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Plano de produção ou plano operacional

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Apresentação em tema: "Plano de produção ou plano operacional"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de produção ou plano operacional
Operação de Fabricação Descrever todo o processo de fabricação. Se parte do processo de fabricação ou todo ele tiver que ser subcontratado, o plano deverá descrever os serviços terceirizados, incluindo localização, razões para seleção, custos e qualquer contrato que tenha sido fechado. Se a fabricação for realizada por completo ou em parte pelo empreendedor, ele terá que descrever o lay out da planta física, o maquinário e os equipamentos necessários para desempenhar as operações de produção, a matéria-prima e o nome, endereço e condições dos fornecedores, custos de produção e qualquer necessidade futura de equipamento. Em uma operação de fabricação, a discussão desses itens será importante para qualquer investidor em potencial na hora de avaliar necessidades financeiras.

2 Plano de produção ou plano operacional
Operações que não envolvem fabricação Uma loja, serviço ou algum outro tipo de negócio que não envolva fabricação, essa seção será intitulada plano operacional, e o empreendedor precisará descrever as etapas cronológicas para completar uma transação comercial. Por exemplo, uma loja deve descrever o processo de compra de mercadorias, como a mercadoria vai ser armazenada e apresentada para venda, bem como o sistema de monitoração a ser usado para controle de estoque. Para um serviço, como uma loja pela Internet, o empreendedor precisaria descrever todo o processo de transação, desde o real desenvolvimento do site, como ele funciona, o procedimento para realização de pedidos e os passos finais envolvidos na conclusão da transação.

3 Plano de produção ou plano operacional
Principais perguntas para esta seção 1. Você será responsável por toda a operação de fabricação ou por parte dela? 2. Se parte da fabricação for subcontratada, quem será o terceirizado? (Dê os nomes e endereços.) 3. Por que foram escolhidos esses serviços terceirizados? 4. Quais são os custos da fabricação subcontratada? (Inclua cópias de contratos.) 5. Qual será o lay out do processo de produção? (Ilustre os passos se possível.) 6. Que equipamento será imediatamente necessário para a fabricação? 7. Que matérias-primas serão necessárias para a produção?

4 Plano de produção ou plano operacional
Principais perguntas para esta seção 8. Quem são os fornecedores de novos materiais e quais são os custos apropriados? 9. Quais são os custos de fabricação do produto? 10. Quais são as futuras necessidades de equipamento básico do empreendimento? Se operação de varejo ou serviço: 1. De quem a mercadoria será comprada? 2. Como o sistema de controle de estoque irá operar? 3. Quais são as necessidades de armazenagem do empreendimento e como serão organizadas? 4. Cronologicamente, quais são as etapas envolvidas em uma transação comercial?

5 Plano de Marketing Descreve como os produtos ou serviços serão distribuídos, apreçados e promovidos. Descrever também as evidências da pesquisa de marketing, para sustentar decisões estratégicas críticas de marketing, bem como para prever as vendas. São feitas previsões específicas sobre produtos ou serviços, a fim de projetar a lucratividade do empreendimento

6 Plano de Marketing Os potenciais investidores vêem o plano de marketing como algo fundamental para o sucesso do novo empreendimento. O empreendedor deve se esforçar para preparar um plano o mais abrangente e detalhado possível, de modo que os investidores possam ver com clareza quais são as metas do empreendimento e que estratégias serão implementadas para que essas metas sejam atingidas de maneira eficiente. O planejamento de marketing deve ser uma exigência anual (com cuidadoso monitoramento e modificações feitos semanal ou mensalmente) para o empreendedor e deve ser visto como o mapa da estrada para as tomadas de decisão de curto prazo.

7 Plano Organizacional Descreve a forma de propriedade do empreendimento, isto é, a propriedade, a sociedade ou a corporação. Se o empreendimento for uma sociedade, devem ser incluídos os termos dessa sociedade. Se for uma corporação, é importante detalhar as cotas de ações autorizadas, opções de participação, bem como nomes, endereços e currículos dos diretores e alta administração da corporação. Também é útil fornecer um gráfico da empresa indicando a linha de autoridade e as responsabilidades dos membros da organização.

8 Plano Organizacional Estrutura Organizacional
1. Qual é a forma de propriedade da organização? 2. Se for uma sociedade, quem são os sócios e quais são os termos do contrato? 3. Se for uma corporação, quem são os principais acionistas e quantas ações possuem? 4. Quantas parcelas de ações com e sem poder de voto foram emitidas e de que tipo? 5. Quem são os membros do conselho de administração? (Dê nomes, endereços e currículos.) 6. Quem tem autoridade ou controle sobre assinatura de cheques?

9 Plano Organizacional Estrutura Organizacional
7. Quem são os membros da equipe administrativa e quais são seus históricos? 8. Quais são os papéis e responsabilidades de cada membro da equipe administrativa? 9. Quais são os salários, bônus ou outras formas de pagamento para cada membro da equipe administrativa? Essas informações oferecem ao possível investidor uma compreensão clara de quem controla a organização e como outros membros vão interagir ao desempenhar suas funções administrativas.

10 Avaliação de Risco O empreendedor deve indicar os riscos com os quais o novo empreendimento pode se defrontar. Deve haver uma discussão do que poderia acontecer se esses riscos se tornassem realidade. Deve também discutir a estratégia a ser empregada para impedir, minimizar ou reagir aos riscos, se eles ocorrerem. Grandes riscos para um empreendimento podem ser resultados da reação dos concorrentes, dos pontos fracos da equipe de marketing, produção ou administração, e dos novos avanços na tecnologia que poderiam tornar o novo produto obsoleto. Mesmo que esses fatores não apresentem riscos para o novo empreendimento, o plano de negócio deverá discutir por quê.

11 Plano Financeiro Determina o investimento necessário para o novo empreendimento e indica se o plano de negócio é economicamente possível. O empreendedor deve sintetizar as vendas previstas e as despesas apropriadas por pelo menos três anos, com as projeções do primeiro ano apresentadas mês a mês. Vendas previstas, custo de mercadorias vendidas e as despesas gerais e administrativas. O lucro líquido depois dos impostos pode ser então projetado estimando-se imposto de renda. Deve apresentar também valores do fluxo de caixa por três anos, com as projeções do primeiro ano demonstradas mensalmente. Como as contas têm que ser pagas em diferentes épocas do ano, é importante determinar as demandas de recursos em uma base mensal, especialmente no primeiro ano.

12 Plano Financeiro Lembre-se de que as vendas podem ser irregulares, e os recebimentos de clientes também podem ser esparsos, havendo a necessidade de o empréstimo de capital de curto prazo para pagamentos de despesas fixas, como salários e serviços básicos. Deve ser realizado o balanço patrimonial projetado. Este mostra a condição financeira do negócio em um dado momento. Sintetiza os ativos de uma empresa, seus passivos, o investimento do empreendedor e sócios e lucros retidos (ou per das acumuladas). Suposições consideradas para o balanço patrimonial ou outro item no plano financeiro devem ser listados para benefício do investidor potencial.

13 Apêndice Contém material de consulta que não é necessário no texto do documento. As referências a qualquer documento do apêndice devem ser feitas no próprio plano. Cartas de clientes, distribuidores ou serviços terceirizados são exemplos de informações que devem ser incluídas no apêndice. Qualquer documentação de informações, isto é, dados secundários ou dados primários de pesquisa usados para sustentar as decisões do plano, também deve ser incluída. Contratos ou outros tipos de acordos já iniciados também podem ser incluídos no apêndice. Podem também ser acrescentadas listas de preço de fornecedores e concorrentes.


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