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Comércio Eletrónico & E-Business. 2 Agenda – 17/06/15 E-commerce ou Comércio Eletrónico Modelos de comércio eletrónico A omnicanalidade A otimização da.

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1 Comércio Eletrónico & E-Business

2 2 Agenda – 17/06/15 E-commerce ou Comércio Eletrónico Modelos de comércio eletrónico A omnicanalidade A otimização da eficácia de um site de venda

3 3 E-Commerce ou Comércio Eletrónico

4 4 E-commerce ou Comércio Eletrónico DEFINIÇÃO Compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem os seus produtos e formas de pagamento online.

5 5 E-commerce ou Comércio Eletrónico DEFINIÇÃO Meio facilitador dos negócios, tornando o processo de venda fácil, seguro, rápido e transparente, reduzindo os custos das empresas que atuam neste segmento e estimulando a competitividade.

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7 7 Modelos de Comércio Eletrónico

8 8 COMÉRCIO ELETRÓNICO Origina novos modelos de negócio Reinventa outros já existentes Leilões on-line Compras em grupo

9 9 Modelos de Comércio Eletrónico Os SUPORTES DIGITAIS Popularizaram e tornaram mais abrangentes negócios confinados geograficamente

10 10 Modelos de Comércio Eletrónico O crescente poder da recomendação (REDES SOCIAIS) Obrigou produtores e retalhistas a tornarem-se mais criativos e transparentes nas suas ofertas

11 11 Modelos de Comércio Eletrónico MODELODESCRIÇÃO BROKER Fazem negócio facilitando transações entre compradores e vendedores. Cobram uma comissão sobre a transação. COMERCIANTE Comerciante virtual – retalhista exclusivamente virtual (Amazon) Venda por catálogo – venda com utilização de catálogo virtual (La Redoute) Click & Mortar – retalhista “tradiciocal” com site de venda on- line (Bertrand) Bit vendor – retalhista que vende apenas produtos digitais (iTunes)

12 12 Modelos de Comércio Eletrónico MODELODESCRIÇÃO FABRICANTE Produtores de bens ou serviços que vendem diretamente aos consumidores finais, sob 3 formas: Venda – Seguros Logo, editoras de livros Aluguer – aluguer de quartos pelo próprio hotel Licenciamento – Microsoft (software) AFILIADO Venda através de sites de captação de tráfego, que cobram um fee pela transação conseguida através desses sites (Wook) POR SUBSCRIÇÃOPagamento periódico pela subscrição de um serviço (Epicur)

13 13 Modelos de Comércio Eletrónico COMÉRCIO ELETRÓNICO Tem possibilitado a internacionalização de empresas portuguesas tornando a sua oferta conhecida em vários mercados

14 14 Modelos de Comércio Eletrónico COMÉRCIO ELETRÓNICO FARFETCH Artigos de luxo Calçado, vestuário, acessórios, joalharia, artigos vintage Funciona como um portal que aloja artigos de boutiques independentes ou de designers de moda Apenas 1 checkout

15 15 FARFETCH

16 16 FARFETCH

17 17 A Omnicanalidade

18 18 A Omnicanalidade OS CONSUMIDORES Tanto procuram informações no mundo virtual e compram no on-line Como observam as características no mundo físico e compram no on-line se o preço for mais vantajoso

19 19 A Omnicanalidade As soluções MOBILE Permitem que o consumidor possa, on-line, dentro da loja, ter acesso a informação

20 20 A Omnicanalidade Novos padrões de consumo E a procura de informação Retalhistas adotam novas estratégias multicanal Ter a mesma informação, oferta de produtos e preços independentem ente do canal utilizado

21 21 A Omnicanalidade O DESAFIO É GRANDE… Ponto de vista concetual O digital ainda é visto como um complemento a que não se dá muita importância Ponto de vista organizativo Necessidade de integração Ponto de vista técnico Especificidades dos ecrãs do mobile

22 22 A otimização da eficácia de um site de venda

23 23 A otimização de eficácia de um site de venda LOJAS VIRTUAIS Custos de espaço e pessoal pouco elevados Taxas de conversão baixas O visitante não tem de despender esforço em procurar uma loja

