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Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau

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Apresentação em tema: "Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Metodologia de Pesquisa Científica Universidade e Pesquisa O trabalho Científico Importância da disciplina no 3º grau

2 O que é pesquisa?

3 Busca de solução para um problema
Procura de um novo entendimento para uma dada situação Utilização do método e de processos científicos: observação, coleta de dados, questionários, entrevistas, consulta a obras publicadas sobre o tema Ex. Pesquisar o comportamento de uma família para identificar os seus hábitos

4 Tipos de pesquisa Existem diversas classificações para pesquisa científica. Natureza: pura ou aplicada Meios: bibliográfica, descritiva,experimental Outras

5 Dependendo do tipo de problema, aplica-se determinado tipo de pesquisa

6 Método científico (como?)
A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (GIL, 1999,p.26) para que seus objetivos sejam atingidos: os métodos científicos. Método científico é o conjunto de processos ou operações mentais que se deve empregar na investigação. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa.

7 Classificação das pesquisas
- Quanto à natureza: Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

8 Quanto a forma de abordagem (segundo GIL, 1991):
Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc...).

9 Pesquisa Qualitativa:
Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicos no processo de pesquisa qualitativa.

10 Não requer os uso de métodos e técnicas estatísticas
Não requer os uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

11 Quanto aos objetivos Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolvem levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado;

12 Análise de exemplos que estimulem a compreensão
Análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de caso. Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolvem o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento.

13 Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais requer o uso do método experimental e nas ciências sociais requer o uso do método observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Ex-post-facto.

14 Quanto aos procedimentos técnicos
Pesquisa Bibliográfica: quando e laborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.

15 Quanto aos procedimentos técnicos
Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, seleciona-se as variáveis que seriam capazes de influenciá- lo, define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.

16 Quanto aos procedimentos técnicos
Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Pesquisa Ex-Post-Facto: quando o “experimento” se realiza depois dos fatos.

17 Quanto aos procedimentos técnicos
Pesquisa ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

18 IMPORTANTE Toda pesquisa requer um embasamento teórico. Nele é preciso observar a teoria de base que dará sustentação ao trabalho, a revisão bibliográfica e a definição dos termos.

19 Pesquisa na universidade
Está no conceito de Universidade: ensino, pesquisa e extensão Alunos, orientados pelos professores, são envolvidos em projetos de pesquisa Programas de iniciação científica são incentivados pelo MEC nas universidades Necessidade de contribuir para o desenvolvimento da ciência e do próprio ensino

20 Expectativa na Universidade
Projetos de iniciação em que alunos aprendem a fazer uma pesquisa e professores aprofundam seus conhecimentos Pesquisas voltadas para a aplicação de teorias, conceitos e modelos Possibilidade de agregar novas contribuições à ciência

21 Áreas de conhecimento A pesquisa pode ser gerada a partir da observação in loco, obtendo-se, assim, uma pesquisa de caráter descritivo Compara-se a prática com os modelos, teorias e conceitos

22 Como resultado, temos: Estudos de caso Relatórios de visita
Artigos científicos Paper para congresso Trabalhos para apresentação em sala de aula Outros (monografias, produtos, dissertações e teses)

23 Desafio Fazer pesquisas, com o comprometimento de alunos, professores e a direção das instituições de ensino. A pesquisa deve ser tão prioritária quanto o ensino e a extensão. Fonte: Prof. Carlos Rodrigues, Msc

24 “A pesquisa nas universidades não é um mal necessário, não é um bem desnecessário, ela é o germe da evolução, ela é um bem impreterível e profundamente necessário... A pesquisa nem sempre melhora a didática dos professores (qualidade esta que de algum modo pertence à categoria dos talentos naturais), mas sempre melhora o conteúdo desta didática, a sua substância, a essência de sua mensagem. A pesquisa coloca o saber de quem ensina num contexto mais amplo, mais rico, define seu contorno, unifica, acrescenta nuanças, lhe dá versatilidade, relevo, vida, alegria...” (Tsallis, 1985:570)

25 Normalização – técnica
Pesquisa Universidade Normalização – técnica Metodologia de pesquisa científica


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