Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A Natureza e a Importância dos Empreendedores Wellington Roberto Schmidt 9.8.2007
2
WellingtonRobertoSchmidt
Hisrich, R. D. & Peters, M. P. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.pp 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
3
WellingtonRobertoSchmidt
O que é um empreendedor? 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
4
O que é empreendedorismo?
9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
5
O que é uma trajetória empreendedora?
9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
6
WellingtonRobertoSchmidt
Origina-se do francês: significa aquele que está entre ou estar entre (intermediário). 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
7
WellingtonRobertoSchmidt
Histórico: Idade média: participante e pessoa encarregada de projetos de produção em grande escala. Século XVII: pessoa que assumia riscos de lucro (ou prejuízo) em um contrato de valor fixo com o governo : Richard Cantillon – pessoa que assume riscos é diferente da que fornece capital : Jea Baptiste Say – lucros do empreendedor separados dos lucros de capital. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
8
WellingtonRobertoSchmidt
1876: Francis Walker – distinguiu entre os que forneciam fundos e recebiam juros e aqueles que obtinham lucro com habilidades administrativas : Joseph Schumpeter – o empreendedor é um inovador e desenvolve tecnologia que ainda não foi testada : David McClelland – o empreendedor é alguém dinâmico que corre riscos moderados. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
9
WellingtonRobertoSchmidt
1964: Peter Drucker – o empreendedor maximiza oportunidades : Albert Shapero – o empreendedor toma iniciativa, organiza mecanismos sociais e econômicos, e aceita riscos de fracasso : Karl Vésper – o empreendedor é visto de modo diferente por economistas, psicólogos, negociantes e políticos. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
10
WellingtonRobertoSchmidt
1983: Gifford Pinchot – o intra-empreendedor é um empreendedor que atua dentro de uma organização já estabelecida : Robert Hisrich – o empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
11
WellingtonRobertoSchmidt
Empreendedorismo: é o processo de criar algo novo com valor dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
12
WellingtonRobertoSchmidt
Entusiasmo, frustração, ansiedade e trabalho duro – por que ser empreendedor? 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
13
WellingtonRobertoSchmidt
Cada empreendimento é formado através de um processo humano muito pessoal/único, mas que tem algumas características comuns a todos. Como todos os processos, o processo de decisão de empreender implica movimento, de algo para algo – um movimento que parte de um estilo atual de vida para formar uma nova empresa. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
14
WellingtonRobertoSchmidt
Mudança do estilo atual de vida: ambiente de trabalho; ruptura. ↕↕↕↕↕ Formação de nova empresa 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
15
WellingtonRobertoSchmidt
O processo de decisão de empreender envolve mudança do estilo atual de vida, o que não é algo fácil. É necessário muita energia e coragem para mudar e fazer algo novo e diferente. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
16
WellingtonRobertoSchmidt
Dois ambientes de trabalho mostram-se bons para gerar novos negócios: pesquisa e desenvolvimento, e marketing. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
17
WellingtonRobertoSchmidt
Pesquisa e desenvolvimento – enquanto trabalham em tecnologia, os indivíduos desenvolvem novas idéias de produtos ou processos e muitas vezes deixam o cargo para formar suas próprias empresas quando essas novas idéias não são aceitas por seus empregadores. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
18
WellingtonRobertoSchmidt
Marketing – as pessoas que atuam nesta área se familiarizam com o mercado e com os desejos e necessidades não atendidos dos clientes e freqüentemente partem para iniciar novas empresas com esse propósito. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
19
WellingtonRobertoSchmidt
Outro fator importantíssimo que leva indivíduos a criarem novas empresas vem de uma força negativa – a ruptura. Muitas empresas são formadas por pessoas que se aposentaram ou foram demitidas. Não há força maior do que o deslocamento pessoal para potencializar a vontade de agir de uma pessoa. Uma outra causa de ruptura que pode resultar na formação de empresas é alguém terminar um grau de educação – um estudante que não é promovido ao terminar sua faculdade fica desiludido com a empresa que trabalha e demite-se para abrir uma nova empresa. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
20
WellingtonRobertoSchmidt
O desejo de formação de um novo empreendimento será maior numa cultura que valoriza um indivíduo que cria com sucesso um novo negócio que dará origem a mais empreendimentos, do que numa cultura que não dá valor a isso. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
