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COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.

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1 COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia

2 TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho da forma mais resumida possível.

3 TÍTULOS  CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE CALOUROS DE QUÍMICA PARA OS ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA, A SOLUBILIDADE E A EXPANSÃO TÉRMICA DO AR = CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS PARA SOBRE PROPRIEDADES DA MATÉRIA  A APROPRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO DE QUÍMICA NA PRÁTICA DE SALA DE AULA = A APROPRIAÇÃO DE UMA SEQÜÊNCIA DE ENSINO SOBRE MODELO DE PARTÍCULAS E OS ESTADOS FÍSICOS DOS MATERIAIS: MUDANÇA DA AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

4 RESUMO TEXTO CURTO QUE DÁ UMA IDEIA GERAL DO SEU TRABALHO.  CONTEXTUALIZAÇÃO  PROPÓSITO  METODOLOGIA  RESULTADOS  CONCLUSÕES GERALMENTE NÃO TEM REFERÊNCIAS!

5 RESUMO Este trabalho procura compreender como uma professora de química do Ensino Médio se apropria de uma proposta de inovação curricular em sua prática diária. Uma seqüência de ensino sobre modelo de partículas e os estados físicos dos materiais, foi analisada usando-se uma estrutura analítica (Mortimer and Scott, 2002) que enfatiza cinco diferentes dimensões da prática discursiva do professor. A partir da análise do discurso produzido em suas aulas, observou-se que suas aulas são bastante interativas e que ela utiliza diferentes classes de abordagens comunicativas, gerando diferentes padrões de discurso quando interage com seus alunos, desenvolvendo não somente a linha conceitual relacionada ao modelo de partículas, mas também a linha epistemológica. A estrutura analítica foi valiosa em dar visibilidade aos diferentes aspectos da prática pedagógica e do discurso produzido em sala de aula. Neste trabalho, foi possível validar o uso da estrutura analítica e expandir algumas de suas características.

6 PALAVRAS-CHAVE -DE PREFERÊNCIA QUE NÃO ESTEJAM NO TÍTULO; -PRINCIPAIS TEMÁTICAS DO SEU TRABALHO.

7 INTRODUÇÃO o Função – deixar o leitor (seja ele ou não especializado da área) preparado para entender os aspectos relevantes do artigo. – VAI DO GERAL PARA O ESPECÍFICO. o POR QUE É IMPORTANTE RELACIONAR O ENSINO DA QUÍMICA COM O COTIDIANO? - ORGANIZAÇÃO DO RESTANTE DO TRABALHO.

8 Introdução Projeto Integrador Qual é a importância educativa do conteúdo? Do que trata a metodologia utilizada e qual é a importância dessa estratégia? Qual é o foco/problema/objetivo do seu trabalho? Por que ele é importante?

9 CITAÇÃO DIRETA REPETE-SE UM TRECHO EXATAMENTE IGUAL. COLOCA-SE ENTRE ASPAS OU RECUO E SE FAZ A REFERÊNCIA.

10 CITAÇÃO INDIRETA INDIRETA: REPETE-SE A IDEIA DE UM OUTRO TEXTO COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS E SE FAZ A REFERÊNCIA.

11 OBJETIVO GERAL  EXPRESSÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA COMO META A SER ALCANÇADA. Auxiliar os estudantes na construção, visualização e aplicação dos conhecimentos envolvendo a teoria atômica, mais especificamente o modelo atômico de Bohr.

12 OBJETIVO GERAL  EXPRESSÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA COMO META A SER ALCANÇADA. PROBLEMA DE PESQUISA: o Como a temática “Alimentos”, através da abordagem da sua composição química e energia, pode contribuir para a aprendizagem da Química e auxiliar no desenvolvimento da consciência cidadã por parte dos alunos? OBJETIVO GERAL: o Propor e avaliar a inserção da temática “Alimentos” em uma escola de ensino médio da cidade de Santa Maria, RS, por meio da sua relação com o desenvolvimento de alguns conteúdos químicos.

