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Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.

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1 Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini

2 De onde surgem as oportunidade Todas as ideias sugerem de duas fontes: A criatividade do empreendedor O mercado, no sentido geral, o ambiente geral da sociedade.

3 De onde surgem as oportunidade E os negócios Novos negócios com base em novos conceitos- Startup. Novo negócio com base em conceito existente

4 Curiosidade Startup- Fonte Revista Exame- http://exame.abril.com.br/pme/noticias/o-que-e-uma-startup Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. - Ser escalável é a chave de uma startup: significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem mais lentamente. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando cada vez mais riqueza.

5 Curiosidade Startup- Fonte Revista Exame- http://exame.abril.com.br/pme/noticias/o-que-e-uma-startup Startups são somente empresas de internet? Não necessariamente. Elas só são mais frequentes na Internet porque é bem mais barato criar uma empresa de software do que uma de agronegócio ou biotecnologia, por exemplo, e a web torna a expansão do negócio bem mais fácil, rápida e barata - além da venda ser repetível. Mesmo assim, um grupo de pesquisadores com uma patente inovadora pode também ser uma startup - desde que ela comprove um negócio repetível e escalável.

6 Por que ensinar Empreendedorismo Alta Taxa de Mortalidade Infantil das empresas As empresas precisam de profissionais que tenham visão global do processo Até para aqueles que serão empregados exige-se um alto grau de empreendedorismo

7 Por que ensinar Empreendedorismo As relações universidades/empresas ainda são distantes e incipientes no Brasil Não existe a percepção da importância das PME como agente de desenvolvimento econômico. Cidadania e Ética

8 E o ramo do negócio O conhecimento no setor de atuação é fundamental para o sucesso do negócio. Conhecer bem uma área de negócio não é tarefa simples: demora de seis meses a dois anos.

9 Divulgação da Ideia A ideia deve ser discutida, criticada, avaliada, tem muitos empreendedores que fazem segredo das suas ideias. Caso a ideia esteja apoiada em inovação tecnológica, o registro de marcas e patentes é fundamental para proteção dos direitos Se a ideia for frágil e atraente o empreendedor pode se preparar, porque certamente irão copiá- lo. Um simples segredo não é barreira suficiente.

10 Não basta ter o melhor produto O foco deve ser o negócio como um todo, e não a ideia ou produto.A verdade é que ideias são inerentes e, para fins práticos, sem valor. Cuidado com o sentimento de posse com relação a ideia e ao produto.

11 Intuição relacionada com experiência Intuição é um subproduto direto do treinamento e da experiência que foram estocados como conhecimento

12 Diferença entre ideia e oportunidade Atrás de uma oportunidade sempre existe uma ideia, mas apenas com um estudo de viabilidade, que pode ser feito por meio do Plano de Negócios, indicará seu potencial de transformar-se em bom negócio.

13 Fonte de ideias Negócios Existentes Patentes e Franquias Licença de produtos Feiras e Exposições Pesquisa Observação de mercado, tendências

14 Fatores de sucesso Conhecer o ramo que está empreendendo Experiência (produtos, mercados, vida) Boa formação Espiríto Jovem

15 O mentor Todo empreendedor precisa de um mentor, para atuar como conselheiro e auxiliar na validação do Plano de Negócios.

16 Entrevistas com empresários Entrevistar empresários é sempre algo bastante positivo e esclarecedor para futuros empreeendedores. Olhar p. 81- O segredo de Luísa

17 Plano de Negócios È uma forma de pensar sobre o futuro de um negócio Descreve minuciosamente o négocio, e todas as oportunidades È mais um processo do que um produto, sempre deve ser atualizado. O plano de négocio é a descrição da empresa, e não ela em si.

18 Plano de Negócios Para quem é o PN Norte do empreendedor Sócios Sócios ou investidores em potencial Parceiros em potencial

19 Pesquisa de mercado Antes de criar a empresa, é preciso fazer algumas perguntas sobre a atividade que resolveu escolher.

20 Pesquisa de mercado Teste o conceito- o conceito do produto perante os clientes Teste a utilidade dos produtos Teste o mercado- O território, a clientela e a concorrência.

21 Pesquisa de mercado Vamos Pesquisar??? Atividade; Biblioteca.


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