A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha."— Transcrição da apresentação:

1 PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

2 Capítulo 02 – ANÁLISE DO NEGÓCIO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

3 Capítulo 02 – ANÁLISE DO NEGÓCIO Negócio – pode ser definido como a arena onde uma organização compete ou, de forma mais ampla, atua. Considerações em relação ao conceito de negócio: o que uma organização entende como seu negócio estabelece os limites de sua atuação; a definição de negócio não deve ser muito ampla nem muito estreita; o negócio da organização está relacionado com as suas atividades principais; uma organização complexa pode ter diferentes negócios, divididos em unidades estratégicas distintas. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

4 Capítulo 02 – ANÁLISE DO NEGÓCIO Negócio e limites de atuação o que uma organização entende como seu negócio estabelece os limites de sua atuação; Nem muito amplo nem muito estreito uma organização deve conceber seu negócio de forma que ele não seja tão amplo a ponto de não orientar para lugar algum, nem tão específico a ponto de deixar passar oportunidades. Negócio e atividades principais atividades consideradas íntimas ao negócio, o core business recebem mais atenção. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

5 Capítulo 02 – ANÁLISE DO NEGÓCIO A noção de core business foi utilizada na década de 1990 para justificar as decisões de terceirização; Vantagens da terceirização: traz flexibilidade à empresa, ajusta a estrutura à demanda e transforma custos fixos em variáveis; Riscos: o processo pode ser moroso; projetos correm o risco de acabar nas mãos de concorrentes; o negócio terceirizado pode ganhar mais expressão do que o próprio negócio inicial. Downsizing – enxugamento – encolhimento da empresa, eliminando áreas desnecessárias, fechando plantas ou fábricas, vendendo ativos, suspendendo investimentos e concentrando-se em uma área específica – o core business. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

6 Capítulo 02 – ANÁLISE DO NEGÓCIO Negócios e unidades estratégias de negócio UENs – unidades estratégicas de negócio; Características: 1.concorrentes: 2.preço 3.clientes 4.qualidade/estilo 5.substituição; 6.desinvestimento ou liquidação As UNEs trazem a vantagem de manter o foco claro em um mesmo negócio, sem se dispersar. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

7 Capítulo 02 – ANÁLISE DO NEGÓCIO A importância de definir o negócio Conhecer o conceito de negócio, e refletir sobre ele abertamente na tomada de alguma decisão estratégica, pode depurar sensibilidade e as chances de acerto nas decisões. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

8 Capítulo 02 – ANÁLISE DO NEGÓCIO Dicas para definir o negócio Pense no negócio com olhos da concorrência ampliada e de produtos substitutos; Pense não só no produto, mas nos serviços que esse produto presta ao cliente; Pense não só no produto, mas no uso do produto pelo cliente; Produto como meio para satisfazer o cliente. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide


Carregar ppt "PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google