A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WellingtonRobertoSchmidt

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WellingtonRobertoSchmidt"— Transcrição da apresentação:

1 A Natureza e a Importância dos Empreendedores Wellington Roberto Schmidt 9.8.2007

2 WellingtonRobertoSchmidt
Hisrich, R. D. & Peters, M. P. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.pp 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

3 WellingtonRobertoSchmidt
O que é um empreendedor? 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

4 O que é empreendedorismo?
9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

5 O que é uma trajetória empreendedora?
9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

6 WellingtonRobertoSchmidt
Origina-se do francês: significa aquele que está entre ou estar entre (intermediário). 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

7 WellingtonRobertoSchmidt
Histórico: Idade média: participante e pessoa encarregada de projetos de produção em grande escala. Século XVII: pessoa que assumia riscos de lucro (ou prejuízo) em um contrato de valor fixo com o governo : Richard Cantillon – pessoa que assume riscos é diferente da que fornece capital : Jea Baptiste Say – lucros do empreendedor separados dos lucros de capital. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

8 WellingtonRobertoSchmidt
1876: Francis Walker – distinguiu entre os que forneciam fundos e recebiam juros e aqueles que obtinham lucro com habilidades administrativas : Joseph Schumpeter – o empreendedor é um inovador e desenvolve tecnologia que ainda não foi testada : David McClelland – o empreendedor é alguém dinâmico que corre riscos moderados. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

9 WellingtonRobertoSchmidt
1964: Peter Drucker – o empreendedor maximiza oportunidades : Albert Shapero – o empreendedor toma iniciativa, organiza mecanismos sociais e econômicos, e aceita riscos de fracasso : Karl Vésper – o empreendedor é visto de modo diferente por economistas, psicólogos, negociantes e políticos. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

10 WellingtonRobertoSchmidt
1983: Gifford Pinchot – o intra-empreendedor é um empreendedor que atua dentro de uma organização já estabelecida : Robert Hisrich – o empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

11 WellingtonRobertoSchmidt
Empreendedorismo: é o processo de criar algo novo com valor dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

12 WellingtonRobertoSchmidt
Entusiasmo, frustração, ansiedade e trabalho duro – por que ser empreendedor? 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

13 WellingtonRobertoSchmidt
Cada empreendimento é formado através de um processo humano muito pessoal/único, mas que tem algumas características comuns a todos. Como todos os processos, o processo de decisão de empreender implica movimento, de algo para algo – um movimento que parte de um estilo atual de vida para formar uma nova empresa. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

14 WellingtonRobertoSchmidt
Mudança do estilo atual de vida: ambiente de trabalho; ruptura. ↕↕↕↕↕ Formação de nova empresa 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

15 WellingtonRobertoSchmidt
O processo de decisão de empreender envolve mudança do estilo atual de vida, o que não é algo fácil. É necessário muita energia e coragem para mudar e fazer algo novo e diferente. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

16 WellingtonRobertoSchmidt
Dois ambientes de trabalho mostram-se bons para gerar novos negócios: pesquisa e desenvolvimento, e marketing. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

17 WellingtonRobertoSchmidt
Pesquisa e desenvolvimento – enquanto trabalham em tecnologia, os indivíduos desenvolvem novas idéias de produtos ou processos e muitas vezes deixam o cargo para formar suas próprias empresas quando essas novas idéias não são aceitas por seus empregadores. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

18 WellingtonRobertoSchmidt
Marketing – as pessoas que atuam nesta área se familiarizam com o mercado e com os desejos e necessidades não atendidos dos clientes e freqüentemente partem para iniciar novas empresas com esse propósito. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

19 WellingtonRobertoSchmidt
Outro fator importantíssimo que leva indivíduos a criarem novas empresas vem de uma força negativa – a ruptura. Muitas empresas são formadas por pessoas que se aposentaram ou foram demitidas. Não há força maior do que o deslocamento pessoal para potencializar a vontade de agir de uma pessoa. Uma outra causa de ruptura que pode resultar na formação de empresas é alguém terminar um grau de educação – um estudante que não é promovido ao terminar sua faculdade fica desiludido com a empresa que trabalha e demite-se para abrir uma nova empresa. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

