Carlos Alberto Ávila Araújo

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Apresentação em tema: "Carlos Alberto Ávila Araújo"— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Alberto Ávila Araújo
Práticas informacionais: novo conceito para o estudo de usuários da informação Carlos Alberto Ávila Araújo

2 1. Origens da abordagem Vigência do paradigma social na CI
Perspectiva pragmática Informação como fenômeno intersubjetivo Eventos ISIC – Information Seeking in Context Contraponto aos estudos de “uso” e ao conceito de “comportamento informacional” Abordagens pertinentes: Etnometodologia e Interacionismo Conceitos relevantes: cultura, imaginação, sociabilidade, conhecimento

3 Instrumentos para potencializar esse processo Sujeito Sujeito
Transferência Documento Documento Informação = o “conteúdo objetivo” do documento que é transferido Transferência física ou construção de novos documentos/representantes Uso de tecnologias/técnicas de processamento

4 Informação = aquilo que altera a estrutura de conhecimento
Dado = Documento Instrumentos e sistemas voltados para duplicar o processo cognitivo de busca da informação Informação = aquilo que altera a estrutura de conhecimento Resultado do efeito do dado na mente do sujeito

5 Ato de IN-FORMAR: produzir registros materiais do conhecimento
Acervo social do conhecimento Instituições e sistemas que atuam nesse processo Ser humano agente Desenvolve a todo momento ações pedagógicas, administrativas, jurídicas, culturais, sociais, etc Ato de SE IN-FORMAR: utilizar/se apropriar dos registros materiais do conhecimento

6 2. A abordagem “tradicional”
Primórdios: frequência de uso de revistas – Gross e Gross, 1927; Allen, 1929, Hooker, 1935 Os estudos de Chicago EU como instrumentos de diagnóstico em instituições de informação – feedback, sistema – taxas de uso Royal Society Scientific Information Conference, 1948 – Bernal (como cientistas buscam e obtém infs; que liam, motivos da leitura, uso) e Urquhart (distribuição e uso da ICT) Modelo das ciências naturais Objeto de estudo: o que é “observável” Modo de analisar: medir Objetivo: produzir leis

7 Modelo básico Usuário Comportamento SI (Atributos) Perfil Busca
Completude Sexo Uso Exatidão Idade Avaliação Facilidade Escolaridade Frequência Tempo Profissão Idioma Barreiras

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9 3. Virada conceitual: a abordagem cognitiva
Objeto de estudo: não só que é “observável”, ver a cognição Modo de analisar: processo (linha do tempo) Conceito de comportamento informacional K (S) + Δ I = K (S + ΔS) Maneira de reconhecer a lacuna é mais importante do que características sociodemográficas

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13 Sense making de Brenda Dervin

14 Modelo ISP de Kuhlthau

15 Modelo de níveis das necessidades de informação de Taylor
Visceral (vaga sensação inexprimível) Consciente (concreta, pode-se descrever a área de indecisão; ambiguidade) Formalizado (descrição racional da necessidade; expressa por tópico) Adaptado (interação com fontes ou sistemas) A satisfação pode se dar em mais de um nível

16 Modelo de uso da informação de Ellis
Iniciar (identificar as fontes para selecionar) Encadear (fontes iniciais indicam outras) Vasculhar (busca em áreas de interesse) Diferenciação (filtrar e selecionar fontes) Monitorar (manter-se a par de uma área) Extrair (verificar sistematicamente algumas fontes) Verificar (checagem) Finalizar (voltar às fontes consultadas)

17 Modelo integrativo de Choo

18 Modelo integrativo de Choo

19 4. Nova virada: Práticas informacionais
Contexto geral de mudança na CI: paradigma social (Capurro), sociological turn (Cronin), regimes de informação (Frohmann), análise de domínio (Hjorland) Impacto nos estudos de usuários: conceito de prática informacional (Savolainen, Talja, Tuominen), abordagem fenomenológica (Wilson), modelo social (Chatman), modelo multifacetado (Pettigrew), cultura informacional / produsage

20 Fundamentos conceituais
Conceito de realidade da fenomenologia – Berger e Luckmann Conceito de “prática” – Garfinkel Princípios do interacionismo simbólico – Blumer Descrição densa – Geertz Cognição – Piaget Cultura – Thompson e Hall

21 4.1. Talja: redefinindo “informação” e “usuário”
Crítica ao modelo cognitivo: desconsidera aspectos sociais dos processos informacionais (dos usuários e dos SIs) Necessidades e acesso são socialmente condicionados Linguagem privada não existe (Wittgenstein) – mundo e objetos são definidos em práticas sociais Estudo de como a linguagem “enquadra” a informação – Bakhtin, Williams

22 Informação – o que as pessoas fazem com a linguagem e o que a linguagem faz com as pessoas
O usuário assume diferentes identidades e posições de sujeito – variam conforme o contexto Indivíduo não pode livremente construir os termos de sua identidade e interpretações Usuários como “expert culturais”, mesmo quando não reflete sobre sua posição de sujeito Não system-centered nem user-centered mas knowledge formation-centered

23 4.2. Tuominen e Savolainen: Abordagem construcionista
Papel da informação na vida cotidiana Pesquisa foca no coletivo e não no individual e subjetivo Negociação processual dos sentidos, conhecimento anti-realístico (Gergen) “cogito ergo sum” x “communicamus ergo sum” Contra Shannon e Weaver, transmissão de uma informação objetiva, que tem significado constante

24 Também contra modelo cognitivo, assume que estruturas conceituais e categorias estão localizados na mente das pessoas, toda informação é “filtrada” através desses modelos (mente é como um computador) Ponto de vista construcionista: linguagem não dá indicações transparentes de um mundo interior Wittgenstein: palavras obtêm seu significado em seu contexto social Estudo do uso da informação como uma ação discursiva

25 Modelo ELIS (Everyday Life Information Seeking) de Savolainen

26 Modelo bidimensional de práticas informacionais de McKenzie

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28 Alguns exemplos de estudos
Necessidades de informação das profissionais do sexo – Ronaldo Silva Comportamento informacional de presidiários – Marcos Silva Ouvintes de rádio – Marina Torres Compartilhamento de informação de bailarinos – Graziela Andrade Leitores de histórias em quadrinhos - Ramos

29 Nova realidade a respeito dos usuários de informação


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