A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD"— Transcrição da apresentação:

1 ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Planejamento Educacional em Artes Visuais Professora: Andrea Hofstaetter Alunas: Adriana Helena Stenzel Alexandra Rita Flores  Daiana Gisele Rosario da Rocha

2 Abordagem Triangular A redemocratização do Brasil na década de 80, possibilitou a difusão das reflexões sobre o ensino da Arte e da necessidade de práticas coerentes com a realidade contemporânea.

3 Ana Mae Barbosa adota, entre outras fontes, o Discipline Based Art Education (DBAE), sua reflexão sobre a experiência educativa das escolas de pintura ao ar livre do México e o Critical Studies (estudo da Inglaterra que aborda arte como expressão e cultura), para a sistematização da Metodologia Triangular, como foi conhecida inicialmente, passando para Proposta e, finalmente, Abordagem.

4 Segundo Ana Mae a “ Proposta Triangular foi sistematizada a partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade. A Pós-Modernidade em Arte/Educação caracterizou-se pela entrada da imagem, sua decodificação e interpretações na sala de aula junto com a já conquistada expressividade”. “No Brasil a ideia de antropofagia cultural nos fez analisar vários sistemas e re- sistematizar o nosso que é baseado não em disciplinas, mas em ações; fazer-ler- contextualizar.

5 Apreciar Refletir Fazer
Aluna do professor Paulo Freire, a professora doutora Ana Mae buscou referência na pedagogia freireana, aplicando os ensinamentos do mestre, transpondo ao contexto do ensino/aprendizagem da arte. Refletir Apreciar Fazer

6 Ana Mae Barbosa fundamenta a Abordagem Triangular no ensino da arte em três eixos de ação: Apreciar – desenvolvimento da competência de leitura e desfrute das próprias imagens e das imagens de outros (adultos e crianças) e do universo natural. Refletir – desenvolvimento de teorias próprias a partir da interação com fontes informativas e informantes que refletem sobre arte. Fazer – desenvolvimento do percurso criador cultivado no aluno em oficinas de fazer artístico (expressão e construção)

7 A educação cultural que se pretende com a Proposta Triangular é uma educação crítica do conhecimento construído pelo próprio aluno, com a mediação do professor, acerca do mundo visual e não uma “educação bancária” (BARBOSA, 1998a, p. 40).

8 Segundo Ana Mae, estes eixos são processos que necessitam estabelecer diálogo constante, mantendo uma relação entre si, são inter-relacionados. Os educadores precisam compreender que “não se tratam de fases da aprendizagem, mas de processos mentais que se interligam para operar a rede cognitiva da aprendizagem” (BARBOSA, 1998, p.40).

9 Segundo Ana Mae Barbosa, deveria haver "um currículo interligando o fazer artístico, a história da arte e a análise da obra de arte que estaria se organizando de maneira que a criança, suas necessidades, seus interesses e seu desenvolvimento estariam sendo respeitados e, ao mesmo tempo, estaria sendo respeitada a matéria a ser aprendida, seus valores, sua estrutura e sua contribuição específica para a cultura". (BARBOSA, 1991, p.35)

10 Fala de Ana Mae Barbosa sobre a Proposta Triangular e a Cultura Visual

11 Fontes de consulta: IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte:sala de aula e formação de professores. Porto Alegre. Artmed., 2003. Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo. Disponível em: Acesso em 30/05/2011. Projeto o artista na comunidade. Disponível em: Acesso em 25/05/2011.


Carregar ppt "ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google