21
WellingtonRobertoSchmidt
Estudos de empresas em uma série de setores por todo o mundo indicam que: 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
22
WellingtonRobertoSchmidt
(1) Uma alta porcentagem de fundadores de empresas tinham pais e/ou mães que valorizavam a independência. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
23
WellingtonRobertoSchmidt
(2) A “facilidade” em formar novas empresas incentiva os empreendedores a agir. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
24
Há três tipos de começo para empresas:
9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
25
WellingtonRobertoSchmidt
(1) Empresa “estilo de vida” – é particular e geralmente só atinge um crescimento modesto devido à natureza do negócio, aos objetivos do empreendedor e à limitação de investimentos (especialmente em pesquisa e desenvolvimento). Existe primordialmente para sustentar seus proprietários. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
26
WellingtonRobertoSchmidt
(2) Empresa “de fundação” – é criada a partir de P& D (Pesquisa e Desenvolvimento) e coloca as bases para uma nova área de negócios. Normalmente não abre seu capital. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
27
WellingtonRobertoSchmidt
(3) Empresa “de alto potencial” – crescimento muito rápido. Recebe o maior interesse de investimento e maior publicidade. Integram o desenvolvimento econômico de uma área. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
28
WellingtonRobertoSchmidt
O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico envolve mais do que apenas o aumento de produção e renda per capita. Envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do negócio e da sociedade. Tal mudança é acompanhada pelo crescimento e por maior produção, o que permite que mais riqueza seja dividida pelos vários participantes. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
29
WellingtonRobertoSchmidt
O que facilita a mudança e o desenvolvimento necessários? Investimento e inovação! 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
30
WellingtonRobertoSchmidt
Intraempreendedorismo – empreendedorismo dentro de uma estrutura empresarial existente. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
31
WellingtonRobertoSchmidt
A necessidade de novos produtos e o espírito intra-empreendedor tornaram-se tão grandes que cada vez mais empresas estão desenvolvendo um ambiente intra-empreendedor. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
32
WellingtonRobertoSchmidt
As principais características dos empreendedores são a necessidade de realização, necessidade de assumir controle sobre suas ações, capacidade de correr riscos e identidade própria. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
33
Tipos de habilidades necessárias em empreendedorismo:
9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
34
WellingtonRobertoSchmidt
(1) Habilidades técnicas – redação, expressão oral, monitoramento do ambiente, administração comercial técnica, tecnologia, interpessoal, capacidade de ouvir, capacidade de organizar, construção de rede de relacionamentos, estilo administrativo, treinamento, capacidade de trabalho em equipe. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
35
WellingtonRobertoSchmidt
(2) Habilidades administrativas – planejamento e estabelecimento de metas, capacidade de tomar decisões, relações humanas, marketing, finanças, contabilidade, administração, controle, negociação, lançamento de empreendimento, administração do crescimento. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
36
WellingtonRobertoSchmidt
(3) Habilidades empreendedoras pessoais – controle interno e de disciplina, capacidade de correr riscos, inovação, orientação para mudanças, persistência, liderança visionária, habilidade para administrar mudanças. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
37
O futuro do empreendedorismo:
9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
38
WellingtonRobertoSchmidt
Aspectos comuns às várias definições de empreendedorismo: riscos, criatividade, independência e recompensa. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
39
WellingtonRobertoSchmidt
O futuro do empreendedorismo parece brilhante. Estamos vivendo na era do empreendedor, com o empreendedorismo sendo endossado por instituições educacionais, unidades governamentais, sociedade e corporações. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
40
A educação empreendedora nunca foi tão importante.
9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
41
WellingtonRobertoSchmidt
O apoio da sociedade ao empreendedorismo é essencial para propiciar motivação e sustentação pública. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
42
WellingtonRobertoSchmidt
Nunca antes os empreendedores foram tão reverenciados pela população em geral. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.