13 OBJETIVOS ESPECÍFICOS  DETALHAMENTO DAS METAS QUE DEVEM SER ATINGIDAS PARA A CONCRETIZAÇÃO DO OBJETIVO GERAL. Selecionar situações-problema que despertem o interesse dos alunos; Trabalhar com alunos do ensino médio as situações-problema selecionadas; Analisar o processo de tomada de decisão dos alunos na discussão, definição e realização dos procedimentos experimentais selecionados com vistas à solução do problema proposto; Avaliar, utilizando o RPG, a utilização, pelos alunos, dos conhecimentos adquiridos durante as atividades investigativas na resolução de situações sóciocientíficas.

14 OBJETIVOS ESPECÍFICOS  DETALHAMENTO DAS METAS QUE DEVEM SER ATINGIDAS PARA A CONCRETIZAÇÃO DO OBJETIVO GERAL. - Analisar a abordagem da temática “Alimentos” nos livros didáticos de Química utilizados pelos professores do EM; - Realizar um levantamento das concepções dos estudantes de uma turma da 3ª série do EM em relação ao tema; -Abordar a Química como um dos possíveis instrumentos para a compreensão do cotidiano, principalmente em relação aos alimentos e a uma alimentação saudável; - Elaborar e aplicar oficinas temáticas em uma turma da 3ª série do ensino médio;

15 REFERENCIAL TEÓRICO Contextualização: Conceitos básicos. Do que você está falando? Por que esse tema é importante? Que informações já existentes sobre o tema são importantes para o seu trabalho? O que falam outros trabalhos sobre o mesmo tema? Que tópicos de pesquisa ainda precisam ser estudados sobre o tema? Qual é o foco/problema/objetivo do seu trabalho? Por que ele é importante?

16 REFERENCIAL TEÓRICO (temas importantes) O seu tema específico; A relação entre o ensino de química e o meio ambiente; Estratégia de ensino que você for usar;

17 REFERENCIAL TEÓRICO (materiais para usar) Dissertações, teses ou livros; Artigos de revista; ENEQ ou ENPEC.

18 METODOLOGIA COMO SE ALCANÇARÃO OS OBJETIVOS. Deve conter todas as informações necessárias para que se compreenda como se realizará o trabalho:  Amostra e caracterização da mesma;  Que procedimentos serão utilizados? - REFERÊNCIA  Como esses procedimentos serão utilizados? - REFERÊNCIA  Como se dará a coleta de dados? - REFERÊNCIA  Que tipo de dados serão coletados? – REFERÊNCIA  Como serão tratados os dados? - REFERÊNCIA

19 CRONOGRAMA ATIVIDADEOutNovDezJanFevMar Escolha do temaXX Revisão bibliográficaXXXXXX Elaboração textual do projeto XXXXXX Elaboração de instrumento de pesquisa. XX Apresentação do Projeto de pesquisa X Elaboração da propostaXXX Aplicação da proposta.XXX Análise dos resultadosXX Apresentação do desenvolvimento do projeto XXXX

20 RESULTADOS E DISCUSSÃO MOST IMPORTANT!!!! Apresentação simples e interpretativa dos resultados obtidos, da forma mais compreensível possível; Mescla dados obtidos com informações metodológicas; Usa-se tabelas, figuras, gráficos, trechos de falas, etc. Relaciona-se/compara-se os resultados obtidos com os da literatura já apresentada. Limitações do trabalho. Importância dos resultados.

21 CONCLUSÃO Principais resultados e contribuições apresentados de forma diferente da que já foi feita; Como o seu trabalho pode contribuir para o avanço de uma grande área; Resumo do trabalho.

22 REFERÊNCIAS Consiste na relação de todos os materiais consultados para a realização do trabalho seguindo as normas da ABNT. http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm

23 REFERÊNCIAS Usar as referências dos artigos; http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm


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