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PublicouMaria Júlia Rosa Cesário Alterado mais de 7 anos atrás
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PAINEL: O MUNDO DO TRABALHO: TENSÕES, IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DO SUAS CNAS – 30 de março de 2011
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o que está em questão? em primeiro plano aderência entre processos formativos educacionais e o exercício profissional na política de Assistência Social no campo da Seguridade Social.
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relação entre o processo educacional formal e o ambiente de uma política pública social especificidade e intersetorialidade de conhecimentos, técnicas, domínios e habilidades exigidos pela política de assistência social -como direito social -como gestão de políticas públicas -como campo de exercício - democrático de cidadania Núcleos de debate
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processo educacional formal X política pública social formação generalista predominância do privado ao estatal paradigma individual X coletivo/social predomínio das ciências exatas às humanas no fomento do conhecimento
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agudização deste quadro em contexto de desigualdade social. ênfase na tese do Estado Mínimo como bloqueio desnaturalização da desigualdade baixa valorização dos princípios de igualdade e de equidade
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1ª afirmação estranhamento dos conceitos básicos da política local pública no ambiente de formação básica
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2ª afirmação a diversidade de áreas profissionais no campo da política social pública requer pontos de conexão fundados nos elementos componentes da política nacional. A ausência desse fomento gera bloqueios de conexão que se acentuam conforme a cultura das organizações e os processos de “guetização” provocados pela relação saber X poder
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campo de assistência social capacidade para concretizar; direitos sociais exercício democrático de cidadania gestão da política sob o princípio da dignidade humana
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capacidade para operar as funções da política proteção social vigilância social defesa de direitos
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capacidade para efetivar seguranças sociais acolhida convivência autonomia sobrevivência/ rendimento
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descentralização participação territorialização matricialidade sociofamiliar capacidade para efetivar os princípios da política
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benefícios serviços programas projetos capacidade para operar com
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responsabilidades compartilhadas na ampliação e qualificação das atenções e seu trânsito para a condição de direitos sociais
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tudo isto requer investimento na capacidade dos trabalhadores aperfeiçoamento de conhecimentos específicos Escolas de Formação
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necessidade de adensamento técnico,ético e político do trabalho desenvolvido na política de assistência social
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Portanto, duas grandes demandas : -formação básica -formação no processo de trabalho
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Formação do trabalho na política de assistência social significa contramovimento a favor do trabalho estatal e público
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algumas questões:
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Concurso público e a presença de regulação flexível que permite a apresentação de profissionais de múltiplas profissões considerados como agentes institucionais do desenvolvimento social X Equipes de referência com designação de profissionais
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redução do corporativismo ao mesmo tempo em que ocorre a inserção no campo dos trabalhadores da seguridade social conflito entre profissionais que trabalham com pobres X profissionais que operam direitos de seguridade social
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centralidade dos princípios da política pública X princípios da subsidiariedade X superação do vínculo com a gestão de primeiras damas
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a extensão das condições do trabalho e do trabalhador na prática de relações de parceria na produção de serviços X o padrão de financiamento dos serviços
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tendência difusa na absorção do profissional assistente social na política de assistência social face à sua absorção em outras políticas sociais onde o lugar da formação em Serviço Social é menos intenso em quantidade mas mais definido quanto aos requisitos da profissão e do profissional
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