A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante."— Transcrição da apresentação:

1 MAX WEBER E A BUROCRACIA

2 INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante (pai advogado conhecido)  Foi orientado desde cedo para os estudos das Ciências Humanas  Tornou-se professor de economia (1894) na Univ. de Freiburg, transferindo-se mais tarde (1896) p a Univ. Heidelberg.  Trouxe importante contribuição para as ciências sociais (relação entre as idéias e atitudes religiosas e as atividades e a organização econômica. SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

3 INTRODUÇÃO  Nascimento  Alemanha; Família  classe média alta  Atmosfera  intelectualmente estimulante (pai advogado conhecido)  Estudos das Ciências Humanas  Professor de Economia (1894) na Univ. de Freiburg,  Univ. Heidelberg (1896)  Contribuição  ciências sociais SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO (relação entre as idéias e atitudes religiosas e as atividades e a organiz. Econômica)

4 A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO  A influência das idéias e das convicções éticas como fatores determinantes na constituição de uma ordem social e econômica no mundo ocidental.  Através de seus estudos, Weber chegou à conclusão de que o moderno capitalismo não poderia ter surgido sem uma mudança espiritual básica como a ocorrida no final da Idade Média com o surgimento das Religiões Prostestantes.  Weber toma o Protestantismo ascético como um todo, muito embora é o Puritanismo inglês de origem calvinista que fornece a maior fundamentação para as suas idéias.

5 A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO  Idéias + convicções éticas (fatores determinantes)  na ordem social e econômica (constituição)  O moderno capitalismo não poderia ter surgido sem uma mudança espiritual básica  surgimento das Religiões Prostestantes (final da Idade Média)  Puritanismo inglês (origem calvinista)  maior fundamentação para as suas idéias (Protestantismo ascético como um todo)

6 A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO -cont  Ênfase na discussão sobre a riqueza e sua aquisição: tentações e falta de sentido da sua procura)  A riqueza em si constitui sério perigo (tentações e falta de sentido da sua procura)  A verdadeira objeção moral à riqueza (comparada à importância do reino de Deus) refere-se ao descanso sobre a posse ( O gozo da riqueza ócio e sensualidade desistência de uma vida santificada) “[...] na terra, o homem deve [...] trabalhar o dia todo em favor do que lhe é destinado, Não é, pois, o ócio e o prazer, mas apenas a atividade que serve para aumentar a glória de Deus [...]”  A perda de tempo é o primeiro e o principal de todos os pecados... (A vida é curta demais)

7 A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO -cont  Ênfase na discussão sobre a riqueza e sua aquisição:  O trabalho se constitui na própria finalidade da vida contemplação passiva  A contemplação passiva, quando resulta em prejuízo para o trabalho cotidiano, é condenável, pois ela é menos agradável a Deus que a materialização de sua vontade de trabalho.  Pregação em favor de um trabalho físico ou mental mais duro e constante.  O trabalho como instrumento ascético, como preventivo de todas as tentações. falta de vontade de trabalharsintoma da ausência do estado de graça  “A falta de vontade de trabalhar é um sintoma da ausência do estado de graça.”  Todos devem trabalhar mesmo que não o precisem para o seu sustento. Isto porque todos recebem uma vocação que deve ser reconhecida e exercida.

8 A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO -cont  Ênfase na questão da vocação:  Trabalho racional (caráter metódico)  Ascese Vocacional (Critério Moral)  Divisão do trabalho  concepção de Adam Smith (Critério Utilitário)  Lucratividade Individual do empreendimento “Com efeito, quando Deus, em cujas disposições o puritanismo via todos os acontecimentos da vida, aponta, para um de seus eleitos, uma oportunidade de lucro, este deve aproveitá-la com um propósito, e, consequentemente, o cristão autêntico deve atender a esse chamado aproveitando a oportunidade que se lhe apresenta. [...] Deveis trabalhar para serdes ricos para Deus, e, evidentemente, não para a carne ou para o pecado.”

9 A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO -cont  Ênfase na questão da vocação (cont.):  A ênfase do significado ascético de uma vocação fixa propiciou uma justificação ética para a moderna divisão do trabalho.  O Puritanismo se baseava no Ethos da organização racional do capital e do trabalho.

10 A ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA  As organizações desempenham um papel importante na formação da personalidade do homem  O princípio fundamental que rege a vida das organizações é o da eficiência (racionalidade)  Ética Protestante  Para Weber, a burocracia não era um tipo de sistema social, mas sim um tipo de poder de dominação  Tipos de dominação, segundo Weber:  Carismática (personalidade)  Tradicional (rotina cotidiana)  Racional-legal ou Burocrática (legitimidade, normas e regras)


Carregar ppt "MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google