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Planejamento Turístico
Características Tipos Níveis
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Definição “o processo de ordenar ações do homem sobre o território e visando direcionar a construção de equipamentos e facilidades de forma adequada evitando, dessa forma, os efeitos negativos sobre os recursos, que os destróem ou reduzem sua atratividade” (Ruschmann, 1997)
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Tipologia Planejamento Preventivo Planejamento Corretivo
Planejamento Misto
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Níveis do Planejamento
Geográfico Temporal Setorial
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Interrelação entre os níveis
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Níveis do Planejamento
Geográfico Planejamento local Planejamento regional Planejamento nacional Planejamento internacional
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Níveis do Planejamento
Temporal Curto prazo Fase inicial da implantação dos equipamentos e no desenvolvimento de atividades em núcleos receptores. (um ano) Médio Prazo Tem por objetivo implantar as ações propostas a longo prazo, relacionadas aos equipamentos e infra-estrutura (5 anos) Longo prazo Conclusão das atividades de construção de uma identidade mercadológica, e estende-se até o final da capacidade potencial de um empreendimento ou ação
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Níveis do Planejamento
Setorial Público Ministério do Turismo Secretarias de Estado Municípios Privado Costa do Sauipe Publico-Privado Consórcios
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Planejamento no Brasil
Política Nacional de Turismo Prazo: Metas: número de ingressos de turistas estrangeiros de 1,8 milhões para 3,8 milhões ingresso de divisas estrangeiras de US$ 1,95 bilhão para US$ 4,0 bilhões empregos gerados na economia passar de 9% da população economicamente atividade empregada no setor para 10,6%
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Plano Nacional de Turismo 2003-2007
4. Estruturação do Plano Nacional do Turismo O Plano Nacional do Turismo é o instrumento de planejamento do Ministério do Turismo que tem como finalidade explicitar o pensamento do governo e do setor produtivo e orientar as ações necessárias para consolidar o desenvolvimento do setor do Turismo. Este documento está sendo elaborado de forma participativa dentro de um processo permanente de discussão e atualização, de acordo com as necessidades inerentes à dinâmica do setor. Iniciamos o processo de construção do Plano com duas reuniões coordenadas pelo Ministro do Turismo, onde explicitamos nossas idéias iniciais e solicitamos o envio das sugestões e apontamento dos principais problemas, buscando obter um amplo espectro de opiniões sobre as dificuldades do turismo no Brasil e as alternativas de solução destes problemas. Esta ação inicial resultou num enorme volume de contribuições que foram sistematizadas e agrupadas em eixos temáticos de interesse, sobre os quais assentamos inicialmente o Plano Nacional do Turismo.
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Metas Criar condições para gerar novos empregos no turismo Aumentar para 9 milhões o número de turistas estrangeiros no Brasil Gerar 8 bilhões de dólares em divisas Aumentar para 60 milhões a chegada de passageiros nos vôos domésticos Ampliar a oferta turística brasileira, desenvolvendo no mínimo três produtos de qualidade em cada Estado da Federação e Distrito Federal
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Fórum dos Secretários Estaduais Ministério do Turismo
Conselho Nacional do Turismo Elabora Políticas Programas Ações Parcerias Disponibiliza Recursos da informação Recursos de capital Recursos de gestão e orientações estratégicas MONITORA FÓRUNS ESTADUAIS DE TURISMO AÇÕES Otimiza e ordena as demandas Propõe soluções dos problemas Prioriza as ações emanadas da política Apoio a atuação dos extensionistas REGIÕES/ROTEIROS INTEGRADOS E MUNICÍPIOS
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Plano Nacional de Turismo 2007-2010
Uma viagem a inclusão
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Planejamento no Brasil
Planos Regionais PRODETUR – Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste PROECOTUR – Programa de Desenvolvimento do Turismo na Região Norte Planejamento nos Estados
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PRODETUR
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Pólos de Turismo na Bahia
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Circuitos em Minas Gerais
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Roteiros e Circuitos em São Paulo
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Roteiros e Circuitos em São Paulo
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Planejamento no Brasil
Local Programa Nacional de Municipalização do Turismo
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Bibliografia ACERENZA, M.ª 1989 Administración del Turismo. México. Trillas. RUSCHMANN, D Turismo e Planejamento Sustentável. Campinas. Papirus. BENI, M Análise Estrutural do Turismo. São Paulo. SENAC. HALL, M Planejamento Turístico: Políticas, Processos e Relacionamentos. São Paulo. Contexto. LAGE, B & MILONE, P. Turismo: Teoria e Prática. São Paulo. Atlas. THEOBALD, W Turismo global. São Paulo. SENAC
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