24 24 A otimização de eficácia de um site de venda REGRAS PARA MELHORAR A EFICÁCIA DE UM SITE DE VENDA 1.Melhorar a qualidade do tráfego em vez da quantidade 2.Fazer um diagnóstico das perdas, entre visita e compra, e acompanhar os KPI * 3.Melhorar a taxa de conversão 4.Acrescer compra média através de up-selling (compra de bens mais caros) 5.Fidelizar a base de clientes * KPI – Key Performance Indicator (Indicador-Chave de Desempenho)

25 25 A otimização de eficácia de um site de venda Desafio das empresas Criar tráfego qualificado

26 26 TRÁFEGO Ligações Comerciais Newsletters e ferramentas de fidelização Passa palavra eletrónico e marketing viral Social media marketing Presença em comparadore s e guias de compra ParceriasAfiliação Referenciame nto natural E-mail marketing E-Publicidade (banners)

27 27 A otimização de eficácia de um site de venda SEM Search Engine Marketing Compra de palavras-chave nos motores de busca SEO Search Engine Optimisation Referenciamento natural de buscas em que o site fica bem situado

28 28 A otimização de eficácia de um site de venda AFILIAÇÃO Consiste em remunerar outros sites, por clique ou em percentagem das vendas, por trazerem visitantes/compradores PARTENARIADO Sites com clientela idêntica

29 29 A otimização de eficácia de um site de venda SOCIAL MEDIA MARKETING Aproveitar as especificidades de blogues e redes sociais Facebook, Instagram, Youtube

30 30 A otimização de eficácia de um site de venda PASSA PALAVRA ELETRÓNICO Potenciar o marketing viral E-NEWSLETTERS Enviadas regularmente aos clientes

31 31 A otimização de eficácia de um site de venda TAXA DE CONVERSÃO Fator crítico do sucesso de um site Não basta ter tráfego É necessário transformar os visitantes em compradores 1º captar visitantes 2º criar visitantes inscritos 3º conseguir compradores

32 32 A otimização de eficácia de um site de venda E-MERCHANDISING Merchandising do site O aspeto do PDV virtual tem um papel determinante na taxa de conversão

33 33 Fatores de otimização Notoriedade do Site Navegação Oferta de produto Processo de encomenda Entrega Apoio ao cliente Devolução

34 34 Fatores de otimização Notoriedade do SiteFacilidade em encontrar o Site Comunicação-alvo; coerência entre canais; Url fácil de reter

35 35 Fatores de otimização NavegaçãoFacilidade em navegar no Site Fácil navegação; funcionalidades adaptadas às necessidades dos utilizadores

36 36 Fatores de otimização Oferta de produto O produto procurado está referenciado em stock Disponibilização de assistência à pesquisa; oferta bem apresentada e que facilite a comparação de produtos; informação completa acerca dos produtos; ajuda na seleção; escolha das referências acompanhadas com precaução

37 37 Fatores de otimização Processo de encomenda É possível efetuar a encomenda de forma simples e segura Conteúdo do cesto de compras explícito; processo de encomenda simples; preço, taxas de despesas de envio apresentadas desde o início do processo de pagamento; alto nível de segurança e confidencialidade; tracking de encomenda

38 38 Fatores de otimização Entrega O produto é entregue a tempo e em bom estado Logística fiável; horários de entrega precisos; escolha da opção de entrega

39 39 Fatores de otimização Apoio ao cliente O apoio ao cliente tem uma boa performance Acessível por telefone e e-mail 24h; operadores competentes para a tomada de decisão

40 40 Fatores de otimização Devolução Em caso de problema, é possível realizar a devolução dos produtos Condições de devolução claras; possibilidade de devolução no PDV, se necessário

41 41 A otimização de eficácia de um site de venda O CONSUMIDOR PODE ACEDER AO SITE DE 2 FORMAS: Pela página de entrada Tem o papel de montra Por outra página

42 42 A otimização de eficácia de um site de venda O SITE Deve ter uma ferramenta de pesquisa para comodidade do consumidor Duplo desafio: Conferir liberdade de pesquisa – facilitando a busca Dirigir – influenciar na compra

43 43 A otimização de eficácia de um site de venda O SITE Enriquecimento da experiência através de: Criatividade Funcionalidades multimédia Vídeo 3D Fotos com alta resolução Possibilidade de ver o produto em situação real Zoom

44 44 Obrigada pela sua atenção!


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