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1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.

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1 1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo

2 Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n E-mail/gtalk: alexandrecordel@gmail.comalexandrecordel@gmail.com n Site: http://www.alexandrecordel.com.br/posfghttp://www.alexandrecordel.com.br/posf n Celular: (81) 9801-1878

3 Definindo um Gerente de TIC  É o executivo encarregado de todo o processamento de informação da organização;  Responsável pelos projetos, desenvolvimento e operações da área de TIC;  Tem a responsabilidade de explicar aos gestores a complexidade e transformações da indústria de TIC nestes últimos anos;  Justificar novas despesas é seguramente a parte mais difícil das suas tarefas;

4 Definindo um Gerente de TIC  É (ou pelos menos deveria ser) envolvido na criação de novas oportunidades de negócio através da TIC;  É denominado atualmente como CIO (Chief Information Officer);  Colaborando com outros executivos, o CIO encontra-se freqüentemente perto do núcleo de desenvolvimento de negócio dentro da organização.

5 Explicando algumas siglas Chief Information Officer Chief Executive Officer Chief Operation Officer Chief Financial Officer

6 O que faz um gerente de TIC? Papel do Gerente de TIC Finanças Compras Contabilidade Capital Humano Marketin g & Vendas Produção Consultor de e-Business, além de responsável por manutenção, integração, operações e segurança Objetivos estratégicos MUDANÇAS E FLEXIBILIDADE TRANSFORMAÇÃO Técnico para instalação de rede, hardware e software, entre diversos departamentos Suporte a redes e comunicação da empresa

7 Exemplo de um bom alinhamento Objetivos da empresa Estratégia de TIC Estratégia do Time CRM (*) Ações do Time CRM Ações do Gerente TIC Crescimento da lucratividade de clientes existentes Crescimento de 2% do market share (**) a cada 4 meses Expansão do mercado global, além de presença nacional Reduzir o custo de processamento de transações Desenvolver soluções de suporte a CRM Parceria com provedores globais de e-commerce Investir em desenvolvimento de ferramentas de CRM para força de vendas em campo Estabelecer uma parceria estratégica com acompanhamento de vendas da empresa Revisar opções e implementar novas ferramen-tas Revisar uma lista curta de potenciais parceiros, selecioná-los e contratar um primeiro e segundo fornecedor Treinar força de venda nas novas ferramentas Identificar e selecionar os líderes do projeto Facilitar o desenvolvimento do critério de busca por ferramentas e fornecedores Prover alguns da força de venda com treinamento em como treinar (multiplicadores) (*) CRM – Customer Relationship Managent (**) Market Share – Fatia ou participação no mercado

8 Avaliação 1. Como CIO (Chief Information Officer) da empresa na qual você trabalha, em trios, elabore um Plano de Ação baseado na ferramenta 5W3H. 2. Realize um brainstorming para alinhar a estratégia e objetivos de TIC 3. Sugira ferramentas que possam auxiliar o processo de Aprendizagem e Crescimento Organizacional para elevar o capital intelectual da organização.

9 CEO TEC RH MKT & VENDAS FINANÇAS COMPRAS QUALIDADE SUPORTE GP TIME CIO Contexto

10 Níveis Organizacionais Gerencial Execução Operacional Tático/Gerencial Estratégico

11 PDCA

12 Balanced Scorecard

13

14 Objetivo Estratégico n “Ser até 2010 uma organização líder de transformação social, orientada para a civilidade no trânsito, através da educação, de iniciativas cidadãs, da valorização do servidor e do usuário, consolidando sua credibilidade, eficiência, facilidade de acesso virtual e excelência no atendimento.”

15 Indicadores

16 Metas

17 Ações

18 Indicadores de Desempenho

19

20 Desdobramento em Plano de Ação

21 Passo-a-passo 1. PROBLEMA: Elaborar uma Estratégia para estimular a Aprendizagem e Crescimento Organizacional de sua Empresa através das Tecnologias de Educação à Distância. 2. Brainstorming para definição de uma estratégia de Aprendizagem e Crescimento Organizacional apoiado por TIC; 3. Criação do Mapa Mental do brainstorming usando o Mind Meister, por exemplo. 4. Desenhar o Mapeamento do Processo de Negócio (Workflow) que estabelece a Estratégia de Aprendizagem e Crescimento Organizacional usando o sydle.com ou Bizage, por exemplo. 5. Organizar as etapas do processo a ser gerenciado no gantter.com, por exemplo. 6. Estruturar o WBS (Work Breakdown Structure) para controle da execução das ações. 7. Diante dos Objetivos Estratégicos estabelecer Metas, Indicadores e Ações (Plano de Ação) 8. Elaborar Plano de Ação - cada ação apresenta seu respectivo 5W3H (Planilha Excell). 9. Apresentar a Estratégia de Aprendizagem e Crescimento Organizacional

22 22 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo


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