A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo."— Transcrição da apresentação:

1 Economia 2009 Prof. Fabiana

2 Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e serviços. Seu estudo pode ser dividido em dois grandes campos: a microeconomia – teoria dos preços e a macroeconomia.

3 Objeto da Ciência Lei da escassez. Bem – tudo aquilo capaz de atender uma necessidade humana. Necessidade humana – manifestação de desejo que envolva escolha de um bem econômico capaz de contribuir para a sobrevivência ou para a realização social do indivíduo.

4 Problemas Econômicos O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir? “Não se pode ter sempre o que se quer”.

5 Princípio 1 Quando tomam decisões, as pessoas enfrentam tradeoffs. Exemplo 1 Como decidir o que fazer entre 12 e 13 horas da tarde: estudar ou descansar? Exemplo 2 Alto nível de renda versus poluição: leis para reduzir a poluição aumentam os custos de produção, o que pode reduzir os lucros das firmas, os salários e aumentar os preços. Exemplo 3 Defesa nacional versus bens privados: quanto mais gastamos em armas menos gastamos em investimento para o bem estar da população.

6 Princípio 2 O custo de um bem é o que você abre mão para obtê-lo. Implicação do princípio 1: há custos e benefícios em decisões alternativas. Quando tomam decisões, as pessoas incorrem em custos de oportunidade. O custo de oportunidade de um bem é o que você abre mão para obter aquele bem.

7 Exemplo Entrar na faculdade. Benefícios: melhores oportunidades de emprego no futuro; Custos: salário que se deixa de ganhar em um possível emprego no presente.

8 Princípio 3 Pessoas racionais decidem "na margem"

9 Princípio 4 As pessoas decidem respondendo a incentivos Exemplo 1 Quando o preço da maçã sobe, as pessoas decidem comer mais peras, porque o custo de comprar uma maçã é mais alto: plantadores de maçã contratam mais trabalhadores para colher mais maçãs, já que o benefício de vender uma maçã é também mais alto

10 Princípio 5 A troca pode deixar todos em melhor situação

11 Princípio 6 O uso de mercados é, em geral mas nem sempre, uma boa maneira de coordenar as trocas entre as pessoas. Poder de mercado: a capacidade de uma pessoa ou firma influenciar os preços de mercado: concorrência imperfeita: se o governo regular o preço cobrado por um monopolista, a eficiência aumenta

12 Princípio 7 Quando o mercado falha, a interferência do governo pode melhorar a troca entre as pessoas

13 Princípio 8 O padrão de vida de um país depende da sua capacidade de produzir bens O que explica a riqueza das nações? Resposta: produtividade (i.e. a quantidade de bens produzidos por hora por uma pessoa): a taxa de crescimento da produtividade de uma economia determina, em última análise, a taxa de crescimento de sua renda média.

14 Exemplo 1 Para aumentar o padrão de vida, a política deve levar em conta fatores que aumentam a produtividade das pessoas, i.e. educação, melhores instrumentos de trabalho, tecnologia

15 Princípio 9 Os preços sobem quando o governo imprime mais dinheiro do que o necessário Quando os preços sobem ao mesmo tempo (inflação), há custos para as pessoas e firmas Alta e persistente inflação está associada, em última análise, ao crescimento da quantidade de moeda

16 Princípio 10 Há um tradeoff de curto prazo entre inflação e desemprego Exemplo Se o governo reduzir a quantidade de dinheiro as pessoas ficam com menos para gastar: como os preços não se reduzem de imediato, as firmas vendem menos: as firmas desempregam trabalhadores temporariamente (desemprego): no curto prazo há desemprego e alguns preços ainda estão altos mas, no longo prazo, os preços caem o desemprego se reduz


Carregar ppt "Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google