direito social -como gestão de políticas públicas -como campo de exercício - democrático de cidadania Núcleos de debate

4 processo educacional formal X política pública social  formação generalista  predominância do privado ao estatal  paradigma individual X coletivo/social  predomínio das ciências exatas às humanas no fomento do conhecimento

5 agudização deste quadro em contexto de desigualdade social.  ênfase na tese do Estado Mínimo como bloqueio  desnaturalização da desigualdade  baixa valorização dos princípios de igualdade e de equidade

6 1ª afirmação estranhamento dos conceitos básicos da política local pública no ambiente de formação básica

7 2ª afirmação a diversidade de áreas profissionais no campo da política social pública requer pontos de conexão fundados nos elementos componentes da política nacional. A ausência desse fomento gera bloqueios de conexão que se acentuam conforme a cultura das organizações e os processos de “guetização” provocados pela relação saber X poder

8 campo de assistência social capacidade para concretizar;  direitos sociais  exercício democrático de cidadania  gestão da política sob o princípio da dignidade humana

9 capacidade para operar as funções da política proteção social vigilância social defesa de direitos

10 capacidade para efetivar seguranças sociais acolhida convivência autonomia sobrevivência/ rendimento

11 descentralização participação territorialização matricialidade sociofamiliar capacidade para efetivar os princípios da política

12 benefícios serviços programas projetos capacidade para operar com

13 responsabilidades compartilhadas na ampliação e qualificação das atenções e seu trânsito para a condição de direitos sociais

14 tudo isto requer investimento na capacidade dos trabalhadores aperfeiçoamento de conhecimentos específicos Escolas de Formação

15 necessidade de adensamento técnico,ético e político do trabalho desenvolvido na política de assistência social

16 Portanto, duas grandes demandas : -formação básica -formação no processo de trabalho

17 Formação do trabalho na política de assistência social significa contramovimento a favor do trabalho estatal e público

18 algumas questões:

19 Concurso público e a presença de regulação flexível que permite a apresentação de profissionais de múltiplas profissões considerados como agentes institucionais do desenvolvimento social X Equipes de referência com designação de profissionais

20 redução do corporativismo ao mesmo tempo em que ocorre a inserção no campo dos trabalhadores da seguridade social conflito entre profissionais que trabalham com pobres X profissionais que operam direitos de seguridade social

21 centralidade dos princípios da política pública X princípios da subsidiariedade X superação do vínculo com a gestão de primeiras damas

22 a extensão das condições do trabalho e do trabalhador na prática de relações de parceria na produção de serviços X o padrão de financiamento dos serviços

23 tendência difusa na absorção do profissional assistente social na política de assistência social face à sua absorção em outras políticas sociais onde o lugar da formação em Serviço Social é menos intenso em quantidade mas mais definido quanto aos requisitos da profissão e do profissional


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