20 WellingtonRobertoSchmidt
O desejo de formação de um novo empreendimento será maior numa cultura que valoriza um indivíduo que cria com sucesso um novo negócio que dará origem a mais empreendimentos, do que numa cultura que não dá valor a isso. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

21 WellingtonRobertoSchmidt
Estudos de empresas em uma série de setores por todo o mundo indicam que: 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

22 WellingtonRobertoSchmidt
(1) Uma alta porcentagem de fundadores de empresas tinham pais e/ou mães que valorizavam a independência. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

23 WellingtonRobertoSchmidt
(2) A “facilidade” em formar novas empresas incentiva os empreendedores a agir. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

24 Há três tipos de começo para empresas:
9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

25 WellingtonRobertoSchmidt
(1) Empresa “estilo de vida” – é particular e geralmente só atinge um crescimento modesto devido à natureza do negócio, aos objetivos do empreendedor e à limitação de investimentos (especialmente em pesquisa e desenvolvimento). Existe primordialmente para sustentar seus proprietários. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

26 WellingtonRobertoSchmidt
(2) Empresa “de fundação” – é criada a partir de P& D (Pesquisa e Desenvolvimento) e coloca as bases para uma nova área de negócios. Normalmente não abre seu capital. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

27 WellingtonRobertoSchmidt
(3) Empresa “de alto potencial” – crescimento muito rápido. Recebe o maior interesse de investimento e maior publicidade. Integram o desenvolvimento econômico de uma área. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

28 WellingtonRobertoSchmidt
O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico envolve mais do que apenas o aumento de produção e renda per capita. Envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do negócio e da sociedade. Tal mudança é acompanhada pelo crescimento e por maior produção, o que permite que mais riqueza seja dividida pelos vários participantes. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

29 WellingtonRobertoSchmidt
O que facilita a mudança e o desenvolvimento necessários? Investimento e inovação! 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

30 WellingtonRobertoSchmidt
Intraempreendedorismo – empreendedorismo dentro de uma estrutura empresarial existente. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

31 WellingtonRobertoSchmidt
A necessidade de novos produtos e o espírito intra-empreendedor tornaram-se tão grandes que cada vez mais empresas estão desenvolvendo um ambiente intra-empreendedor. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

32 WellingtonRobertoSchmidt
As principais características dos empreendedores são a necessidade de realização, necessidade de assumir controle sobre suas ações, capacidade de correr riscos e identidade própria. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

33 Tipos de habilidades necessárias em empreendedorismo:
9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

34 WellingtonRobertoSchmidt
(1) Habilidades técnicas – redação, expressão oral, monitoramento do ambiente, administração comercial técnica, tecnologia, interpessoal, capacidade de ouvir, capacidade de organizar, construção de rede de relacionamentos, estilo administrativo, treinamento, capacidade de trabalho em equipe. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

35 WellingtonRobertoSchmidt
(2) Habilidades administrativas – planejamento e estabelecimento de metas, capacidade de tomar decisões, relações humanas, marketing, finanças, contabilidade, administração, controle, negociação, lançamento de empreendimento, administração do crescimento. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

36 WellingtonRobertoSchmidt
(3) Habilidades empreendedoras pessoais – controle interno e de disciplina, capacidade de correr riscos, inovação, orientação para mudanças, persistência, liderança visionária, habilidade para administrar mudanças. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

37 O futuro do empreendedorismo:
9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

38 WellingtonRobertoSchmidt
Aspectos comuns às várias definições de empreendedorismo: riscos, criatividade, independência e recompensa. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

39 WellingtonRobertoSchmidt
O futuro do empreendedorismo parece brilhante. Estamos vivendo na era do empreendedor, com o empreendedorismo sendo endossado por instituições educacionais, unidades governamentais, sociedade e corporações. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

40 A educação empreendedora nunca foi tão importante.
9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

41 WellingtonRobertoSchmidt
O apoio da sociedade ao empreendedorismo é essencial para propiciar motivação e sustentação pública. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt

42 WellingtonRobertoSchmidt
Nunca antes os empreendedores foram tão reverenciados pela população em geral. 9.8.7 WellingtonRobertoSchmidt


Carregar ppt "WellingtonRobertoSchmidt"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google