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PublicouValentina Vidal Imperial Alterado mais de 8 anos atrás
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MAX WEBER E A BUROCRACIA
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INTRODUÇÃO Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta. Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante (pai advogado conhecido) Foi orientado desde cedo para os estudos das Ciências Humanas Tornou-se professor de economia (1894) na Univ. de Freiburg, transferindo-se mais tarde (1896) p a Univ. Heidelberg. Trouxe importante contribuição para as ciências sociais (relação entre as idéias e atitudes religiosas e as atividades e a organização econômica. SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
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INTRODUÇÃO Nascimento Alemanha; Família classe média alta Atmosfera intelectualmente estimulante (pai advogado conhecido) Estudos das Ciências Humanas Professor de Economia (1894) na Univ. de Freiburg, Univ. Heidelberg (1896) Contribuição ciências sociais SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO (relação entre as idéias e atitudes religiosas e as atividades e a organiz. Econômica)
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A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO A influência das idéias e das convicções éticas como fatores determinantes na constituição de uma ordem social e econômica no mundo ocidental. Através de seus estudos, Weber chegou à conclusão de que o moderno capitalismo não poderia ter surgido sem uma mudança espiritual básica como a ocorrida no final da Idade Média com o surgimento das Religiões Prostestantes. Weber toma o Protestantismo ascético como um todo, muito embora é o Puritanismo inglês de origem calvinista que fornece a maior fundamentação para as suas idéias.
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A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO Idéias + convicções éticas (fatores determinantes) na ordem social e econômica (constituição) O moderno capitalismo não poderia ter surgido sem uma mudança espiritual básica surgimento das Religiões Prostestantes (final da Idade Média) Puritanismo inglês (origem calvinista) maior fundamentação para as suas idéias (Protestantismo ascético como um todo)
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A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO -cont Ênfase na discussão sobre a riqueza e sua aquisição: tentações e falta de sentido da sua procura) A riqueza em si constitui sério perigo (tentações e falta de sentido da sua procura) A verdadeira objeção moral à riqueza (comparada à importância do reino de Deus) refere-se ao descanso sobre a posse ( O gozo da riqueza ócio e sensualidade desistência de uma vida santificada) “[...] na terra, o homem deve [...] trabalhar o dia todo em favor do que lhe é destinado, Não é, pois, o ócio e o prazer, mas apenas a atividade que serve para aumentar a glória de Deus [...]” A perda de tempo é o primeiro e o principal de todos os pecados... (A vida é curta demais)
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A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO -cont Ênfase na discussão sobre a riqueza e sua aquisição: O trabalho se constitui na própria finalidade da vida contemplação passiva A contemplação passiva, quando resulta em prejuízo para o trabalho cotidiano, é condenável, pois ela é menos agradável a Deus que a materialização de sua vontade de trabalho. Pregação em favor de um trabalho físico ou mental mais duro e constante. O trabalho como instrumento ascético, como preventivo de todas as tentações. falta de vontade de trabalharsintoma da ausência do estado de graça “A falta de vontade de trabalhar é um sintoma da ausência do estado de graça.” Todos devem trabalhar mesmo que não o precisem para o seu sustento. Isto porque todos recebem uma vocação que deve ser reconhecida e exercida.
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A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO -cont Ênfase na questão da vocação: Trabalho racional (caráter metódico) Ascese Vocacional (Critério Moral) Divisão do trabalho concepção de Adam Smith (Critério Utilitário) Lucratividade Individual do empreendimento “Com efeito, quando Deus, em cujas disposições o puritanismo via todos os acontecimentos da vida, aponta, para um de seus eleitos, uma oportunidade de lucro, este deve aproveitá-la com um propósito, e, consequentemente, o cristão autêntico deve atender a esse chamado aproveitando a oportunidade que se lhe apresenta. [...] Deveis trabalhar para serdes ricos para Deus, e, evidentemente, não para a carne ou para o pecado.”
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A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO -cont Ênfase na questão da vocação (cont.): A ênfase do significado ascético de uma vocação fixa propiciou uma justificação ética para a moderna divisão do trabalho. O Puritanismo se baseava no Ethos da organização racional do capital e do trabalho.
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A ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA As organizações desempenham um papel importante na formação da personalidade do homem O princípio fundamental que rege a vida das organizações é o da eficiência (racionalidade) Ética Protestante Para Weber, a burocracia não era um tipo de sistema social, mas sim um tipo de poder de dominação Tipos de dominação, segundo Weber: Carismática (personalidade) Tradicional (rotina cotidiana) Racional-legal ou Burocrática (legitimidade, normas e regras)
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